Integração de abordagens pragmáticas e dedutivas no ensino de limites

conceito e teorema em ação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2024v26i3p534-552

Palavras-chave:

Limites, Teoremas e conceito em ação, Praxeologias pragmáticas e dedutivas

Resumo

Este estudo investiga a construção do conceito de limite de função, um desafio central no ensino de cálculo e análise. Utilizando duas pesquisas empíricas, uma finalizada, com base na teoria dos campos conceituais, e outra em andamento, fundamentada na teoria antropológica do didático, desenvolvemos tarefas que visam integrar modelos epistemológicos pragmáticos e dedutivos. Os resultados preliminares sugerem que essa integração pode minimizar as dificuldades de compreensão dos alunos e reduzir a fragmentação do conhecimento científico na área. Concluímos que a aplicação dessas abordagens teóricas proporciona uma visão mais coesa e eficaz no ensino de limites de função.

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Biografia do Autor

Anderson Souza Neves, Secretaria de Educação do Estado da Bahia

Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências

Sonia Maria Monteiro da Silva Burigato, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação Matemática

Luiz Márcio Santos Farias, Universidade Federal da Bahia

Doutor em Didática das Ciências

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Publicado

2024-11-03

Como Citar

NEVES, A. S.; BURIGATO, S. M. M. da S. .; FARIAS, L. M. S. Integração de abordagens pragmáticas e dedutivas no ensino de limites: conceito e teorema em ação. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 26, n. 3, p. 534–552, 2024. DOI: 10.23925/1983-3156.2024v26i3p534-552. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/66715. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Modelo epistemológico de referência (MER) para o ensino de cálculo