Uma proposta de modelo epistemológico de referência para o estudo de limites dialogado via mecanismos de atenção
propuesta de modelo de referencia epistemológico para el estudio de los límites a través del diálogo a través de mecanismos de atención
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2024v26i3p174-199Palavras-chave:
Limite de uma função, Mecanismos atencionais, Modelo epistemológico de referênciaResumo
Neste ensaio teórico, apresenta-se propostas de tarefas e análises praxeológicas em um Modelo Epistemológico de Referência (MER) para o ensino do Cálculo Diferencial e Integral ressignificando a difusão da noção de limite de uma função pela definição. O referido MER tem como pressuposto epistemológico e metodológico a Teoria Antropológica do Didático de Yves Chevallard e as ideias de processamentos atencionais top-down e bottom-up. A produção de dados desse estudo ocorre via análise praxeológica a partir de tarefas extraídas de livros didáticos e análise a priori do MER construído. Como principal resultado, observou-se, por meio da análise inicial das tarefas que compuseram o MER, que os conhecimentos tácitos necessários para a resolução das tarefas podem ser evocados por sua estrutura, enquanto, no processamento bottom-up, o uso de recursos imagéticos auxilia na focalização da atenção para aspectos conceituais importantes presentes nas tarefas propostas.
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