A criação de uma atividade voltada para o ensino de simetria com o uso da inteligência artificial generativa
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2024v26i4p239-263Palavras-chave:
Educação matemática, Google gemini, Inteligência artificial generativa, Midjourney, Tecnologias digitaisResumo
Este artigo apresenta uma investigação, de natureza qualitativa, com o desenvolvimento de uma atividade voltada para o ensino do objeto de conhecimento de simetria, com o auxílio da inteligência artificial generativa. O objetivo da pesquisa foi realizar uma análise sobre o potencial do uso simultâneo do Google Gemini e do Midjourney, utilizados como ferramentas de mediação dentro dos processos de ensino voltados para a área específica da Educação Matemática. Para tanto, desenvolvemos o roteiro da atividade no Gemini e posteriormente, no Midjourney, criamos imagens com elementos geométricos de modo que os professores possam viabilizar discussões com estudantes acerca da temática direcionada para o Ensino Fundamental II, conforme indicação da Base Nacional Comum Curricular. Dentro da análise dos resultados, percebemos que a criação de um prompt estruturado é fundamental para a precisão dos resultados esperados, e que a análise crítica dos professores em torno dos resultados gerados também é essencial para a aplicabilidade juntos aos estudantes. Como conclusão, compreendemos que recursos da inteligência artificial generativa, que já são utilizados em outras áreas, são uma possibilidade de ferramenta de mediação para a Educação Matemática por meio da representação gráfica de elementos com formato geométrico. Além de promover o ensino por meio de concepções artísticas, eles podem favorecer, entre outros fatores, o envolvimento e a construção de novos conhecimentos, além de abrir novas discussões com os estudantes.
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