Uma proposta de modelo epistemológico de referência para o estudo de limites dialogado via mecanismos de atenção

propuesta de modelo de referencia epistemológico para el estudio de los límites a través del diálogo a través de mecanismos de atención

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2024v26i3p175-200

Palavras-chave:

Limite de uma função, Mecanismos atencionais, Modelo epistemológico de referência

Resumo

Neste ensaio teórico, apresenta-se propostas de tarefas e análises praxeológicas em um Modelo Epistemológico de Referência (MER) para o ensino do Cálculo Diferencial e Integral ressignificando a difusão da noção de limite de uma função pela definição. O referido MER tem como pressuposto epistemológico e metodológico a Teoria Antropológica do Didático de Yves Chevallard e as ideias de processamentos atencionais top-down e bottom-up. A produção de dados desse estudo ocorre via análise praxeológica a partir de tarefas extraídas de livros didáticos e análise a priori do MER construído. Como principal resultado, observou-se, por meio da análise inicial das tarefas que compuseram o MER, que os conhecimentos tácitos necessários para a resolução das tarefas podem ser evocados por sua estrutura, enquanto, no processamento bottom-up, o uso de recursos imagéticos auxilia na focalização da atenção para aspectos conceituais importantes presentes nas tarefas propostas.

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Biografia do Autor

Vinicius Souza Bittencourt, UFOB

Doutorado em Matemática

Edmo Fernandes Carvalho, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutorando no Programa de Ensino, Filosofia e História das Ciências - UFBA/UEFS. Professor Substituto na Universidade Estadual de Feira de Santana, área de Educação Matemática.

Laerte da Silva Fonseca, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe

Doutorado em Educação Matemática

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Publicado

2024-11-03

Como Citar

SOUZA BITTENCOURT, V.; CARVALHO, E. F.; FONSECA, L. da S. Uma proposta de modelo epistemológico de referência para o estudo de limites dialogado via mecanismos de atenção: propuesta de modelo de referencia epistemológico para el estudio de los límites a través del diálogo a través de mecanismos de atención. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 26, n. 3, p. 175–200, 2024. DOI: 10.23925/1983-3156.2024v26i3p175-200. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/66721. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Modelo epistemológico de referência (MER) para o ensino de cálculo