A criação de uma atividade voltada para o ensino de simetria com o uso da inteligência artificial generativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2024v26i4p239-263

Palavras-chave:

Educação matemática, Google gemini, Inteligência artificial generativa, Midjourney, Tecnologias digitais

Resumo

Este artigo apresenta uma investigação, de natureza qualitativa, com o desenvolvimento de uma atividade voltada para o ensino do objeto de conhecimento de simetria, com o auxílio da inteligência artificial generativa. O objetivo da pesquisa foi realizar uma análise sobre o potencial do uso simultâneo do Google Gemini e do Midjourney, utilizados como ferramentas de mediação dentro dos processos de ensino voltados para a área específica da Educação Matemática. Para tanto, desenvolvemos o roteiro da atividade no Gemini e posteriormente, no Midjourney, criamos imagens com elementos geométricos de modo que os professores possam viabilizar discussões com estudantes acerca da temática direcionada para o Ensino Fundamental II, conforme indicação da Base Nacional Comum Curricular. Dentro da análise dos resultados, percebemos que a criação de um prompt estruturado é fundamental para a precisão dos resultados esperados, e que a análise crítica dos professores em torno dos resultados gerados também é essencial para a aplicabilidade juntos aos estudantes. Como conclusão, compreendemos que recursos da inteligência artificial generativa, que já são utilizados em outras áreas, são uma possibilidade de ferramenta de mediação para a Educação Matemática por meio da representação gráfica de elementos com formato geométrico. Além de promover o ensino por meio de concepções artísticas, eles podem favorecer, entre outros fatores, o envolvimento e a construção de novos conhecimentos, além de abrir novas discussões com os estudantes.

Biografia do Autor

André Ricardo Antunes Ribeiro, Centro Universitário Internacional (UNINTER)

Mestrado em Ensino nas Áreas de Ciências e Matemática

Evandro Alberto Zatti, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutorado em Ensino nas Áreas de Ciências e Matemática

Renata de Oliveira Balbino, Secretaria de Estado da Educação-PR

Doutorado em Educação em Ciências e em Matemática

Marco Aurélio Kalinke, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutorado em Educação Matemática

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Publicado

2024-12-23

Como Citar

Ribeiro, A. R. A., Zatti, E. A., Balbino, R. de O., & Kalinke, M. A. (2024). A criação de uma atividade voltada para o ensino de simetria com o uso da inteligência artificial generativa . Educação Matemática Pesquisa Revista Do Programa De Estudos Pós-Graduados Em Educação Matemática, 26(4), 239–263. https://doi.org/10.23925/1983-3156.2024v26i4p239-263