Diferentes dimensões do ensino e aprendizagem do Cálculo

Autores

  • Benedito Antonio da Silva PUC-SP

Palavras-chave:

ensino do Cálculo, professor-aluno, dimensão epistemológica.

Resumo

Neste artigo o objetivo é discutir diferentes componentes envolvidas no ensino e aprendizagem do Cálculo, em particular aquelas referentes ao próprio saber matemático e às expectativas dos sujeitos envolvidos no processo: estudantes e professores. Partindo de uma breve contextualização do estado das pesquisas referentes ao ensino superior, apresentamos o projeto sobre o tema, que vem sendo desenvolvido há aproximadamente uma década com alunos de mestrado e doutorado em Educação Matemática. São descritos os objetivos de sub-temas e os pressupostos metodológicos que tem guiado o andamento do projeto. As dissertações e teses defendidas forneceram os resultados organizados sob diferentes perspectivas; tais resultados apontam para o fato de que considerar diferentes dimensões envolvidas no processo pode desvendar informações que favorecem a compreensão da causa de dificuldades presentes na aprendizagem do Cálculo. Abstract In this paper we aim to discuss the different components involved in teaching and learning of calculus, in particular those related to their own mathematical knowledge and expectations of individuals involved in the process: students and teachers. Starting with a brief background of the state of research concerning higher education, we present the project on the subject, which has being developed about a decade ago with masters and doctoral students in Mathematics Education. It is described the goals of sub-themes and methodological assumptions that have guided the project's progress. Dissertations and theses already approved provided the results organized from different perspectives, these results point out the fact that considering different dimensions involved in the process can uncover information that promote the understanding of the cause of difficulties in the learning of Calculus. Keywords : Teaching Calculus ; teacher-student ; epistemological dimension

Metrics

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2011-10-27

Como Citar

DA SILVA, B. A. Diferentes dimensões do ensino e aprendizagem do Cálculo. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 13, n. 3, p. 393–413, 2011. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/7101. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos