Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Educação Matemática Pesquisa : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

NORMAS PARA SUBMISSÃO

1. Os pesquisadores interessados em contribuir com publicação inédita nesta revista deverão preparar o texto e enviá-lo segundo as regras que se seguem:

a) Cada autor pode publicar APENAS UM ÚNICO ARTIGO POR ANO.

b) Pelo menos um dos autores do artigo DEVE TER O TÍTULO DE DOUTOR em Educação Matemática ou áreas afins.

c) As correções sintática, ortográfica e bibliográfica, assim como a revisão da digitação são de inteira responsabilidade do(s) autor(es), pois, caso aprovado, o artigo será publicado na forma como foi enviado.

d) A clareza e a correção da linguagem e a pertinência do estilo de redação são quesitos da avaliação pelos pareceristas.

e) Os originais devem ser enviados sem os nomes dos autores - ou qualquer outra forma de identificação deles - e sem numeração de páginas, em documento salvo no formato .docx, de acordo com as normas da revista.

f) Os trabalhos devem ser submetidos pelo site da revista Educação Matemática Pesquisa, no URL http://revistas.pucsp.br/emp/login Os dados de identificação do(s) autor(es) devem ser digitados nos campos apropriados da submissão, incluindo nome completo, nome e endereço da instituição (incluindo cidade, estado e país), titulação dos autores no campo Resumo biográfico e ORCID. O ORCID ID dos autores pode ser pesquisado facilmente na página http://orcid.org/. Caso algum autor ainda não tenha seu ORCID ID, ele pode ser criado acessando nesta página. Não utilizar palavras inteiramente em maiúsculas para títulos de artigos, palavras-chave, nomes de pessoas ou instituições etc.

g) Formatação: serão enviados para avaliação apenas artigos propostos no template disponível no menu da revista e respeitando as normas da revista.

h) A autoria do artigo submetido deve ser limitada exclusivamente a quem contribuiu de forma significativa para a concepção, o projeto, a execução ou a interpretação do estudo relatado (vide o Codigo de Conduta e Boas Práticas na Publicação, abaixo). Outras pessoas que tenham participado apenas em certos aspectos do projeto de investigação devem ser reconhecidas no texto apenas como colaboradores/as. A contribuição de cada autor deve ser indicada em uma nota no final do texto (vide a seção Declaração de Contribuição dos autores abaixo).

2. APRESENTAÇÃO DOS ORIGINAIS

a) Desde abril de 2020, a revista Educação Matemática pesquisa adota as normas da APA (American Psychological Association), 7ª edição do seu Manual de Publicação (outubro de 2019) que substitui a 6ª edição publicada em 2009. Acesse template disponível no menu “template” da página da revista.

b) Os trabalhos enviados devem ser salvos em arquivo Windows Word ou RTF, com o corpo do texto em Times New Roman 12, com espaçamento entrelinhas de dublo e deixando 1 (uma) linha em branco somente ao final de cada seção.

c) O texto dos artigos deverá ter de 15 a 30 páginas.

A apresentação deverá conter:

1. Título (Na língua original do artigo, inglês e espanhol): fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito, espaçamento SIMPLES entre linhas e centralizado. As iniciais das palavras do título devem ser escritas com letras maiúsculas (exceto as preposições, advérbios, conjunções etc.), tanto antes quanto após os dois pontos (:) (subtítulo). Não utilizar palavras inteiramente em maiúsculas. A soma do número de caracteres INCLUINDO OS ESPAÇOS do título na língua original do artigo e em inglês, NÃO DEVE ULTRAPASSAR 240.

2. Nome(s) do(s) Autor(es): fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples entre linhas e centrado. Utilizar letras maiúsculas/minúsculas. Não utilizar palavras inteiramente em maiúsculas. Separar do título por um espaço simples entre linhas, Times New Roman 12. O nome de cada autor deverá ser colocado conforme exemplo, abaixo do título: Maria J. F. da Silva e logo embaixo do nome do autor, devem ser inseridos os seguintes dados do autor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)Doutorado em Educação Matemática - PUC-SP, https://orcid.org/0000-0002-1249-8091. Na nota de rodapé: zeze@pucsp.br. Estes dados dos autores devem ser incluídos após o aceite de publicação, na versão final

3. Resumo: a palavra Resumo deve ser escrita em fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito, maiúsculas, alinhado à esquerda, com recuo de parágrafo de 1,27 e com espaçamento simples. O resumo (em português ou espanhol ou francês e inglês, com, no máximo, 250 palavras). O resumo não deve trazer referências no seu corpo. No resumo, devem constar o objetivo da pesquisa, participantes, questão de pesquisa, metodologia e principais resultados. Se for reflexão teórica, deve trazer claramente os objetivos e as articulações previstas no trabalho, exatamente como o padrão indicado no template.

4. Palavras-chave: Na mesma página e logo após o resumo, é possível adicionar palavras-chave. Estas são as palavras, abreviaturas e siglas que permitem que o trabalho seja referenciado. Em uma nova linha recuada de 1,27 cm, é necessário indicar "Palavras-chave:" em itálico. Na mesma linha, você tem que listar as palavras-chave (sem itálico), separadas por virgulas.  Não utilizar palavras inteiramente em maiúsculas.

5. Seções: fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito, espaçamento dublo entre linhas, numerar as seções, centralizadas, com espaço de 12 pts antes e depois. Todo o título de seção deve ser escrito em letra maiúscula/minúscula. Não utilizar palavras inteiramente em maiúsculas.

6. Tabelas e figuras: Segundo a norma APA, só há tabelas e figuras:

  • Tabelas são valores numéricos ou texto exibidos em linhas e colunas.
  • Figura é qualquer tipo de ilustração que não seja uma tabela: gráficos, fotografias, desenhos, diagramas, fluxogramas, mapas, organogramas, entre outros.

7. Tabelas: As tabelas devem estar de acordo com o padrão APA, com uma legenda acima dela, contendo a palavra 'Tabela' (com letra inicial maiúscula) seguida de um número (de 1, em ordem numérica) e um ponto; na linha seguinte, o título da figura (em itálico) e uma citação no texto para a referência da fonte (apenas se não for o seu próprio trabalho), por ex. (Smith, 2010, p. 13). Ela deve aparecer imediatamente após sua primeira citação explícita no texto.

8. Figuras: As figuras devem estar de acordo com o padrão APA, com uma legenda abaixo dela, contendo a palavra 'Figura' (com letra inicial maiúscula) seguida de um número (de 1, em ordem numérica) e um ponto; o título da figura e uma citação no texto para a referência da fonte (apenas se não for o seu próprio trabalho), por exemplo, Figura 1. Processo da Gênese instrumental (Trouche, 2005, p. 101). As figuras devem ser nítidas e com contraste e resolução satisfatórios (acima de 300 dpi). Imagens coloridas são publicadas na versão eletrônica da revista.

9. Declarações de Contribuições dos Autores: A contribuição de cada autor para o desenvolvimento do estudo deve ser indicada em uma nota de um parágrafo no final do texto. (Ver template disponível no ambiente da revista)

10. Declaração de Disponibilidade de Dados: Uma declaração de disponibilidade de dados deve ser indicada em uma nota de um parágrafo no final do texto para sinalizar onde os dados associados a um documento estão disponíveis e sob quais condições (licenças) os dados podem ser acessados, incluindo links (quando aplicável) para o conjunto de dados. Consulte os modelos da Declaração de Disponibilidade de Dados indicados pela revista Educação Matemática Pesquisa e inclua a declaração mais apropriada para a forma de disponibilidade escolhida.

12. Citações e Referências: devem estar rigorosamente de acordo com as normas da APA. Especificamente.

As citações diretas (livros, artigos e trabalhos acadêmicos) são as frases originais da obra do autor de base. Devem conter o último sobrenome do autor, bem como a data de publicação. Caso ela tenha menos, 40 palavras, a frase deve ser incorporada ao texto principal entre aspas. As que ultrapassarem essa quantidade devem ser escritas em formato de novo bloco, com recuo de 1,27 cm, tamanho e fonte iguais às do texto e espaçamento simples. Nas referências não se usa mais o local da edição.

  • Nas citações [no texto], as chamadas pelo(s) sobrenome do(s) autor(es), pela instituição responsável ou título incluído na sentença devem ser em letras maiúsculas e minúsculas e separados por vírgulas e pela conjunção ‘e’, quando o artigo estiver em português e ‘and’ quando o artigo estiver em inglês. 
  • Quando estiverem entre parênteses, devem ser em letras maiúsculas e minúsculas e separados por vírgulas e por '&'. 
  • Quando existirem mais de cinco autores, indica-se apenas o primeiro, acrescentando-se a expressão 'et al.'.

Para mais detalhes e exemplos, ver as recomendações e exemplos no template disponível no menu da revista.

Observações:

a) O prazo da avaliação do artigo pode variar entre 1 e 6 meses.

b) Avisamos os autores e leitores que a revisão dos artigos é da inteira responsabilidade dos autores.

==============================================

SUBMISSION GUIDELINES
1. Researchers interested in contributing an original publication to this journal should prepare the text and send it according to the following guidelines:

a) Each author can publish ONLY ONE ARTICLE PER YEAR.

b) At least one of the authors of the article MUST HOLD A PHD TITLE in Mathematics Education or similar areas.

c) The syntactic, orthographic, and bibliographic corrections, as well as the typing revision are the sole responsibility of the author (s), because, if approved, the article will be published as sent.

d) The clarity and correctness of the language and the pertinence of the writing style are requirements for the reviewers' evaluation.

e) The originals must be sent without the authors names - or any other form of identification - and without numbering of pages, in a document in .docx format, according to the journal's norms.

f) The papers must be submitted through the website of Educação Matemática Pesquisa, at the URL http://revistas.pucsp.br/emp/login. The identification data of the author (s) must be entered in the appropriate fields of the submission, including the full name, name, and address of the institution (including city, state, and country), qualification title of the authors in the biographical summary field and ORCID. The authors' ORCID ID can be easily searched at http://orcid.org/. If any author does not have an ORCID ID, it can be created by accessing this page. Do not use entirely capitalized words for article titles, keywords, names of people or institutions, etc.

g) Formatting: only articles proposed in the template available in the journal's menu and respecting the journal's guidelines will be sent to be evaluated.

h) The authorship of the article submitted must be limited exclusively to those who have contributed significantly to the conception, project, execution, or interpretation of the study reported (see the Code of Conduct and Best Practices in Publication below). Other people who participated only in certain aspects of the research project should be acknowledged in the text-only as collaborators. Each author's contribution must be indicated in a note at the end of the text (see the Authorship Contribution Statement section below).

2. HOW TO PRESENT ORIGINALS

a) Since April 2020, the journal Educação Matemática Pesquisa has adopted the APA style (norms of the American Psychological Association), 7th edition of its Publication Manual (October 2019), which replaces the 6th edition published in 2009. Access the template available in the "template" menu on the journal's page.

b) The works submitted must have been saved in a Windows Word or RTF file, text in Times New Roman 12, with double spacing between lines and leaving 1 (one) blank line only at the end of each section.

c) The text of the articles must be between 15 and 30 pages.

The presentation must include:

1. Title (in the original language of the article, English and Spanish): Times New Roman font, size 12, in bold, SINGLE spacing between lines and centralized. The initials of the title words must be written in capital letters (except for prepositions, adverbs, conjunctions, etc.), both before and after the colon (:) (subtitle). Do not use words entirely in capital letters. The sum of the number of characters INCLUDING the title spaces in the original language of the article and in English, MUST NOT EXCEED 240.

2. Author (s) Name (s): Times New Roman font, size 12, single spacing between lines and centred. Use uppercase/lowercase letters. Do not use words entirely in capital letters. Separate the title by a single space between lines, Times New Roman font, size 12. Each author's name should be placed below the title, as follows: Maria J.F. da Silva and just below the author's name, the following author's data must be inserted: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) Doutorado em Educação Matemática - PUC-SP, https://orcid.org/0000-0002-1249-8091. In the footnote: zeze@pucsp.br. The authors' data must be included after acceptance for publication, in the final version

3. Abstract: the word Abstract must be written in Times New Roman font, size 12, in bold, capital letters, left-aligned, paragraph indentation 1.27 cm. and single spacing. The abstract (in Portuguese or Spanish or French and English) must not exceed 250 words). The abstract must not include references. The abstract must include the research objective, participants, research question, methodology and main results. If it is a theoretical discussion, it must bring clear objectives and articulations foreseen in the work, exactly as the model presented in the template.

4. Keywords: On the same page and right after the abstract, keywords can be added. These are the words, abbreviations and acronyms that allow the work to be referenced. In a new indented line of 1.27 cm, it is necessary to indicate "Keywords:" in italics. In the same line, you must list the keywords (without italics), separated by commas. Do not use words entirely in capital letters.

5. Sections: Times New Roman font, size 12, in bold, double spacing between lines, number the sections, centred, with 12 pts spacing before and after. The entire section title must be written in uppercase/lowercase. Do not use words entirely in capital letters.

6. Tables and figures: According to the APA style, there are only tables and figures:

  • Tables are numeric or text values displayed in rows and columns.
  • Figure is any type of illustration that is not a table: graphs, photographs, drawings, diagrams, flowcharts, maps, organization charts, among others.

7. Tables: Tables must be in accordance with the APA style, with a caption above, containing the word 'Table' (with initial capital letter) followed by a number (from 1, in numerical order) and a period; in the next line, the title of the figure (in italics) and a quote in the text for the source reference (only if it is not your own work), e.g. (Smith, 2010, p. 13). It should appear immediately after your first explicit citation in the text.

8. Figures: Figures must be in accordance with the APA style, with a caption below, containing the word 'Figure' (with initial capital letter) followed by a number (from 1, in numerical order) and a period; the title of the figure and a quote in the text for the source reference (only if it is not your own work), for example, Figure 1. Processo da Gênese instrumental (Trouche, 2005, p. 101). Figures must be clear and with acceptable contrast and resolution (above 300 dpi). Colour images are published in the electronic version of the journal.

9. Author Contribution Statements: Each author's contribution to the development of the study must be indicated in a one-paragraph note at the end of the text (see template available in the journal's environment).

10. Data Availability Statement: A data availability statement must be indicated in a one-paragraph note at the end of the text to signal where the data associated with a document is available and under which conditions (licenses) the data can be accessed, including links (where applicable) to the data set. Consult the models of the Data Availability Statement indicated by the journal Educação Matemática Pesquisa and include the most appropriate statement for the form of availability chosen.

12. Citations and References: must be strictly in accordance with APA style norms. Specifically.

Direct citations (books, articles, and academic papers) are the original phrases of the base author's work. They must contain the author's last name and the date of publication. If it is less than 40 words, the sentence must be included in the main text in quotation marks. Those that exceed this amount must be written in a new block format, with 1.27 cm indentation, size, and font equal to the text and simple spacing. The place of the edition is no longer used in the references.

  • In citations [in the text], the calls by the surname of the author (s), by the responsible institution or title included in the sentence must be in upper and lower case and separated by commas and the conjunction 'e', when the article is in Portuguese and 'and' when the article is in English.
  • When in parentheses, they must be in upper and lower case and separated by commas and by '&'.

For more than five authors, only the first one is indicated, adding the expression 'et al.'

Comments

a) The term of evaluation of the article may vary between 1 and 6 months.

 

b) We warn the authors and readers that the review of the articles is the sole responsibility of the authors.

 

Normas atualizadas em 08 de maio de 2020

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.

    Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word ou RTF (desde que não ultrapasse os 2MB)

    All Internet page addresses (URLs), included in the text (Ex .: http://www.ibict.br ) are active and ready to click.
    The text follows the style standards and bibliographic requirements described in Guidelines for Authors, in the section About the Journal.
    The authorship identification of this work has been removed from the file and from the Properties option in Word, thus guaranteeing the journal's confidentiality criterion, if submitted for peer review (eg articles), according to instructions available in Ensuring Blind Peer Review .

    All metadata fields must be filled in without forgetting the ORCID of each of the authors of the article.

  2. DECLARAÇÃO DE ÉTICA E BOAS PRÁTICAS NA PUBLICAÇÃO

    A revista Educação Matemática pesquisa está empenhada em assegurar os mais elevados padrões de ética na publicação.

    Para tal, defendemos os seguintes princípios, baseados no Código de Conduta e Normas de Boas Práticas para Editores de Periódicos, disponibilizado pelo Committee on Publication Ethics (COPE).

    Responsabilidades dos/as autores/as
    Responsabilidades dos/as avaliadores/as
    Responsabilidades dos/as editores/as

    SÃO DEVERES DOS/AS AUTORES/AS:

    • Garantir que existe um consenso entre todos/as os/as coautores/as na aprovação da versão final do artigo e na sua subsequente submissão à revista Educação Matemática pesquisa para publicação.
    • Abster-se de submeter o mesmo artigo simultaneamente a mais do que uma publicação e de submeter vários manuscritos semelhantes e/ou pouco relevantes, com base na mesma pesquisa ("fatiamento salame" de publicações).
    • Limitar a lista de autores exclusivamente a quem contribuiu de forma significativa para a concepção, o projeto, a execução e a interpretação do estudo relatado e não incluir autores fantasmas e ‘convidados’. Outras pessoas que tenham participado apenas em certos aspectos do projeto de investigação devem ser reconhecidas no texto apenas como colaboradores/as.
    • Apresentar um trabalho realizado de modo rigoroso, incluindo uma discussão objetiva do seu significado. Os dados subjacentes à investigação devem ser representados no artigo com precisão. Dados forjados ou falsificados e declarações fraudulentas ou intencionalmente imprecisas constituem um comportamento antiético e inaceitável que levará a Editoria a agir de acordo com os fluxogramas COPE, incluindo solicitar aos empregadores dos autores, às instituições onde a pesquisa foi realizada, aos órgãos financiadores dela ou a um organismo apropriado a abertura de investigação.
    • Abster-se de tomar ideias ou trabalho de outros autores sem lhes dar o devido crédito. Incluir até uma sentença do manuscrito de outra pessoa, ou mesmo de autoria própria, sem citação adequada, é considerado plágio e constitui-se em crime, previsto na Lei 9.610 (Lei de direitos autorais) e no Art. 184 do Código Penal Brasileiro. Os revisores estão atentos à publicação redundante ("fatiamento salame" de publicações), bem como ao plágio, e a Editoria da revista Educação Matemática pesquisa utiliza ferramentas informatizadas para detectá-los. Casos de suspeita de má conduta serão tratados de acordo com os fluxogramas COPE.
    • Discriminar quaisquer potenciais conflitos de interesses financeiros ou outros relevantes para todos os autores ao submeter um trabalho.
    • Notificar imediatamente a Editoria da Revista Educação Matemática pesquisa, caso descubra um erro significativo ou uma imprecisão no seu próprio trabalho publicado e cooperar com a Editoria para corrigi-lo ou, se for inevitável, retirar o artigo de publicação.

    SÃO DEVERES DOS/AS AVALIADORES/AS:

    • Informar imediatamente a Editoria da revista Educação Matemática pesquisa, caso não se sintam qualificados para analisar a investigação descrita no artigo ou saibam que suas avaliações não poderão cumprir os prazos definidos, para que seja possível contatar avaliadores alternativos.
    • Abster-se de avaliar artigos em que tenham conflitos de interesse resultantes de relações ou ligações concorrenciais, colaborativas ou outras, com qualquer um/a dos/as autores/as, empresas ou instituições relacionadas a eles, informando imediatamente a Editoria da Revista Educação Matemática pesquisa, para que seja possível contatar avaliadores alternativos.
    • Estruturar seus pareceres de forma objetiva e construtiva, com observações redigidas de forma clara e cortês, e com base em argumentos científicos que as sustentem, de modo a que os/as autores/as possam utilizá-los para melhorar o seu artigo.
    • Avaliar os artigos unicamente com base no conteúdo destes e independentemente de quaisquer outros fatores tais como raça, idade, gênero, origem étnica, orientação sexual, deficiência, crença religiosa, nacionalidade, orientação política ou classe social dos/as autores/as.
    • Tratar todos os artigos recebidos no âmbito da arbitragem científica por pares como documentos confidenciais e manter em sigilo toda e qualquer informação privilegiada ou ideias obtidas através da arbitragem científica por pares, nunca as usando para proveito pessoal.
    • Informar imediatamente a Editoria Revista Educação Matemática pesquisa, caso detectem qualquer violação de ética de publicação por parte dos/as autores/as do trabalho sob sua avaliação, incluindo casos de suspeita plágio, publicação redundante ("fatiamento salame" de publicações).

    SÃO DEVERES DOS/AS EDITORES/AS:

    • Assegurar que o processo de arbitragem científica dos artigos submetidos à Revista Educação Matemática pesquisa seja anônimo (double-blind peer review), justo e imparcial e que toda a informação relacionada a eles, incluindo as identidades dos/as autores/as e dos/as avaliadores/as, permaneça confidencial.
    • Garantir que todos os artigos e revisões de pesquisa sejam avaliados por dois pareceristas anônimos, doutores e com competência na área de pesquisa do trabalho, e livres de interesses concorrentes, respeitando os pedidos dos autores de que um indivíduo não seja revisor de sua submissão, se estes forem bem fundamentados e praticáveis.
    • Solicitar aos pareceristas que estejam atentos a questões éticas e possíveis falhas de pesquisa e publicação, incluindo design de pesquisa não ético, detalhes insuficientes sobre o consentimento do paciente ou a proteção de assuntos de pesquisa e manipulação e apresentação inadequada de dados, plágio e publicação redundante ("fatiamento salame" de publicações).
    • Exigir que os revisores divulguem quaisquer potenciais conflitos de interesse resultantes de relações ou ligações concorrenciais, colaborativas ou outras, com qualquer um/a dos/as autores/as, empresas ou instituições relacionadas a eles antes de aceitar ou revisar uma submissão, garantir que os leitores sejam informados sobre eles, bem como corrigir a publicação caso os interesses em conflito sejam revelados após a publicação.
    • Manter sistemas para detectar texto plagiado quando suspeitas são levantadas.
    • Garantir que a aceitação ou rejeição de um documento para publicação baseie-se apenas na importância, originalidade, clareza, validade e relevância do estudo para o escopo da Revista Educação Matemática pesquisa. Procurar garantias de que todas as pesquisas foram aprovadas por um comitê de ética em pesquisa apropriado.
    • Garantir que os autores tenham um mecanismo de apelação contra decisões editoriais e estar sempre disposto a publicar correções, esclarecimentos, retrações e desculpas, quando necessário e a justificar qualquer desvio importante dos processos de avaliação descritos.
    • Publicar e revisar regularmente as instruções para os autores e para os revisores e fornecer detalhes de como lidam com casos de suspeita de má conduta, tais como os fluxogramas COPE.
    • Monitorar o desempenho dos revisores e tomar medidas para garantir que este seja de alto padrão, bem como que a base de revisores reflita a comunidade da Revista Educação Matemática pesquisa. Deixar de usar revisores que produzam consistentemente revisões descorteses, de baixa qualidade ou tardias. Adicionar novos revisores conforme necessário, recorrendo a uma ampla gama de fontes (não apenas contatos pessoais) para identificar novos revisores potenciais, tais como sugestões de autores e bancos de dados bibliográficos.
    • Em caso de suspeita ou alegação de falha de conduta, tanto com relação a trabalhos publicados quanto a ainda em avaliação, agir de acordo com os fluxogramas COPE:
    1. Não simplesmente rejeitar documentos que suscitem preocupações sobre possíveis faltas de conduta.
    2. Solicitar uma resposta dos suspeitos de má conduta. Se a resposta não for satisfatória, solicitar aos empregadores dos autores, às instituições onde a pesquisa foi realizada, aos órgãos financiadores dela ou a um organismo apropriado a abertura de investigação.
    3. Fazer todos os esforços razoáveis para assegurar que seja conduzida uma investigação adequada sobre a alegada má conduta.
    • Responsabilizar-se por tudo que é publicado na Revista Educação Matemática pesquisa e defender a liberdade de expressão, bem como impedir que interesses comerciais comprometam os padrões éticos da Revista Educação Matemática pesquisa.

    Implementado em .22 de abril de 2020.

     

  3. POLÍTICAS DE COMPARTILHAMENTO DE DADOS

    A revista Educação Matemática pesquisa segue uma política de incentivo ao compartilhamento de dados de pesquisa, de forma que isso não viole a privacidade dos sujeitos participantes ou outras questões éticas relevantes.

    Por que compartilhar dados?

    Os dados são um resultado chave da atividade de pesquisa e, portanto, todos os dados usados num artigo devem ser devidamente citados, tal como são citados artigos de periódicos científicos, figuras ou trabalhos apresentados em conferências, mesmo que de sua própria autoria.

    Há uma tendência mundial em que cada vez mais agências de financiamento estão fazendo do compartilhamento de dados das pesquisas um requisito. Também está se tornando cada vez mais comum que algumas áreas de conhecimento disponibilizem publicamente os dados de suas pesquisas, garantindo transparência e reprodutibilidade.

    Existem vários benefícios no compartilhamento de dados:

    • O compartilhamento de dados melhora publicamente a robustez do processo de pesquisa, apoiando a validação, a transparência da pesquisa e a replicação e verificação dos resultados. Isto pode, por sua vez, fazer avançar a descoberta e o conhecimento científicos.
    • O compartilhamento de dados facilita a colaboração e pode levar a sua reutilização, com maiores oportunidades de serem realizadas meta-análises e extração de novos resultados.
    • O depósito de dados em um repositório que produz um identificador permanente, como um Digital Object Identifier (DOI), permite que os autores citem o conjunto de dados, permitindo que os pesquisadores recebam o devido crédito por seu trabalho.
    • O depósito de dados proporciona a preservação deles a longo prazo.
    • O depósito de dados ajuda a rastrear o impacto e a reutilização de conjuntos de dados.
    • O depósito de dados facilita que os leitores compreendam melhor o trabalho.
    • A disponibilidade pública de dados de pesquisa auxilia a tradução da pesquisa em prática.
    • A disponibilidade pública de dados aumenta a possiblidade do trabalho ser descoberto.

    Repositórios de dados

    Onde devo depositar dados?

    Um repositório de dados é um espaço de armazenamento para os pesquisadores depositarem conjuntos de dados associados à sua pesquisa. Autores que queiram cumprir uma política de compartilhamento de dados em diário, precisarão identificar repositórios adequados para seus dados.

    NOTA: Lembrar sempre que o compartilhamento de dados deve ser sempre feito de forma a não violar a privacidade dos sujeitos participantes ou outras questões éticas relevantes.

    Encorajamos os autores a selecionar um repositório de dados que emita um identificador persistente, preferencialmente um Digital Object Identifier (DOI), e tenha estabelecido um plano robusto de preservação para garantir que os dados sejam preservados permanentemente. Além disso, A revista Educação Matemática pesquisa  apoia a Declaração Conjunta de Princípios de Citação da Force 11, a qual recomenda que as citações de dados sejam compreensíveis por seres humanos e, ao mesmo tempo, legíveis e processáveis automaticamente por computadores.

    Sempre que possível, recomendamos também depositar os dados em um repositório relevante para sua área de conhecimento e que seja acreditado pela sua comunidade. Os sites FAIRsharing e re3data.org podem ser usados para procurar um repositório de dados certificado e adequado.

    Note-se que há muito poucos repositórios para a área de Pesquisa em Ensino e nenhum deles é certificado pelo site re3data.org nem é considerado suportar um padrão de depósito.

    Em não havendo repositório específico para nossa área, repositórios generalistas como os seguintes podem ser considerados, embora nem todos ofereçam garantia de que os dados serão preservados permanentemente:

    Políticas de compartilhamento de dados

    Nossas políticas basicamente incentivam os autores a:

    • depositar seus dados de pesquisa em um repositório que emita um identificador persistente, de preferência um Digital Object Identifier (DOI),
    • incluir no texto uma Declaração de Disponibilidade de Dados, explicando onde e como outras pessoas podem acessar e utilizar esses dados, e
    • citar essa disponibilização dos dados no texto do artigo e na lista de referências.

    A revista Educação Matemática pesquisa oferece as seguintes políticas padronizadas de compartilhamento de dados em nossos periódicos:

    • Não aplicável: Caso se trate de um trabalho teórico em que não tenha havido nenhuma criação ou análise de dados.
    • Disponibilização mediante solicitação razoável: Os autores concordam em disponibilizar seus dados mediante solicitação razoável de um leitor. Cabe aos autores determinar se uma solicitação é razoável ou não.
    • Disponíveis: Os autores disponibilizam os dados como ‘arquivos suplementares’ no momento da submissão do artigo.
    • Disponíveis publicamente: Os autores disponibilizam seus dados gratuitamente ao público, mas sem poderem ser reutilizados, p. ex. sob uma licença Creative Commons BY-NC-ND.
    • Dados abertos: Os autores disponibilizam seus dados gratuitamente ao público, sob uma licença que permita a reutilização por qualquer terceiro para fins lícitos, p. ex. sob uma licença Creative Commons BY-NC. Os dados devem ser facilmente encontráveis e totalmente acessíveis.
    • Aberto de acordo com o padrão FAIR (Disponível, acessível, interoperável e reutilizável): Os autores disponibilizam seus dados gratuitamente ao público, sob uma licença que permita a reutilização por qualquer terceiro para fins lícitos. Além disso, os dados devem estar formatados de forma a atender aos 11 princípios FAIR, conforme estabelecido na área de assunto relevante.

    Declaração de Disponibilidade de Dados

    Ao enviar seu artigo para A revista Educação Matemática pesquisa, será solicitado que o texto contenha uma Declaração de Disponibilidade de Dados.

    Uma declaração de disponibilidade de dados é crucial para sinalizar onde os dados associados a um documento estão disponíveis e sob quais condições (licenças) os dados podem ser acessados, incluindo links (quando aplicável) ao conjunto de dados.

    A tabela abaixo contém modelos a serem usados, de acordo com a licença de compartilhamento adotada.

    Obs.: Como uma declaração de disponibilidade de dados pode revelar sua identidade, o editor se encarregará de removê-la do texto principal antes de enviá-lo para os avaliadores.

    Declaração

    O compartilhamento de dados não é aplicável a este artigo, pois nenhum dado novo foi criado ou analisado neste estudo.

    Os dados que suportam os resultados deste estudo serão disponibilizados pelo autor correspondente, [iniciais do nome correspondente], mediante solicitação razoável.

    Os dados que suportam os resultados deste estudo estão disponíveis como ‘arquivos suplementares’ no site da revista Educação Matemática pesquisa.

    Os dados que suportam os resultados deste estudo estão disponíveis apenas para consulta em [nome do site] através do link [listar recursos e URLs], mas não podem ser reutilizados.

    Os dados que suportam os resultados deste estudo estão disponíveis abertamente em [nome do repositório] através do DOI http://doi.org/[doi]. Esses dados foram derivados dos seguintes recursos disponíveis em domínio público: [listar recursos e URLs] [se for o caso]

    Os dados que suportam os resultados deste estudo estão disponíveis abertamente em [nome do repositório] através do DOI http://doi.org/[doi] em formato que permite ser lido e processado automaticamente por computador. Esses dados foram derivados dos seguintes recursos disponíveis em domínio público: [listar recursos e URLs] [se for o caso]

    Data: 22 de abril de 2020

     

 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

    1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
    2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
    3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão utilizados exclusivamente para 
os serviços prestados por esta publicação e não serão disponibilizados para outros fins 
ou para terceiros.
___________________________________________________________________
The names and Addresses informed in this magazine will be used exclusively for the services provided 
by this publication and will not be made available for other purposes or to third parties.