v. 13, n. 3 (2011)

Sumário

Editorial (portuguese and english) PDF PDF
Sonia Barbosa Camargo Igliori, Benedito Antonio da Silva

Artigos

Diferentes dimensões do ensino e aprendizagem do Cálculo PDF
Benedito Antonio da Silva 393-413
Historia de la enseñanza del Cálculo a través de los libros PDF
Maria Teresa González Astudillo 415-437
Uma discussão sobre o papel das definições formais no ensino e aprendizagem de limites e continuidade em Cálculo I PDF
Osvaldo Honório de Abreu, Frederico da Silva Reis 439-459
Criterios para organizar la enseñanza de Matemática Superior que favorecen la comprensión. Un ejemplo sobre aproximaciones polinómicas de funciones PDF
Mabel Alicia Rodríguez, Marcel David Pochulu, Ana Matilde Ceccarini 461-487
Leitura e escrita em Cálculo PDF
Maria Clara Rezende Frota 489-508
Análise do desempenho dos alunos em formação continuada sobre a interpretação gráfica das derivadas de uma função PDF
Eleni Bisognin, Vanilde Bisognin 509-526
Professores que utilizam tecnologia de informação e comunicação para ensinar Cálculo PDF
Douglas Marin, Miriam Godoy Penteado 527-546
Los Recorridos de Estudio e Investigación en las Escuelas de Ingeniería PDF PDF
Cecilio Fonseca Bon 547-580
Historia e rigor na iniciaçao ao cálculo: uma experiencia cubana PDF
Concepción Valdés Castro, Carlos Sánchez Fernández 581-596
Transição interna do cálculo em uma variável para o cálculo a várias variáveis: uma análise de livros PDF
Francisco Regis Vieira, Herminio Borges Neto 597-626

Teses de Doutorado

Um estudo da contribuição de livros didáticos de Matemática no processo de disciplinarização da Matemática escolar do Colégio - 1943 a 1961. HTML
Denise Franco Capello Ribeiro
Concepções de Professores da Educação Básica sobre variabilidade Estatística. HTML
Diva Valério Novaes
A prática da argumentação como método de ensino: o caso dos conceitos de área e perímetro de figuras planas. HTML
José Messildo Viana
Uma aproximação prática no ambiente de trabalho: resolução de problemas em Matemática e processo de manutenção de sistemas computacionais. HTML
Leila Souto de Assis
O Desenvolvimento profissional de professores do Ensino Fundamental em um processo de Formação para o ensino e a aprendizagem das Medidas de Tendência Central. HTML
Maria Patrícia Freitas de Lemos
A Modelagem Matemática e a interdisciplinaridade na introdução do conceito de Equação Diferencial em cursos de Engenharia. HTML
Roberto Fecchio

Dissertações Mestrado Acadêmico

Qual a concepção de divisibilidade explicitada por alunos do 6º ano ao poderem utilizar calculadora? HTML
André Henrique Pizysieznig
Análise Combinatória e Proposta Curricular Paulista: um estudo dos problemas de contagem. HTML
Carlos Eduardo de Campos
Secções Cônicas: atividades com Geometria Dinâmica com base no Currículo do Estado de São Paulo. HTML
Marcelo Balduino Silva
Diálogos e possibilidades entre o movimento Bauhaus, a Etnomatemática e a Educação Matemática realística. HTML
Marcelo Boaventura
Possibilidades e dificuldades no desenvolvimento de situações de aprendizagem envolvendo funções trigonométricas. HTML
Marcia Regina Ramos Costa Ribeiro
A noção de infinito em livros didáticos do Ensino Básico. HTML
Silvio Joaquim Lopes
O Currículo de Matemática do Estado de São Paulo: sugestões de atividades com o uso do GeoGebra. HTML
Wadames Procópio
Ações colaborativas Universidade-Escola: o processo de formação de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais. HTML
Wagner Barbosa de Lima Palanch
Uma abordagem conceitual de volumes no ensino médio. HTML
Wagner Pulido Rodrigues

Dissertações Mestrado Profissional

Sistema de Equação Linear: um estudo de sua abordagem nos Cadernos do Professor de Matemática de 2008 e 2009 da Rede Pública de Ensino do Estado de São Paulo. HTML
Emerson Pereira Rodrigues
A Modelagem Matemática na introdução do conceito de equação para alunos de sétimo ano do ensino fundamental. HTML
Everton Jonathan de Andrade Salandini
Concepções e competências de professores especialista em Matemática em relação ao conceito de fração. HTML
Fábio Meneses Costa
Modelagem Matemática e o ensino de funções do 1º grau. HTML
Luiz Gonçalves Filho
Elaboração e Proposta de um RPG (Role Playing Game) a partir do Papiro de Rhind. HTML
Rafael Rix Geronimo


ISSN: 1983-3156