Conexões transpositivas na perspectiva da elaboração de modelos epistemológicos de referência a partir de objetos da matemática escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2024v26i3p328-347

Palavras-chave:

Teoria antropológica do didático, Matemática escolar, Cálculo diferencial e integral, Modelo epistemológico de referência

Resumo

NNosso objetivo neste artigo é expor ideias vinculadas a alguns objetos da matemática escolar que revelem conexões transpositivas pertinentes à elaboração de modelos epistemológicos de referência, vinculando-os às noções de objetos matemáticos do Cálculo Diferencial e Integral. O aporte teórico centra-se na Transposição Didática e Teoria Antropológica do Didático. Mostramos como alguns objetos da matemática escolar estão no foco das noções dos objetos do Cálculo Diferencial e Integral, além de evidenciarmos conexões transpositivas existente entre a matemática escolar e a matemática do Ensino Superior. Nessas conexões transpositivas residem possibilidades para a elaboração de modelos epistemológicos de referência que tornem mais compreensíveis o ensino dos objetos do Cálculo Diferencial e Integral.

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Biografia do Autor

José Carlos de Souza Pereira, Universidade Federal do Pará

Doutor em Educação em Ciências e Matemáticas

José Messildo Viana Nunes, Universidade Federal do Pará

Doutor em Educação Matemática

Saddo Ag Almouloud, UFPA

Doutorado em Mathematiques et Applications - Université de Rennes 1 em 1992 - frança. Assistente doutor - pontifícia universidade católica de São Paulo, e assistente doutor da fundação Santo André. Consultor ad hoc da fundação de amparo a pesquisa do estado de são Paulo, da capes, bolsista pesquisador de CNPQ, foi coordenador do programa de estudos pós-graduados em educação matemática da PUC-SP de 2007 à 2009 e de 01/08/2013 a 31/07/2017. Atualmente é vice coordenador do referido programa. Foi coordenador do curso de especialização em educação matemática da PUC-SP de 2006 a 2017. Publicou mais de 50 artigos em periódicos especializados e mais de 83 trabalhos em anais de eventos. Possui 5 capítulos de livros e 12 livros publicados. Possui 1 software e mais de 62 itens de produção técnica. Participou de vários eventos no exterior e mais de 112 no brasil. Orientou mais 77 dissertações de mestrado e teses de doutorado na área de educação matemática entre 1996 e 2016. Participou de mais de 200 bancas de defesa de dissertações e doutorados. Coordenou mais de 5 projetos de pesquisa. Atualmente coordena 2 projetos de pesquisa. Atua na área de educação, com ênfase em educação matemática. É avaliador do prêmio victor civita desde 2013. Em suas atividades profissionais interagiu com mais 70 colaboradores em coautorias de trabalhos científicos. Em seu currículo lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: ensino-aprendizagem, geometria, educação matemática, matemática, demonstração, ensino básico, formação de professores, geometria dinâmica, TIC.

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Publicado

2024-11-03

Como Citar

PEREIRA, J. C. de S.; NUNES, J. M. V.; ALMOULOUD, S. A. Conexões transpositivas na perspectiva da elaboração de modelos epistemológicos de referência a partir de objetos da matemática escolar. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 26, n. 3, p. 328–347, 2024. DOI: 10.23925/1983-3156.2024v26i3p328-347. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/66940. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Modelo epistemológico de referência (MER) para o ensino de cálculo