Desatando os nós do sistema de numeração decimal: investigações sobre o processo de aprendizagem dos alunos do 5º ano do ensino fundamental a partir de questões do SAEB/Prova Brasil <br> Unfastening the knots of the Decimal Number System
Palavras-chave:
aprendizagem, sistema de numeração decimal, Prova Brasil.Resumo
Esta comunicação, que é parte de pesquisas desenvolvidas no âmbito de um Projeto de Pesquisa financiado pela CAPES relativo ao Programa Observatório da Educação, tem como objetivo apresentar uma análise das respostas de alunos de 4ª série/5º ano a algumas questões da Prova Brasil e a outras, elaboradas pelo grupo de pesquisa, envolvendo números naturais. O procedimento de análise de conteúdo foi realizado à luz de autores que tratam do ensino desse tema. Entre os resultados, destacamos que o ensino dos números naturais é um problema didático que merece atenção em situações de ensino e em pesquisas destinadas ao ensino e aprendizagem do sistema de numeração decimal nos anos iniciais do ensino básico.
Abstract
This article, which is a part of research developed in a Research Project funded by CAPES for the Program Observatory of Education which has the objective to present an analysis of the responses of students in 4th grade he and 5th grade about some issues SAEB/Brazil Exam and another analysis procedure was accomplished using studies of authors who studying the teaching of this theme. Among the results, we emphasize the teaching of natural numbers is a didactic problem which deserves attention in situations of teaching and in research for the teaching and learning of the Decimal Numbering System in the early years of elementary education.
Metrics
Referências
BARDIN, L.(2007). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.
BRANDT, C. F.(2005). Contribuições dos registros de representação semiótica na conceituação do Sistema do Numeração. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis.
BRASIL. INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ANÍSIO TEIXEIRA.(2009a. 193 p.) Matriz de Referência de Matemática – Saeb/ Prova Brasil – Temas, Tópicos e Descritores. Brasília (DF): Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira.
______. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS ANÍSIO TEIXEIRA. (2009b). Matemática – Orientações para o professor. SAEB/Prova Brasil, 4ª série/5º ano, Ensino Fundamental. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira.
CURI, E. (2011) Sistema de Numeração Decimal: uso cotidiano e aprendizagens escolares. In: Conferência Interamericana de Educação Matemática - CIAEM, 13., 26 a 30 de junho, Recife. Anais. Mídia eletrônica.
FAYOL, M. (1996) A criança e o número: da contagem à resolução de problemas. Tradução de Rosana Severino de Leoni. Porto Alegre: Artes Médicas.
KAMII, C.; LIVINGSTON, S. J. (1995) Desvendando a Aritmética: implicações da teoria de Piaget. Tradução de Marta Rabioglio e Camilo F. Ghorayeb. 2. ed. Campinas: Papirus.
LERNER, D.; SADOVSKY, P. (1996) O sistema de numeração decimal um problema didático. In: PARRA, C.; SAIZ, I. (Org.). Didática da Matemática. Porto Alegre: Artmed.
RABELO, M.H; PLAZE, E. M. (2011) Avaliação na educação básica: um estudo teórico sobre a Prova Brasil. In: CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA – CIAEM, 13., 26 a 30 de junho de 2011, Recife. Anais. Mídia eletrônica.
SILVA, S. D. da. (2009) Formação continuada na HTPC: refletindo sobre o ensino da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado) Universidade Cruzeiro do Sul. São Paulo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).