CURRÍCULO E TECNOLOGIA: REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA NO ÂMBITO DA REVISTA CIENTÍFICA E-CURRICULUM
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i2p614-635Palavras-chave:
Publicações científicas, Formação e prática docente, Tecnologias digitais, Currículo, Construção de conhecimento.Resumo
Com o objetivo de caracterizar a produção científica disponibilizada pela Revista Científica e-Curriculum, resultante de pesquisas acadêmicas sobre as temáticas que versam sobre currículo e tecnologia, foi realizada uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) com o uso da técnica de análise de conteúdo. De acordo com o Protocolo de Estudo, a RSL contemplou as etapas: planejamento e formalização; levantamento bibliográfico; metanálise dos resultados iniciais; sumarização da metanálise; finalizando com análise crítica dos resultados. Foram selecionados 141 artigos, dentre os 571 publicados nos 15 anos de existência da Revista. Com a metanálise foram identificadas quatro categorias de análise: formação e prática docente com projeto; tecnologia e currículo no contexto escolar; cursos, atividades e recursos; aprendizagem e construção do conhecimento. Como principal resultado destaca-se a convergência entre as temáticas formação e prática docente com projetos e tecnologia e currículo no contexto escolar, evidenciando o potencial das tecnologias digitais para a formação de professores. Na abordagem dada aos cursos, atividades e recursos, predominam cursos a distância e híbridos. Aprendizagem e construção do conhecimento pelo professor e pelos alunos são abordadas concomitantemente, pois um professor aprendente cria contextos favoráveis à construção de conhecimento pelos alunos. Conclui-se que as publicações analisadas revelam o desempenho da função social e científica da e-Curriculum ao promover a democratização do saber construído pela academia.
Referências
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini. Tecnologias na educação, formação de educadores e recursividade entre teoria e prática: trajetória do Programa de Pós-Graduação em Educação e Currículo. Revista e-Curriculum, v. 1, n. 1, 2005. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/3165/2095. Acesso em: 13 abr. 2020.
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini. Memorial reflexivo: retratos e tempos vividos entre lugares na academia e na escola. Revista e-Curriculum, v. 14, n. 3, p. 1054-1106, 2016. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/28912. Acesso em: 25 mar. 2020.
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini. Integração currículo e Tecnologias de Informação e Comunicação: Web currículo e formação de professores. 2019. Tese (Livre-Docência em Educação) – Faculdade de Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2019.
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini; SILVA, Maria da Graça Moreira. Web currículo: contexto, aprendizado e conhecimento. Apresentação do dossiê temático. Revista e-Curriculum, v. 14, n. 3, p. 767-773, 2016. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/29684. Acesso em: 25 mar. 2020.
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini; VALENTE, José Armando. Integração currículo e tecnologias e a produção de narrativas digitais. Currículo sem Fronteiras, v. 12, n. 3, p. 57-82, set./dez. 2012a. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol12iss3articles/almeida-valente.pdf. Acesso em: 5 mar. 2020.
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini; VALENTE, José Armando. Web Currículo: Integração de mídias nas escolas com base na investigação com estudo de fatos científicos para o fazer científico. In: RAMAL, Andrea; SANTOS, Edméa (Orgs.). Currículos: teorias e práticas. Rio de Janeiro: LTC, 2012b. p. 121-136.
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini; VALENTE, José Armando. Currículo e contextos de aprendizagem: integração entre o formal e o não formal por meio de tecnologias digitais. Revista e-Curriculum, v. 12, n. 2, p. 1162-1188, maio/out. 2014. Disponível em: http://ken.pucsp.br/curriculum/article/view/20355/15390. Acesso em: 15 mar. 2020.
AMANTE, Lucia. Tecnologias digitais, escola e aprendizagem. Ensino em Re-Vista, Uberlândia, v. 18, n. 2, p. 235-245, jun./dez. 2011. Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/2997/1/TecnologiasDigitaisEscolaAprendizagem.pdf. Acesso em: 10 mar. 2020.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 1977.
BASSO, Maria Aparecida José. Currículo e web 2.0. Argumentos possíveis a uma diferenciação em educação digital. Revista e-Curriculum, v. 4, n. 2, 2009. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/3222/2144. Acesso em: 9 mar. 2020.
CAMAS, Nuria Pons Vilardell. Revista e-Curriculum: origem e evolução de um periódico científico eletrônico na área de educação e currículo construído na colaboração pedagógica. Revista e-Curriculum, v. 6, n. 1, 2010. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/6636. Acesso em: 25 mar. 2020.
CERNY, Rosely Zen; ALMEIDA, José Nilton; RAMOS, Edla. Formação continuada de professores para a cultura digital. Revista e-Curriculum, v. 12, n. 2, p. 1331-1347, 2014. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/20425. Acesso em: 15 mar. 2020.
CETIC.br. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras - TIC Educação 2018. Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (ed.). São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2019. Disponível em: https://www.cetic.br/publicacao/pesquisa-sobre-o-uso-das-tecnologias-de-informacao-e-comunicacao-nas-escolas-brasileiras-tic-educacao-2018/. Acesso em: 21 mar. 2020.
CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 2006.
COCHRAN-SMITH, Marilyn; LYTLE, Susan L. Relationship of knowledge and practice: teacher learning in communities. In: IRAN-NEJAD, Asghar; PEARSON, Paul David (Eds.). Review of research in education. Washington, DC: American Educational Research Association, 1999. p. 249-305. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/1167272?read-now=1&seq=57#page_scan_tab_contents. Acesso em: 5 abr. 2020.
CRUZ, Wladia Bessa; NASCIMENTO, Marcio Luis Ferreira; VIANA, Maria Aparecida Pereira. O olhar do professor universitário sobre a autonomia do aluno em ambientes de tecnologias de aprendizagem. Revista e-Curriculum, v. 17, n. 4, p. 1855-1884, 2019. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/39116. Acesso em: 9 abr. 2020.
DEWEY, John. Vida e educação. Tradução Anísio Teixeira. 8. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1973.
EVANGELISTA, Gislene Rangel; SALES, Shirlei Rezende. Desajustes contemporâneos: um levantamento bibliográfico sobre currículo e tecnologias digitais. Revista e-Curriculum, v. 14, n. 3, p. 1107-1129, 2016. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/23095. Acesso em: 25 mar. 2020.
FIORENTINI, Dario. Quando acadêmicos da universidade e professores da escola básica constituem uma comunidade de prática reflexiva e investigativa. In: FIORENTINI, Dario; GRANDO, Regina Célia; MISKULIN, Rosana Giaretta Sguerra (Orgs.). Práticas de formação e de pesquisa de professores que ensinam matemática. Campinas: Mercado de Letras, 2009. v. 1, p. 233-255.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GONÇALVES, Lina Maria. Mudanças nas concepções e ações docentes: processo de integração de computadores portáteis ao currículo. Orientadora: Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida. 2015. 314 f. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
GOUGH, David; THOMAS, James; OLIVER, Sandy. Clarifying differences between review designs and methods. Systematic Reviews, v. 1, n. 1, p. 28, 2012. Disponível em: https://systematicreviewsjournal.biomedcentral.com/articles/10.1186/2046-4053-1-28. Acesso em: 5 mar. 2020.
GUIMARÃES, Luciano Sathler Rosa. O aluno e a sala de aula virtual. In: LITTO, Fredric M.; FORMIGA, Marcos (Orgs.). Educação a distância: o estado da arte. 2. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012. v. 2, p. 126-133.
KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas: Papirus, 2003.
KENSKI, Vani Moreira. Gestão e uso das mídias em projetos de educação a distância. Revista e-Curriculum, v. 1, n. 1, 2005. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/viewFile/3099/2042. Acesso em: 9 abr. 2020.
KHAN, Kalid S.; KUNZ, Regina; KLEIJNEN, Jos; ANTES, Gerd. Five steps to conducting a systematic review. J R Soc. Med., v. 96, n. 3, p. 118-121, 2003. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/10878304_Five_Steps_to_Conducting_a_Systematic_Review. Acesso em: 5 mar. 2020.
MALAGGI, Vitor; SILVA, Juliano Tonezer; TEIXEIRA, Adriano Canabarro. Apropriação de recursos tecnológicos em conjunto com sistemas didáticos baseados em projetos. Revista e-Curriculum, v. 10, n. 3, p. 110-142, 2012. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/6786/4911. Acesso em: 13 abr. 2020.
MARINHO, Simão Pedro. Novas tecnologias e velhos currículos; já é hora de sincronizar. Revista e-Curriculum, v. 2, n. 1, 2006. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/3159/2090. Acesso em: 9 abr. 2020.
MUNZLINGER, Elizabete; NARCIZO, Fabricio Batista; QUEIROZ, José Eustáquio Rangel de. Sistematização de revisões bibliográficas em pesquisas da área de IHC. In: Symposium on Human Factors in Computing Systems, 11., 2012, Cuiabá. Proceedings... Cuiabá: UFMT, 2012. p. 51-54.
NÓVOA, António. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 47, n. 166, p. 1106-1133, out./dez. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/cp/v47n166/1980-5314-cp-47-166-1106.pdf. Acesso em: 28 abr. 2020.
PADILHA, Maria Auxiliadora Soares; ZABALZA, Miguel Angel. Um cenário de integração de tecnologias digitais na educação superior: em busca de uma coreografia didática inovadora. Revista e-Curriculum, v. 14, n. 3, p. 837-863, 2016. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/28698. Acesso em: 25 mar. 2020.
PERRIER, Gerlane Romão Fonseca. Integração das tecnologias digitais de informação e comunicação em cursos de natureza agrotécnica por meio de metodologias ativas. Orientadora: Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida. 2019. 243 f. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.
PIMENTA, Selma Garrido. Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999.
PRADO, Maria Elisabette Brisola Brito. Estratégias de orientação para a prática do professor no contexto da educação a distância. Revista e-Curriculum, v. 4, n. 2, 2009. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/3233/0. Acesso em: 16 mar. 2020.
PRADO, Maria Elisabette Brisola Brito; VALENTE, José Armando. A educação a distância possibilitando a formação do professor com base no ciclo da prática pedagógica. In: MORAES, Maria Cândida (Org.). Educação à Distância: Fundamentos e Práticas, Campinas, p. 27-50, 2002.
RAMOS, Edla Maria Faust; FAGUNDES, Léa da Cruz. The learning of cooperation and autonomy: a new paradigm of human resources development. In: IFIP 9.4 Brazil International Conference: Information Technology in Education for Competitiveness Exhibition, 1977, Florianópolis. Anais … Florianópolis: [s.n.], 1997.
RAMOS, Altina; FARIA, Paulo M.; FARIA, Ádila. Revisão sistemática de literatura: contributo para a inovação na investigação em Ciências da Educação. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 14, n. 41, p. 17-36, jan./abr. 2014. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/2269/2185. Acesso em: 15 mar. 2020.
RODRIGUES, Alessandra; ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de; VALENTE, José Armando. Currículo, narrativas digitais e formação de professores: Experiências da pós-graduação à escola. Revista Portuguesa de Educação, Braga, v. 30, n. 1, p. 61-83, 2017. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/pdf/rpe/v30n1/v30n1a04.pdf. Acesso em: 2 abr. 2020.
ROSA, Marlusa Benedetti da; FAGUNDES, Léa da Cruz. Conteúdos, conceituais, procedimentais e atitudinais em tempos de web currículo. Revista e-Curriculum, v. 12, n. 2, p. 1189-1211, 2014. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/20167/15392. Acesso em: 15 mar. 2020.
SANTOS, Flávia Andréa dos; ABRANCHES, Sérgio Paulino. A EAD e o uso cotidiano das tecnologias digitais: Possibilidade para a formação do professor da EJA. Revista e-Curriculum, v. 14, n. 3, p. 919-941, 2016. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/28393. Acesso em: 2 abr. 2020.
TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 13, p. 5-24, jan./abr. 2000. Disponível em: http://www.ergonomia.ufpr.br/Metodologia/RBDE13_05_MAURICE_TARDIF.pdf. Acesso em: 13 abr. 2020.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2012.
TEIXEIRA, Anísio Spinola. Educação e o mundo moderno. 2. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1977.
TREIN, Daiana; SCHLEMMER, Eliane D. R. Projetos de aprendizagem baseados em problema no contexto da web 2.0: possibilidades para a prática pedagógica. Revista e-Curriculum, v. 4, n. 2, 2009. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/3225. Acesso em: 25 abr. 2020.
VALENTE, José Armando. A espiral da espiral de aprendizagem: o processo de compreensão do papel das tecnologias de informação e comunicação na educação. 2005. Tese (Livre-Docência) – Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas, Campinas 2005.
VIOL, Juliana França; MISKULIN, Rosana Giaretta Sguerra. As práticas do professor que ensina matemática e suas inter-relações com as tecnologias digitais. Revista e-Curriculum, v. 12, n. 2, p. 1311-1330, 2014. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/20312. Acesso em: 15 mar. 2020.
VOSGERAU, Dilmeire Sant Anna Ramos; MILANI, Maisa Lucia Cacita. O currículo em destaque na projeção para a formação inicial do professor de matemática e as tecnologias. Revista e-Curriculum, v. 12, n. 2, p. 1290-1310, 2014. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/20205/15386. Acesso em: 15 mar. 2020.
ZUIN, Antonio; PESCE, Lucila. Razão Instrumental, emancipação e formação online de educadores. In: SILVA, Marco; PESCE, Lucila; ZUIN, Antônio (Orgs.). Educação online: cenário, formação e questões didático-metodológicas. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2010. p. 109-136.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.