Mapa conceitual: ferramenta didática no curso de fonoaudiologia
Palavras-chave:
Fonoaudiologia, ensino, aprendizagem, voz, educação, conhecimento.Resumo
Objetivo: analisar o desenvolvimento do mapa conceitual de universitários nas temáticas das disciplinas de voz do curso de Fonoaudiologia, como ferramenta de avaliação do processo de aprendizado. Método: foram avaliados 40 mapas conceituais, elaborados como parte do processo avaliativo das disciplinas Análise Acústica da voz e da fala, e Distúrbios da voz, integrantes respectivamente da grade curricular do 4º e 5º períodos do curso de Fonoaudiologia. A avaliação dos mapas conceituais ocorreu por meio do preenchimento de um formulário que contemplava os seguintes itens: 1) os conceitos apresentados estão de acordo com o tema estudado; 2) o mapa é de fácil interpretação; 3) o estudante compreendeu o tema proposto; 4) o mapa contempla a ligação entre diferentes conceitos. Resultados: nenhuma das produções atingiu plenamente os quesitos avaliados, o que demonstra que os alunos estão em fase de aprendizagem quanto à expressão de pensamento crítico. Conclusão: os alunos não conseguiram relacionar os temas em estudo com os conhecimentos prévios. O mapa conceitual se mostrou eficaz na avaliação da linha de raciocínio utilizada pelos alunos.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Nathalia Ferreira Campos, Josiane Mendes Ferreira, Ana Cristina Cortes Gama
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.