O desenvolvimento do pensamento algébrico associado às operações polinomiais no mathigon

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2024v26i4p160-188

Palavras-chave:

Pensamento algébrico, Polinômios, Teoria da Objetivação

Resumo

Este trabalho, desenvolvido no âmbito do Grupo de Pesquisa Educação Matemática e Tecnologias Digitais – EMATED, tem por objetivo apresentar e analisar o desenvolvimento do pensamento algébrico movimentado na realização de tarefas sobre polinômios e suas operações, usando o recurso Ladrilhos da Álgebra na plataforma Mathigon. Para isso, partiu-se da ideia de área de regiões retangulares para a representação de polinômios com grau inferior a três. Foram aplicadas tarefas sobre representação e as quatro operações com polinômios. Os participantes são estudantes da terceira série do Ensino Médio. Usamos o laboratório de informática em um período de seis horas-aulas. Na perspectiva teórica que adotamos nesta pesquisa, compreender o pensamento algébrico pressupõe uma posição epistemológica de natureza histórica. Para tanto, essa base epistemológica descreve três condições caracterizantes desse tipo de pensamento matemático: o objeto, a sua representação simbólica e a analiticidade. Tal compreensão sobre o pensamento algébrico e também a Teoria da Objetivação nos deram o suporte epistemológico para a análise dos dados, registrados por áudio e vídeo. Os dados foram analisados tendo como foco os processos de generalização e abstração, presentes no pensamento algébrico. O resultado aponta o desenvolvimento do pensamento algébrico relativo às operações com polinômios tanto de grau dois, exploradas nas tarefas, quanto de grau superior a dois.

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Biografia do Autor

Rúbia Carla Pereira, Ifes

Mestrado em Educação em Ciências e Matemática

Alex Jordane Oliveira, Ifes

Doutorado em Educação

Alex Mofardini Ramos, Ifes

Mestrado em Matemática

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Publicado

2024-12-23

Como Citar

PEREIRA, R. C.; OLIVEIRA, A. J.; RAMOS, A. M. O desenvolvimento do pensamento algébrico associado às operações polinomiais no mathigon. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 26, n. 4, p. 160–188, 2024. DOI: 10.23925/1983-3156.2024v26i4p160-188. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/66557. Acesso em: 23 dez. 2024.