Um modelo epistemológico de referência em cálculo e cinética de reações químicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2024v26i3p215-241

Palavras-chave:

Formação de professores, Cinética química, Cálculo

Resumo

Retomamos neste artigo discussões acerca da aplicação do Cálculo Diferencial e Integral no Ensino de Cinética Química na formação de Professores. Aspectos voltados para a demonstração de enunciados mediante resolução de tarefas em um percurso de estudos e pesquisas como uma estratégia visando à apropriação de conceitos no domínio da cinética de reações, no âmbito de atividades embasadas na Teoria Antropológica do Didático (TAD), especificamente, a partir dos modelos epistemológicos de referência e o dominante em torno do objeto leis de velocidade de reação química. Ao longo do percurso foi evidenciada a importância e razão de ser de técnicas do Cálculo Integral e Diferencial para a formação docente e a formulação de organizações didáticas que possam servir de suporte para tarefas no exercício da profissão, no Ensino Médio, destacando o uso de instrumentos das TIC, a exemplo do Excel, na construção dessas tarefas. Foi observado que ao longo do percurso os estudantes compreenderam os passos propostos no modelo epistemológico de referência ao cumprirem uma tarefa crucial, associada à questão geradora do percurso, que necessariamente aplica técnicas de integração e diferenciação para a obtenção de equações diferenciais ordinárias, associada à técnica de análise do método dos mínimos quadrados, para a caracterização cinética de um sistema químico, um medicamento na simulação da determinação experimental de seu prazo de validade.

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Biografia do Autor

José Vieira do Nascimento Júnior, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutor em Quimica

Geciara da Silva Carvalho, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutora em Educação Matemática

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Publicado

2024-11-03

Como Citar

NASCIMENTO JÚNIOR, J. V. do; CARVALHO, G. da S. Um modelo epistemológico de referência em cálculo e cinética de reações químicas. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 26, n. 3, p. 215–241, 2024. DOI: 10.23925/1983-3156.2024v26i3p215-241. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/66728. Acesso em: 14 dez. 2024.

Edição

Seção

Modelo epistemológico de referência (MER) para o ensino de cálculo