Evolução da noção de continuidade e reflexões sobre a relação entre discreto e contínuo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2024v26i4p287-307

Palavras-chave:

Continuidade, definição, discretude, matemática

Resumo

Embora o início do trato matemático de objetos discretos e de objetos contínuos preceda a elaboração das noções teóricas de continuidade e discretude – propriedade de ser discreto –, é correto afirmar que a primeira vez na história em que apareceu a contradição existente entre os dois conceitos é datada da Grécia Antiga, e os paradoxos de Zenão são o exemplo mais antigo e claro dessa contradição. Apesar das mudanças ocorridas com a Revolução Científica do século XVII e do surgimento da noção de função, a continuidade permaneceu relacionada com o movimento de um objeto de um local a outro, embora, com a obra de Descartes, tenha começado um processo de unificação entre os aspectos discreto e contínuo da matemática. No século XIX, seria dada uma nova feição à noção de continuidade, ao se iniciar uma abordagem da noção de continuidade e da matemática discreta com base nos estudos de séries e do movimento que tornaram possíveis as modernas definições de limite e de continuidade, que – por sua vez – permitiram o estabelecimento de uma relação intrínseca entre o discreto e o contínuo. Após a exposição histórica, procura-se mostrar as implicações epistemológicas e filosóficas desse processo, que são de extrema importância para o processo educacional, na medida em que o discreto e o contínuo se relacionam com a linguagem e a intuição. No presente artigo, utilizou-se como metodologia a análise histórica bibliográfica com base na noção de complementaridade tal qual elaborada por Michael Otte.

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Biografia do Autor

jacqueline Borges de Paula, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutorado em Educação Matemática

Humberto de Assis Clímaco, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp - 2002), Especialização em Matemática do Ensino Básico pela Universidade Federal de Goiás (2006) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Mato Grosso. É doutor em Educação pela Universidade Federal de Goiás, sob orientação do Professor Doutor Ildeu Moreira Coêlho e co-orientação do Professor Doutor Michael Otte. Atualmente é professor adjunto no Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Goiás. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática (GRUEPEM) liderado pela Prof.ª Dr.ª Marta Maria Pontin Darsie na Linha de Pesquisa Abordagem Interpretativa Semiótica ao processo de aprendizagem, avaliação e ensinagem da Matemática na Educação Básica e Superior. Tem experiência como professor no ensino básico e superior e como pesquisador na área de Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática, Filosofia da Matemática e História da Matemática.

Ironei Angelo dos Santos Junior, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Goiás (UFG - 2021), Especialização em Psicopedagogia pela Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera (2023). Durante a graduação foi bolsista do Programa de Educação Tutorial da Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Goiás (PETMAT de 2018 - 2021). Atualmente é professor em contrato temporário da rede municipal de Educação da Prefeitura de Goiânia. Tem experiência como professor no ensino básico e como pesquisador na área de Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática e História da Matemática.

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Publicado

2024-12-23

Como Citar

BORGES DE PAULA, jacqueline; DE ASSIS CLÍMACO, H.; DOS SANTOS JUNIOR, I. A. . Evolução da noção de continuidade e reflexões sobre a relação entre discreto e contínuo. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 26, n. 4, p. 287–307, 2024. DOI: 10.23925/1983-3156.2024v26i4p287-307. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/65742. Acesso em: 23 dez. 2024.