A voz da docência
construindo pontes com diálogos sobre Interdisciplinaridade e Equidade
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2024v26i4p092-113Palavras-chave:
Desenvolvimento profissional, Interdisciplinaridade, Equidade, Formação docente, Ensino de matemáticaResumo
Este estudo apresenta discussões sobre o desenvolvimento profissional de professores/as a partir de uma perspectiva que integra a formação docente, a interdisciplinaridade e a equidade. Caracteriza-se como pesquisa qualitativa, através da análise foucaultiana do discurso, com metodologia baseada em elementos da pesquisa colaborativa e ocorreu em uma escola pública com a participação de uma professora de Matemática do Ensino Fundamental II. Esta pesquisa foi articulada por meio da Rede Educação Matemática Nordeste (REM-NE), que tem como participantes pesquisadores/as de diversas universidades e escolas do Nordeste. O objetivo principal foi analisar a percepção da professora de Matemática a respeito do ensino interdisciplinar pautado na equidade e suas potencialidades na superação de desigualdades na aprendizagem dos/as estudantes com realidades curriculares distintas em um processo de desenvolvimento profissional. Os resultados obtidos evidenciam que mesmo sendo formada em uma licenciatura interdisciplinar, a professora ainda enfrenta desafios para pôr em prática o que foi estudado na universidade, sendo assim as dificuldades perpassam docentes de cursos disciplinares e interdisciplinares. No que se refere a equidade, as pesquisas realizadas neste trabalho mostraram que ainda há muitos avanços e desafios a serem vencidos para a efetivação no ensino de Matemática. O processo envolve diversos fatores estruturais, curriculares, de formação e de postura frente às diversidades e adversidades. A partir das considerações da professora participante, percebemos que existe a conscientização da importância de refletirmos mais sobre essas temáticas, principalmente tratando-se do ensino nas aulas de Matemática.
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