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| Qualis: A1 |
| Área do conhecimento: Ensino |
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word ou RTF (desde que não ultrapasse os 2MB)
DECLARAÇÃO DE ÉTICA E BOAS PRÁTICAS NA PUBLICAÇÃO
A revista Educação Matemática pesquisa está empenhada em assegurar os mais elevados padrões de ética na publicação.
Para tal, defendemos os seguintes princípios, baseados no Código de Conduta e Normas de Boas Práticas para Editores de Periódicos, disponibilizado pelo Committee on Publication Ethics (COPE).
SÃO DEVERES DOS/AS AVALIADORES/AS:
SÃO DEVERES DOS/AS EDITORES/AS:
Implementado em .22 de abril de 2020.
POLÍTICAS DE COMPARTILHAMENTO DE DADOS
A revista Educação Matemática pesquisa segue uma política de incentivo ao compartilhamento de dados de pesquisa, de forma que isso não viole a privacidade dos sujeitos participantes ou outras questões éticas relevantes.
Por que compartilhar dados?
Os dados são um resultado chave da atividade de pesquisa e, portanto, todos os dados usados num artigo devem ser devidamente citados, tal como são citados artigos de periódicos científicos, figuras ou trabalhos apresentados em conferências, mesmo que de sua própria autoria.
Há uma tendência mundial em que cada vez mais agências de financiamento estão fazendo do compartilhamento de dados das pesquisas um requisito. Também está se tornando cada vez mais comum que algumas áreas de conhecimento disponibilizem publicamente os dados de suas pesquisas, garantindo transparência e reprodutibilidade.
Existem vários benefícios no compartilhamento de dados:
Repositórios de dados
Onde devo depositar dados?
Um repositório de dados é um espaço de armazenamento para os pesquisadores depositarem conjuntos de dados associados à sua pesquisa. Autores que queiram cumprir uma política de compartilhamento de dados em diário, precisarão identificar repositórios adequados para seus dados.
NOTA: Lembrar sempre que o compartilhamento de dados deve ser sempre feito de forma a não violar a privacidade dos sujeitos participantes ou outras questões éticas relevantes.
Encorajamos os autores a selecionar um repositório de dados que emita um identificador persistente, preferencialmente um Digital Object Identifier (DOI), e tenha estabelecido um plano robusto de preservação para garantir que os dados sejam preservados permanentemente. Além disso, A revista Educação Matemática pesquisa apoia a Declaração Conjunta de Princípios de Citação da Force 11, a qual recomenda que as citações de dados sejam compreensíveis por seres humanos e, ao mesmo tempo, legíveis e processáveis automaticamente por computadores.
Sempre que possível, recomendamos também depositar os dados em um repositório relevante para sua área de conhecimento e que seja acreditado pela sua comunidade. Os sites FAIRsharing e re3data.org podem ser usados para procurar um repositório de dados certificado e adequado.
Note-se que há muito poucos repositórios para a área de Pesquisa em Ensino e nenhum deles é certificado pelo site re3data.org nem é considerado suportar um padrão de depósito.
Em não havendo repositório específico para nossa área, repositórios generalistas como os seguintes podem ser considerados, embora nem todos ofereçam garantia de que os dados serão preservados permanentemente:
Políticas de compartilhamento de dados
Nossas políticas basicamente incentivam os autores a:
A revista Educação Matemática pesquisa oferece as seguintes políticas padronizadas de compartilhamento de dados em nossos periódicos:
Declaração de Disponibilidade de Dados
Ao enviar seu artigo para A revista Educação Matemática pesquisa, será solicitado que o texto contenha uma Declaração de Disponibilidade de Dados.
Uma declaração de disponibilidade de dados é crucial para sinalizar onde os dados associados a um documento estão disponíveis e sob quais condições (licenças) os dados podem ser acessados, incluindo links (quando aplicável) ao conjunto de dados.
A tabela abaixo contém modelos a serem usados, de acordo com a licença de compartilhamento adotada.
Obs.: Como uma declaração de disponibilidade de dados pode revelar sua identidade, o editor se encarregará de removê-la do texto principal antes de enviá-lo para os avaliadores.
Declaração |
O compartilhamento de dados não é aplicável a este artigo, pois nenhum dado novo foi criado ou analisado neste estudo. |
Os dados que suportam os resultados deste estudo serão disponibilizados pelo autor correspondente, [iniciais do nome correspondente], mediante solicitação razoável. |
Os dados que suportam os resultados deste estudo estão disponíveis como ‘arquivos suplementares’ no site da revista Educação Matemática pesquisa. |
Os dados que suportam os resultados deste estudo estão disponíveis apenas para consulta em [nome do site] através do link [listar recursos e URLs], mas não podem ser reutilizados. |
Os dados que suportam os resultados deste estudo estão disponíveis abertamente em [nome do repositório] através do DOI http://doi.org/[doi]. Esses dados foram derivados dos seguintes recursos disponíveis em domínio público: [listar recursos e URLs] [se for o caso] |
Os dados que suportam os resultados deste estudo estão disponíveis abertamente em [nome do repositório] através do DOI http://doi.org/[doi] em formato que permite ser lido e processado automaticamente por computador. Esses dados foram derivados dos seguintes recursos disponíveis em domínio público: [listar recursos e URLs] [se for o caso] |
Data: 22 de abril de 2020
NORMAS PARA SUBMISSÃO Revista Educação Matemática Pesquisa (Qualis A1 – CAPES)
Os pesquisadores interessados em contribuir com publicação inédita nesta revista deverão preparar o texto e enviá-lo segundo as regras que se seguem:
https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/issue/view/2691
Lista de revisores que oferecem descontos para sócios da SBEM (Sociedade Brasileira de Educação Matemática)
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Português |
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Camila Campos |
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Eleonora Dantas |
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Leda Farah |
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Márcia Mariano |
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Maria Isabel de Castro Lima |
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Vera Bonilho |
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Andréa de Freitas Ianni |
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Drª Noili Demaman |
noili@textualassessoria.com.br Whatsapp: (51) 991462500 |
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Inglês |
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Drª Noili Demaman |
noili@textualassessoria.com.br Whatsapp: (51) 991462500 |
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Denise Negrão Rossi Piva |
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Leonardo Spanghero |
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Maria Isabel de Castro Lima |
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Espanhol |
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Drª Noili Demaman |
noili@textualassessoria.com.br Whatsapp: (51) 991462500 |
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Leonardo Spanghero |
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Maria Isabel de Castro Lima |
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Francês |
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Drª Noili Demaman |
noili@textualassessoria.com.br Whatsapp: (51) 991462500 |
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Saddo Ag Almouloud |
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Na primeira página do corpo de trabalho, é necessário indicar mais uma vez o título do documento em negrito, em minúsculo e centrado. Será imediatamente seguida pela introdução, que não deverá ter título. Em relação ao texto, deve estar justificado. A interlinha deve ser 1,5; a primeira linha de cada parágrafo deve ser de 1,25 cm recuado. Margens superior e inferior, da direita e da esquerda devem ter 2,50 cm.
Os trabalhos enviados devem ser salvos em arquivo Windows Word ou RTF, com o corpo do texto em Times New Roman 12, com espaçamento entrelinhas 1,5. A formatação do texto segue as normas técnicas da APA (American Psychological Association), 7ª edição do seu Manual de Publicação (outubro de 2019) que substitui a 6ª edição publicada em 2009, para das referências. O texto do artigo deverá ter de 5.000 a 12.000 palavras.
A apresentação deverá conter: Título em português, inglês, espanhol e francês, em fonte normal, Times New Roman, tamanho 12, em negrito, espaçamento SIMPLES entre linhas e centralizado, espaçamento antes e depois do título com 12 pts. As iniciais das palavras do título devem ser escritas com letras maiúsculas (exceto as preposições, advérbios, conjunções etc.), tanto antes quanto após os dois pontos (:) (subtítulo). Não utilizar palavras inteiramente em maiúsculas. O número de caracteres, SEM OS ESPAÇOS, do título na língua original do artigo, NÃO DEVE ULTRAPASSAR 20 palavras.
Nome(s) do(s) Autor(es): fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples entre linhas e centralizado. Utilizar letras maiúsculas/minúsculas. Não utilizar palavras inteiramente em maiúsculas. Separar do título por um espaço simples entre linhas, Times New Roman 12. Embaixo do nome do autor, deve-se colocar a instituição onde trabalha e a titulação de maior grau.
O nome de cada autor deverá ser colocado conforme exemplo, abaixo do título:
Maria José Ferreira da Silva
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
Doutorado em Educação Matemática
https://orcid.org/0000-0002-1249-8091 .
Na nota de rodapé indicar o endereço de e-mail. Estes dados dos autores devem ser incluídos após o aceite de publicação, na versão final.
Resumo (centralizado -Espaçamento antes e depois com 12pts, em português, inglês, espanhol e francês)
O resumo deve ser escrito em Times New Roman 12, interlinhas 1,5, normal, sem negrito. O resumo deve ser apresentado em um único parágrafo, com alinhamento justificado e, no máximo, 250 palavras. O resumo não deve trazer referências no seu corpo. Devem constar o objetivo da pesquisa, participantes, questão de pesquisa, referencial teórico, metodologia, principais resultados e conclusões. Se for reflexão teórica, deve trazer claramente os objetivos e as articulações previstas no trabalho. Em uma nova linha recuada de 1,25 cm, é necessário indicar "Palavras-chave:" em itálico e negrito. Na mesma linha, tem que listar até cinco palavras-chave (sem itálico), a primeira letra em maiúscula, em fonte Times New Roman 12 pts, separadas por vírgulas. Estas são as palavras, abreviaturas e siglas que permitem que o trabalho seja referenciado.
Todos os subtítulos com a mesma formatação e sem numeração (alinhamento centralizado, primeira letra em maiúscula, times new roman 12 pt, negrito, interlinhas simples. Espaçamento antes e depois com 12pts)
Desenvolver o texto organizado em seções, todas com a mesma formatação. Utilizar, quando necessário, destaques em negrito.
Figuras e tabelas
Segundo a norma APA, só há tabelas e figuras. As tabelas são valores numéricos ou texto exibidos em linhas e colunas. A figura é qualquer tipo de ilustração que não seja uma tabela: gráficos, fotografias, desenhos, diagramas, fluxogramas, mapas, organogramas, entre outros.
Tabelas: As tabelas devem estar de acordo com o padrão APA, com uma legenda acima dela, contendo a palavra 'Tabela' (com letra inicial maiúscula) seguida de um número (a partir de 1, em ordem numérica) e um ponto; na linha seguinte, o título da tabela (em itálico) e a fonte, caso necessário. 12 pts, normal, espaçamento 1,5, centralizado, espaçamento depois de 3 pts.
Tabela 1.
Visão geral do resultado para resolução do problema (Silva, 2005, p. 60)
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Modelagem/escrita algébrica |
Resolução |
Interpretação |
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Certo |
Errado |
Certo |
Errado |
Certo |
Errado |
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13 |
1 |
9 |
5 |
9 |
5 |
Tabela 2.
Título da tabela (12 pts, normal, espaçamento 1,5, centralizado, depois de 3 pts)
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2º EIXO |
Geometria |
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Competências |
Descritores/Habilidades |
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C4 – Reconhecer as representações de figuras geométricas |
D4.1 – Identificar figuras geométricas planas. |
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D4.2 – Reconhecer as representações de figuras geométricas espaciais. |
Figuras: As figuras devem estar de acordo com o padrão APA, com uma legenda acima dela, contendo a palavra 'Figura' (com letra inicial maiúscula) (com letra inicial maiúscula) seguida de um número (a partir de 1, em ordem numérica) e um ponto; na linha seguinte, o título da figura (em itálico). 12 pts, normal, espaçamento 1,5, centralizado, espaçamento depois de 3 pts). As figuras devem ser nítidas e com contraste e resolução satisfatórios (acima de 300 dpi). Imagens coloridas são publicadas na versão eletrônica da revista.
Figura 1.
Questão 5 teste 2011 (Moura, 1991, p. 50) 12 pts, normal, espaçamento 1,5, centralizado, depois de 3 pts
Nunca termine uma seção com figuras ou tabelas. Procure continuar com o texto de forma a estabelecer uma ligação com o item/seção seguinte.
Citações e referências segundo as normas da APA (2019)
As normas da APA são usadas, de forma geral, em citações, referências, figuras e tabelas.
A citação é quando o autor do texto acadêmico usa as ideias de outros autores para salientar aquilo que está dizendo dentro do seu conteúdo. Elas devem ser feitas sempre que o autor quiser enfatizar algo, usando conceitos e termos que não são seus. Para isso, é preciso seguir uma série de regras pré-estabelecidas nas normas APA. Elas são formadas pelo sobrenome do autor citado, a data de publicação da obra e as páginas de onde a frase original foi retirada. No final do trabalho acadêmico, a obra em questão deve ser referenciada, seguindo, também, uma série de regras.
Confira a seguir como fazer citações usando as normas APA.
Citações diretas (livros, artigos e trabalhos acadêmicos)
São as frases originais da obra do autor de base. Devem conter o último sobrenome do autor, bem como a data de publicação. Caso ela tenha menos de 40 palavras, a frase deve ser incorporada ao texto principal entre aspas. As que ultrapassarem essa quantidade devem ser escritas em formato de novo bloco, com recuo de 1,25 cm, tamanho e fonte iguais às do texto e espaçamento simples (parágrafo antes e depois de 12 pts). Nas referências não se usa mais o local da edição.
Exemplo citação direta com menos de 40 palavras
Perrenoud (1999, p. 66) afirma que essa “proximidade provoca a constante tentação de ajudar o aluno a ser bem-sucedido, quando se trata de aprender”.
Exemplo citação direta com mais de 40 palavras
Um processo de avaliação requer um planejamento, em que se deve identificar o que pretende-se atingir (os objetivos de aprendizagem), concebe o processo de chegar até lá (os métodos, meios e materiais) e finalmente, a maneira de saber se conseguiu, ou não, o pretendido (tipos e instrumentos de avaliação). (Campos et al., 2003, pp. 119-120)
Citação direta de material da internet
No caso das citações de conteúdo da web, é preciso informar tanto o nome do autor, quanto o ano de publicação e o número de páginas entre parênteses. No caso dos materiais que não tiverem paginação, deve-se usar o número do parágrafo ou nome de cabeçalho ou de seção.
Exemplo de citação
Para pessoas com osteoartrite, “articulações dolorosas devem ser movidas diariamente por uma ampla gama de movimentos para manter a flexibilidade e diminuir a deterioração da cartilagem” (Gecht-Silver & Duncombe, 2015, seção Osteoartrite).
Nas referências, no entanto, as entradas devem ser feitas pelo site e não pelo parágrafo ou seção. Também as referências URL não precisam mais ser precedidas da expressão: “Disponível em:”, a não ser que seja necessária uma data de recuperação. Ainda nas referências, os códigos Digital Object Identified (DOI), aparecem em forma de URL.
Referências (12 pts – negrito, com espaçamento antes e depois de 12 pts)
As referências (normas APA) devem ser listadas por ordem alfabética dos sobrenomes dos autores e, a seguir, por ordem cronológica (no caso de um mesmo autor ter mais de uma obra). Em cada referência, a primeira linha não tem recuo e as demais um avanço para a direita de 1,27 cm. Digitar cada referência em letra Times New Roman, espaço simples, tamanho 12, com um espaço de parágrafo de 6 pts antes e 6 pts depois, alinhamento justificado.
Referência a artigos em periódicos científicos devem ter a seguinte ordem:
(6 pts antes) Sobrenome(s) do(s) autor(es), e as respectivas iniciais do(s) nome(s) do(s) (avanço à direita de 1,25 cm) autor(es), seguidas de ponto, sendo cada autor separado por vírgula, exceto o último que deve ser separado por & (data da publicação entre parênteses). Título do artigo. Nome do periódico em itálico, volume em itálico(número), página inicial-página final. (6 pts depois)
Exemplos artigo em uma revista impressa:
Brousseau, G. (1986). Fondements et méthodes de la didactique des mathématiques. Recherches en Didactique des Mathématiques, 7(2), 33-115.
Parzsyz, B. (2001). Articulation et déduction dans une démarche géométrique em PE1. In Actes du 28eme colloque COPIREM (tours) (pp. 99-110), Ed. Université d’Orléans.
Referência a um livro integral (não organizado) deve ter a seguinte ordem:
Sobrenome(s) do(s) autor(es), e as respectivas iniciais do(s) nome(s) do(s) autor(es), seguidas de ponto, sendo cada autor separado por vírgula, exceto o último que deve ser separado por & (data da publicação entre parênteses). Título do livro em itálico. Editora.
Exemplo:
Almouloud, S. (2007). Fundamentos da Didática da Matemática. Editora da Universidade Federal de Paraná.
Cochran-Smith, M., & Lytle, S. L. (2009). Inquiry as Stance: Practitioner Research for the next Generation.
Referência a capítulo de livro impresso deve obedecer a seguinte ordem:
Sobrenome(s) do(s) autor(es) do capítulo, e as respectivas iniciais do(s) nome(s) do(s) autor(es), seguidas de ponto, sendo cada autor separado por vírgula, exceto o último que deve ser separado por & (data da publicação entre parênteses). Título do capítulo (sem itálico), In nome dos editores ou organizadores do livro, começando pelas iniciais do(s) nome(s) e, a seguir, o sobrenome completo de cada um. Título do livro em itálico (p. página inicial-final do capítulo). Editora.
Exemplos:
Bessot, A. (2009). L´ingénierie didactique au coeur de la théorie des situations. In Margolinas et al. (org.), En amont et en aval des ingénieries didactiques, XVª École d´Été de Didactique des Mathématiques – Clermont-Ferrand (PUY-de-Dôme). Recherches em Didactique des Mathématiques. (pp. 29-56). La Pensée Sauvage, v. 1.
Jaworski, B. (2011). Situating Mathematics Teacher Education in a Global Context. In N. Bednarz, D. Fiorentini & R. Huang (eds.), International Approaches to Professional Development for Mathematics Teachers: Explorations of innovative approaches to the professional development of math teachers from around the world (pp. 2-50). University of Ottawa Press.
Jiménez Espinosa, A., & Fiorentini, D. (2005). (Re)significação e reciprocidade de saberes e práticas no encontro de professores de matemática da escola e da universidade. In D. Fiorentini & A. M. Nacarato (orgs.), Cultura, formação e desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática (pp. 152-174). Musa Editora.
Referências a publicações disponíveis na Internet (on-line):
Se a publicação é de um periódico científico on-line, o formato é o mesmo de um artigo científico, acrescentando, ao final, o URL ou o DOI.
Exemplo de revista online:
Almouloud, S. Silva, C. V. (2020). A utilização de mapas conceituais em uma investigação acerca da prática docente. Revista Educação Matemática Pesquisa, 22(1), p. 22-42. https://doi.org/10.23925/1983-3156.2020v22i1p022-042
Barbosa, G.S., & Magina, S.M.P. (2011). Construindo Significado para expressões numéricas multiplicativas a partir do jogo de mensagem. Zetetiké, 22(41), p. 9-30. https://www.fe.unicamp.br/revistas/ged/zetetike/issue/view/298
Exemplo de capítulo de livro on-line:
Tremblay, M. (2017). Le système électoral et les comportements électorux. In R. Pelletier e M. Tremblay (dir.), Le parlementarisme canadien (p. 123-152). https://books- scholarsportal-info.uml.idm.oclc.org/en/2017-10-25/1/9782763732
Se a publicação (trabalho publicado em anais de evento, dissertação ou tese, por exemplo) foi obtida a partir de um site ou portal, é necessário informar o site. Por exemplo:
Fiorentini, D. (2002). Mapeamento e balanço dos trabalhos do GT-19 (Educação Matemática) no período de 1998 a 2001. Anais da 25ª Reunião Anual da ANPEd (pp. 1-17). Caxambu: Associação Nacional de Pós-Graduação. http://25reuniao.anped.org.br/encomendados/mapeamentobalancogt19.doc.
As referências a monografias (TCC), dissertações e teses devem seguir a seguinte ordem: Sobrenome do autor, iniciais do nome do autor, seguidas de ponto, (data da publicação entre parênteses). Título do trabalho em itálico. (TCC ou dissertação de mestrado ou tese de doutorado em Educação ou Ensino ou... Instituição). URL
Exemplo:
Silva, M. J. F. da. (2005). Investigando saberes de professores do Ensino Fundamental com enfoque em números fracionários para a quinta série [Tese de doutorado em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo]. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10923.
Azevedo, S. A. A. O desafio de argumentar nas aulas de Matemática: uma investigação com estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental [Dissertação de Mestrado em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo]. https://sapientia.pucsp.br/handle/handle/22665
Para citar duas ou mais referências de um mesmo autor com várias datas de publicação, é necessário repetir a indicação, sem fazer uso de travessão seguido de ponto. Exemplo:
Vygotsky, L. S. (1984). A formação social da mente. Martins Fontes. Vygotsky, L. S. (1989). Pensamento e Linguagem. Martins Fontes.
Desde a primeira citação escrever apenas o nome do primeiro autor com ano de publicação e “et al.”.
No Texto: Herrison et al. (2016) ou (Herrison et al., 2006)
Nas Referências: Herrison, J.J., Cerri, H., Stremick, C.A., Martinuzzi, R., Turner, R.J. (2006).
Citação com vários autores corroborando de uma mesma ideia
Em muitos casos, o redator pode optar por usar vários autores que sigam uma mesma ideia. Aqui, é preciso colocar o sobrenome do autor e ano de cada obra citada, separados por ponto e vírgula e dentro de parênteses. A ordem deve ser a mesma das referências, ordem alfabética.
Já nas referências é permitido dar entrada em até 20 nomes de autores antes de incluir reticências (três pontinhos). Anteriormente as reticências eram aplicadas a partir do 7º nome de autor.
Atualmente, percebe-se que o crescimento de casos de distúrbios como depressão e ansiedade, também gerou um aumento na procura de medicamentos para o tratamento desses problemas, sem a prescrição médica adequada (Almeida, 2015; Gomes, Pereira, & Alves, 2016; Silva, 2016).
Pode-se afirmar que o aumento dos casos de depressão se deve, principalmente, ao fato da falta de debate sobre o assunto entre a população, visto que Almeida e Gomes (2016), Pereira (2015) e Silva (2017) têm apontado que não existem campanhas do estado suficientes.
É muito comum, também, que muitos autores tenham o mesmo sobrenome. Segundo as normas da APA, para organizar essas citações, é preciso colocar as iniciais do autor consultado antes do sobrenome e seguido do ano de publicação da obra. Pode-se colocar a informação tanto dentro quanto fora de parêntesis.
Para citar legislação, considere, o exemplo:
Lei nº 5.540, de 28 de novembro de 1968. (1968). Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências.
Para citar uma instituição governamental como autora, considere, os exemplos:
Ministério da Educação (MEC). (2002). Resolução nº 1, de 3 de abril de 2002. Institui Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Diário Oficial República Federativa do Brasil, Brasília.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). (2010). APCN – 2010. Aplicativo para Propostas de Cursos Novos. CAPES: Brasília.
As citações diretas (livros, artigos e trabalhos acadêmicos) são as frases originais da obra do autor de base. Devem conter o último sobrenome do autor, bem como a data de publicação. Caso ela tenha menos, 40 palavras, a frase deve ser incorporada ao texto principal entre aspas. As que ultrapassarem essa quantidade devem ser escritas em formato de novo bloco, com recuo de 1,25 cm, tamanho e fonte iguais às do texto e espaçamento simples. Nas referências não se usa mais o local da edição.
Para mais detalhes e exemplos, ver as recomendações e exemplos no template disponível no menu da revista.
Normas atualizadas em janeiro de 2023
O Grupo de Trabalho 3 – Currículo e Educação Matemática (GT03) da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) congrega profissionais que, no campo da Educação Matemática, têm se dedicado à pesquisa sobre currículos e seus atravessamentos na Matemática, considerando as suas dimensões: as prescrições no âmbito dos governos, os materiais curriculares produzidos para o ensino, os planejamentos construídos no contexto das instituições, as políticas públicas relativas ao desenvolvimento curricular, as ações desenvolvidas em espaços formativos e as avaliações, em suas variadas formas, entre outras. Os pesquisadores que compõem o GT03 compreendem o currículo como prática e construção social que, dentre várias outras ações, seleciona e legitima saberes ou conhecimentos para produzir uma determinada formação. No âmbito dos estudos sobre Currículo e Educação Matemática, o Grupo desenvolve pesquisas sobre os papéis e os efeitos da Educação Matemática nas diferentes modalidades de ensino – como o integrado à educação profissional, a educação de jovens e adultos, a educação do campo, a educação escolar indígena, a educação escolar quilombola, entre outras – e nas diferentes etapas da escolaridade.
Embora a ementa contemple uma ampla variedade temática, as pesquisas discutidas neste Grupo têm uma característica comum: a consistência e coerência teórica e metodológica voltada para o campo do Currículo e suas interações com o campo da Educação Matemática.
Editores:
Clarissa de Assis Olgin - Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) e Gilberto Januário - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
Cronograma:
Submissões: até 31 de março de 2025.
Avaliação: até 30 de abril de 2025.
Postagem da devolutiva para correções: até 31 de maio de 2025.
Postagem da versão traduzida: até 30 de junho de 2025.
Edição e Publicação: julho de 2025.
Chamada de artigos para compor o número especial: Referenciais teóricos para discutir conhecimentos e saberes matemáticos mobilizados e produzidos por professores que ensinam matemática nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio
O alcance da Teoria Elementar dos Números é atualmente maior do que se imagina. Este domínio engloba desde o estudo de padrões e regularidades, questões centrais para o desenvolvimento do Pensamento Algébrico, até aplicações relacionadas à segurança, como Criptografia e assinaturas digitais, análise da complexidade de algoritmos etc. Neste contexto, a proposta deste número temático da Revista Educação Matemática Pesquisa (ISSN 1983-3156), a ser publicado em agosto de 2023, é a de apresentar pesquisas contemplando reflexões didáticas acerca de tópicos de Teoria Elementar dos Números e suas aplicações em diferentes áreas do conhecimento.
A ideia é reunir uma coletânea de artigos com resultados de investigações abrangendo desde os primeiros anos da Educação Básica até o Ensino Superior. Para tanto, esperamos contar com a participação de pesquisadores brasileiros e estrangeiros que se dedicam à essa temática.
Os editores convidados para essa edição são a professora Barbara Lutaif Bianchini (PUC-SP), o professor Gabriel Loureiro de Lima (PUC-SP) e a professora Anna Paula de Avelar Brito Lima (Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE). Convém ressaltar que tal revista é avaliada pela Capes, com Qualis A2, na área de Ensino.
Serão aceitos artigos em português, espanhol, inglês ou francês que tratem das temáticas relacionadas ao ensino e à aprendizagem de Teoria Elementar dos Números e suas aplicações em diferentes perspectivas. Entendemos que algumas questões centrais podem ser objetos de discussões neste número temático, entre as quais:
Podem ser propostos artigos inéditos contendo resultados de pesquisas, bem como reflexões com contribuições teóricas para as investigações na área, em qualquer nível de ensino. A data limite para recebimento de colaborações é 30 de maio de 2023. Instruções e um tutorial para autores, bem como outras informações relevantes se encontram no endereço http://revistas.pucsp.br/emp.
Cada autor poderá submeter uma, e apenas uma, proposta de artigo, seja como autor principal ou coautor.
Os textos devem ser submetidos diretamente, pelo(s) autor(es) na plataforma SEER da Revista (http://revistas.pucsp.br/index.php/emp ) na seção “REFLEXÕES DIDÁTICA ACERCA DE TEORIA ELEMENTAR DOS NÚMEROS” . No ambiente da revista estão também disponíveis as normas para elaboração dos textos (http://revistas.pucsp.br/index.php/emp/about/submissions#authorGuidelines ) e o arquivo com o template que deve ser usado (https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/5604 ).
No Passo 1 do processo de submissão on-line, o(s) autor(es) deve(m) escolher a seção “Submissão de artigos ao número temático “Número temático – Reflexões Didáticas acerca de Teoria Elementar dos Números”, para que o artigo seja encaminhado aos editores. Todos os artigos passarão pela avaliação de, pelo menos, dois pareceristas. Dúvidas sobre a edição temática podem ser encaminhadas para os e-mails gloureirolima@gmail.com ou barbaralb@gmail.com.
Ana Lúcia Manrique (Editora da Revista)
Barbara Lutaif Bianchini (Editora convidada)
Gabriel Loureiro de Lima (Editor convidado).
Anna Paula de Avelar Brito Lima (Editora convidada).
A revista Educação Matemática Pesquisa (EMP), do Programa de Estudos Pós-graduados em Educação Matemática, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, comemora 25 anos (1999-2023) em 2023.
Com o objetivo de proporcionar um espaço nacional e internacional de divulgação da pesquisa científica na área de Educação Matemática, a revista EMP, ao longo de mais de duas décadas de atuação, vem contribuindo com esse objetivo e, por isso, alcançou o reconhecimento internacional. Sendo conhecida como excelente na área educacional, dissemina temas contemporâneos – divulgados em "chamada de trabalhos" e "agendas de pesquisa" nacionais e internacionais. E sempre traz novas questões relevantes e interessantes para o desenvolvimento da área.
Priorizou e continua priorizando artigos científicos relacionados à Educação Matemática inéditos no Brasil e relacionados em particular as linhas de pesquisa de nosso programa: Estrutura Curricular e Formação de Professores; História, Epistemologia e Didática de Matemática; Tecnologias da Informação e da Didática da Matemática. Além disso, a revista EMP reflete nas suas publicações a diversidade que caracteriza a pesquisa em Educação Matemática, focando trabalhos da história da matemática e da educação matemática, filosofia da educação matemática, etnomatemática, epistemologia, cultura, currículo, didática das ciências, formação de professores, psicologia da educação matemática, educação estatística e financeira, educação algébrica, educação especial e inclusiva, tecnologias etc., entre vários outros relacionados à Educação Matemática.
Um dos focos da publicação da revista é a submissão de artigos que abrem diálogos entre a Educação Matemática e áreas afins, como Educação, Sociologia, Antropologia, Filosofia, Matemática, Epistemologia, História da Matemática ou da Educação Matemática, Psicologia Educacional, entre outras.
Com muita alegria que convidamos o(a) Senhor(a) para submeter um artigo cuja temática é de sua livre escolha, para a comemoração desses 25 anos de nossa revista
Número Temático: A pesquisa sobre a Formação de Professores de Matemática na interface com o Programa Residência Pedagógica
Ementa
O Programa Residência Pedagógica (PRP) tem se consolidado no Brasil enquanto espaço formativo de professores de Matemática (inicial e continuada) e, também, enquanto objeto de investigação focalizando diferentes aspectos como a aprendizagem docente, a identidade profissional e a formação de formadores. Nesse sentido, serão aceitos neste Número Temático artigos inéditos, redigidos em português, inglês, espanhol ou francês, que apresentem reflexões teóricas ou resultados de pesquisas, concluídas ou em andamento, que evidenciem o papel do PRP na Formação de Professores de Matemática e, consequentemente, as contribuições para as agendas de pesquisa no campo da Educação Matemática. Cabe ressaltar que não serão aceitos relatos de experiência.
Proposta de Cronograma
Junho de 2021 – início da divulgação do Número Temático
Outubro de 2021 – abertura das submissões
15 de abril de 2022 – encerramento das submissões
Outubro de 2021 a julho de 2022 – processo de avaliação por pares
Julho a setembro de 2022 – recebimento das versões finais dos artigos aprovados
Outubro de 2022 – escrita do Editorial
Dezembro de 2022 – publicação do Número Temático
Editores:
Prof. Dr. Douglas da Silva Tinti (UFOP)
Prof. Dr. José Fernandes da Silva (IFMG)
Profa. Dra. Ana Lúcia Manrique (PUC-SP)CHAMADA DE ARTIGOS PARA EDIÇÃO TEMÁTICA “ABORDAGEM DOCUMENTAL DO DIDÁTICO E CORRELATAS” DA REVISTA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PESQUISA (EMP)
Pesquisadores do PEPG em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), pertencentes aos grupos de pesquisa Elementar e Superior em Matemática e Tecnologias Digitais na Educação Matemática credenciados pelo CNPq têm considerado a Teoria da Abordagem Documental do Didático (ADD) como referencial, em suas pesquisas. Teses e dissertações orientadas por eles têm sido fundamentadas por essa Teoria. Luc Trouche, um de seus autores, colabora com o Programa em atividades de formação e de participação em bancas. Em 2021 em especial, ele coordena um conjunto de 10 Seminários sobre a ADD no âmbito do (PIPRINT- PG) PLANO DE INCENTIVO AO PROGRAMA DE INTERNACIONALIZAÇÕ DA PÓS-GRADUAÇÃO, EDITAL PIPRINT- PG 9302/2020 da PUC-SP. Destacamos que a ADD tem representações em todo o mundo e que no encontro “RE(S)SOURCES 2018 INTERNATIONAL CONFERENCE” realizado em Lyon-França reuniram-se 26 países. No Brasil a ADD é considerada em pesquisas de Universidades Federais das regiões Norte, Nordeste e Oeste, além da PUC-SP, no Sudoeste.
Visando a contribuir para a ampla divulgação e discussão de investigações de pesquisadores brasileiros e estrangeiros que se interessam pela ADD e por teorias correlatas, a Revista Educação Matemática Pesquisa (ISSN 1983-3156) abre espaço para a publicação de um número temático, a ser publicado em Dezembro de 2021. Os editores responsáveis pela edição são os pesquisadores convidados Luc Trouche e Marcio Vieira de Almeida e Sonia Igliori. A Revista Educação Matemática Pesquisa é avaliada pela Capes, com Qualis A2, na área de Ensino.
Serão aceitos artigos em português, espanhol, inglês ou francês que apresentem pesquisas no âmbito da ADD e correlatas como Orquestração Instrumental, entre outras.
Cada autor poderá submeter uma, e apenas uma, proposta de artigo, seja como autor principal ou coautor, contando com no máximo 4 autores por artigo.
O prazo final para submissão de originais é 10 de outubro de 2021, sem possibilidade de ampliação.
Os textos devem ser submetidos diretamente, pelo(s) autor(es) na plataforma SEER da Revista (http://revistas.pucsp.br/index.php/emp), na qual estão também disponíveis as normas para elaboração dos textos (http://revistas.pucsp.br/index.php/emp/about/submissions#authorGuidelines) e o arquivo com o template que deve ser usado (http://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/5604/docx).
No Passo 1 do processo de submissão on-line, o(s) autor(es) deve(m) escolher a seção Submissão de artigos ao número temático sobre a “Abordagem Documental do Didático”, para que o artigo seja encaminhado aos editores convidados. Caso não haja essa identificação, o artigo passará pelo processo de avaliação regular da revista.
Dúvidas sobre a edição temática podem ser encaminhadas para o e-mail sigliori@pucsp.br.
Sonia Barbosa Camargo Igliori (Editora da EMP).
Luc Trouche (Editor convidado).
Marcio Vieira de Almeida (Editor convidado)
Número especial :Educação Estatística -Seminário hispano-brasileiro
Esta edição é dedicada à Educação Estatística, mais precisamente aos trabalhos apresentados no seminário internacional promovido pelo GT-12 em parceria com os pesquisadores espanhóis liderados pela Universidade de Granada. Os artigos estão restritos ao grupo de pesquisadores que participou do referido seminário, em maio de 2020, o que inclui o grupo brasileiro do GT-12 e o Grupo FQM-126: Teoría de la Educación matemática y Educación Estadística da Universidade de Granada.
Chamada de trabalhos – Número Temático 2020
Revista “Educação Matemática Pesquisa” – ISSN 1983-3156
Metodologia de Pesquisa em Educação Matemática
A Revista “Educação Matemática Pesquisa”, publicação do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), convida os pesquisadores da área a submeter suas colaborações para seu número temático do ano de 2020, cujo tema será “Metodologia de Pesquisa em Educação Matemática: rumos e perspectivas”.
A metodologia é elemento essencial em todas as pesquisas de caráter científico. As definições relativas ao design de um estudo podem definir delineamentos, recortes, procedimentos, técnicas de coleta de dados, configurações para as análises, entre outras escolhas de caráter axial para a estrutura de um trabalho acadêmico. Neste sentido, parece legítimo propor alguns questionamentos:
Podem ser propostos artigos contendo resultados de pesquisas, bem como reflexões com contribuições teóricas para as investigações na área, em qualquer nível de ensino. A data limite para recebimento de colaborações é 14 de setembro de 2020. Serão aceitos artigos inéditos, redigidos em português, inglês, espanhol ou francês. Instruções e um tutorial para autores, bem como outras informações relevantes se encontram no endereço http://revistas.pucsp.br/emp.
Os textos devem ser submetidos diretamente, pelo(s) autor(es) na plataforma SEER da Revista (http://revistas.pucsp.br/index.php/emp ). No ambiente da revista estão também disponíveis as normas para elaboração dos textos (http://revistas.pucsp.br/index.php/emp/about/submissions#authorGuidelines ) e o arquivo com o template que deve ser usado (http://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/5604/docx ).
No Passo 1 do processo de submissão on-line, o(s) autor(es) deve(m) escolher a seção “Submissão de artigos ao número temático “Número temático - Metodologia de Pesquisa em Educação Matemática: rumos e perspectivas”, para que o artigo seja encaminhado aos editores. Todos os artigos passarão pela avaliação de, pelo menos, dois pareceristas. Dúvidas sobre a edição temática podem ser encaminhadas para o e-mail gepasoli@gmail.com (Editor do número temático), saddoag@gmail.com (editor da revista) e/ou analuciamanrique@gmail.com. (Editora da revista)
A edição está prevista para dezembro de 2020.
Prof. Dr. Gerson Pastre de Oliveira
Editor do Número Temático
Ao longo de sua existência, o GT19 vem se constituindo em um espaço de debate acadêmico, envolvendo pesquisadores, professores e estudantes de pós-graduação, o qual tem possibilitado impulsionar outros olhares e outras ideias para a produção científica em Educação Matemática, a partir de discussões singulares com as outras áreas da Educação.
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| Qualis: A1 |
| Área do conhecimento: Ensino |

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