A voz da docência

construindo pontes com diálogos sobre Interdisciplinaridade e Equidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2024v26i4p092-113

Palavras-chave:

Desenvolvimento profissional, Interdisciplinaridade, Equidade, Formação docente, Ensino de matemática

Resumo

Este estudo apresenta discussões sobre o desenvolvimento profissional de professores/as a partir de uma perspectiva que integra a formação docente, a interdisciplinaridade e a equidade. Caracteriza-se como pesquisa qualitativa, através da análise foucaultiana do discurso, com metodologia baseada em elementos da pesquisa colaborativa e ocorreu em uma escola pública com a participação de uma professora de Matemática do Ensino Fundamental II. Esta pesquisa foi articulada por meio da Rede Educação Matemática Nordeste (REM-NE), que tem como participantes pesquisadores/as de diversas universidades e escolas do Nordeste. O objetivo principal foi analisar a percepção da professora de Matemática a respeito do ensino interdisciplinar pautado na equidade e suas potencialidades na superação de desigualdades na aprendizagem dos/as estudantes com realidades curriculares distintas em um processo de desenvolvimento profissional. Os resultados obtidos evidenciam que mesmo sendo formada em uma licenciatura interdisciplinar, a professora ainda enfrenta desafios para pôr em prática o que foi estudado na universidade, sendo assim as dificuldades perpassam docentes de cursos disciplinares e interdisciplinares. No que se refere a equidade, as pesquisas realizadas neste trabalho mostraram que ainda há muitos avanços e desafios a serem vencidos para a efetivação no ensino de Matemática. O processo envolve diversos fatores estruturais, curriculares, de formação e de postura frente às diversidades e adversidades. A partir das considerações da professora participante, percebemos que existe a conscientização da importância de refletirmos mais sobre essas temáticas, principalmente tratando-se do ensino nas aulas de Matemática.

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Biografia do Autor

Elânia Francisca da Silva, Universidade Federal do Cariri

Pós-graduanda em ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA/IFE - EAD. Pós- graduada em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica. Graduada do curso de licenciatura em Biologia do instituto de formação de educadores da Universidade Federal do Cariri. Graduada em licenciatura interdisciplinar em ciências naturais e matemática do instituto de formação de educadores da Universidade Federal do Cariri. Atuou como bolsista de cultura no projeto Memórias De Brejo Santo: Elementos Simbólicos, Práticas E Tradições Da Sua Formação Histórica e das Suas Expressões Culturais (2018).Atuou como bolsista de extensão no projeto Educação sexual nos currículos escolar e acadêmico: sexualidade e gênero numa perspectiva sociocultural (2019)Atuou como bolsista de pesquisa pela FUNCAP, no projeto Educação Sexual nos currículos oscilares: Problematizações acerca da sexualidade e gênero (2020).Atuou como bolsista de pesquisa pela PRPI (UFCA) Problematizações acerca da sexualidade e gênero (2020).linha de pesquisa: Educação Sexual.

Ana Cecília Figueirêdo Leite, Universidade Federal do Cariri

Graduada nos cursos de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática e Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Cariri (UFCA). Foi bolsista do Programa Aprendizagem Prática (PAP), no Instituto de Formação de Educadores (IFE-UFCA), voluntária e bolsista de Extensão (PROEX-UFCA), e bolsista de dois projetos de Pesquisa (PIBIC/UFCA e PIBIC/FUNCAP). Possui curso técnico em Finanças pela Escola Estadual de Educação Profissional Irmã Ana Zélia da Fonseca. Participou do Programa Pacto pela Aprendizagem da rede municipal de ensino de Brejo Santo - CE como tutora de alfabetização no Ensino Fundamental II. Tem experiência docente como professora de Matemática na rede pública e privada. Atualmente está cursando duas especializações nas áreas de Gestão Escolar e Assessoria Pedagógica e Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela UFCA. 

Rodrigo Lacerda Carvalho, Universidade Federal do Cariri

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará-UFC (2017). Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará-UECE (2013). Especialização em Educação Matemática (2011). Graduado em Licenciatura em Matemática pela UECE-Faculdade de Educação Ciências e Letras do Sertão Central-FECLESC (2009). Professor Adjunto IV da Universidade Federal do Cariri - UFCA e atualmente está como coordenador do curso de Licenciatura em Matemática. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Ciências e Mídias Digitais - EDUCMÍDIA. Membro da Rede Educação Matemática Nordeste - REM-NE. Desenvolve pesquisas em escolas públicas com foco no Desenvolvimento Profissional de Professores que ensinam Matemática e na produção de sequências de ensino interdisciplinares com abordagem na equidade para a aprendizagem. Desde 2023 atua como coordenador de área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência subprojeto de Ciências e Matemática da UFCA.

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Publicado

2024-12-23

Como Citar

DA SILVA, E. F.; LEITE, A. C. F.; CARVALHO, R. L. A voz da docência: construindo pontes com diálogos sobre Interdisciplinaridade e Equidade. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 26, n. 4, p. 092–113, 2024. DOI: 10.23925/1983-3156.2024v26i4p092-113. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/68393. Acesso em: 23 dez. 2024.