Modelo epistemológico de referência na teoria antropológica do didático

hipótese e aplicação em problemas didáticos de cálculo diferencial e integra

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2024v26i3p279-302

Palavras-chave:

Teoria antropológica do didático, Modelagem, Praxeologia, Percurso de estudo e pesquisa, Modelo epistemológico de referência

Resumo

Este artigo é um recorte de uma pesquisa de doutorado que investigou os limites e possibilidades da metodologia didática percurso de estudo e pesquisa (PEP), da teoria antropológica do didático (TAD), como alternativa de ensino para a educação básica do Brasil. Iniciamos a pesquisa considerando a pergunta: Como encontrar o menor percurso possível interligando uma origem (O) e um destino (D)? Este problema nos conduziu a considerar a elaboração do que na TAD se denomina modelo epistemológico de referência (MER). O MER é o modelo que precisa ser explicitado toda vez que se deseja formular um autêntico problema didático ou questão geradora de estudo. Este trabalho apresenta, inicialmente um comparativo da modelagem entre a TAD e outras correntes teóricas, e em seguida um exemplo de modelo epistemológico de referência a partir do problema da escolha do caminho mais curto de acesso de um ponto a outro sobre determinadas condições. Consideramos como objetivo deste artigo relacionar, por meio da noção de praxeologia, a possibilidade de uma modelagem sob a luz da TAD. O estudo comparativo nos mostra que a modelagem no escopo da TAD não é um objeto a ser ensinado e nem um meio para aprender e ensinar certos conceitos matemáticos. A principal característica da modelagem na TAD consiste na elaboração e contraste experimental de modelos epistemológicos de matemática com a finalidade de abordar problemas didáticos como uma hipótese provisória, que pode ser modificada durante o processo de desenvolvimento de um PEP.

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Biografia do Autor

Renato da Silva Ignácio, Universidade Federal de Campina Grande

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo e professor da Universidade Federal de Campina Grande

Valdir Bezerra dos Santos Júnior, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Educação Matemática pena Universidade Anhanguera de São Paulo e Professor da Universidade Federal de Pernambuco

Marlene Alves Dias, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutora em Matemática-Didática da Matemática e professora colaboradora no Programa de Pós-graduação do IFCE

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Publicado

2024-11-03

Como Citar

IGNÁCIO, R. da S. .; SANTOS JÚNIOR, V. B. dos .; DIAS, M. A. Modelo epistemológico de referência na teoria antropológica do didático: hipótese e aplicação em problemas didáticos de cálculo diferencial e integra. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 26, n. 3, p. 279–302, 2024. DOI: 10.23925/1983-3156.2024v26i3p279-302. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/66922. Acesso em: 14 dez. 2024.

Edição

Seção

Modelo epistemológico de referência (MER) para o ensino de cálculo