Modelo epistemológico de referência no ensino de função em suas ideias básicas: uma concepção praxeológica
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2024v26i3p242-278Palavras-chave:
Dimensões de um problema didático, Modelo epistemológico de referência, Teoria Antropológica do Didático, Ideias básicas de funçãoResumo
O objetivo deste trabalho é desenvolver um modelo praxeológico que contribua na análise do conhecimento a partir da concepção de um modelo epistemológico de referência (MER). O conteúdo matemático que serviu de base é o ensino de função em suas ideias básicas. O ponto de partida foi um estudo dos elementos que embasam o MER por meio da Teoria Antropológica do Didático (TAD). A justificativa se encontra no campo do ensino do cálculo e na tentativa de contribuir não só no estudo do conteúdo matemático em si, mas, principalmente, fornecer uma alternativa de análise por meio de um modelo praxeológico construído para esse fim. Pelos moldes teóricos das dimensões de um problema didático, foi feita uma análise epistemológica do desenvolvimento do conceito para efeitos de construção do MER. As análises econômica e ecológica permitiram uma retomada das bases teóricas da TAD e, consequentemente, a elaboração do que chamamos de modelo praxeológico global: produto final que serve de análise não só para o campo do cálculo, mas para o conhecimento institucional como um todo.
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