Mapa conceitual: ferramenta didática no curso de fonoaudiologia

Autores

  • Nathalia Ferreira Campos Universidade Federal de Minas Gerais
  • Josiane Mendes Ferreira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ana Cristina Cortes Gama Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Fonoaudiologia, ensino, aprendizagem, voz, educação, conhecimento.

Resumo

Objetivo: analisar o desenvolvimento do mapa conceitual de universitários nas temáticas das disciplinas de voz do curso de Fonoaudiologia, como ferramenta de avaliação do processo de aprendizado. Método: foram avaliados 40 mapas conceituais, elaborados como parte do processo avaliativo das disciplinas Análise Acústica da voz e da fala, e Distúrbios da voz, integrantes respectivamente da grade curricular do 4º e 5º períodos do curso de Fonoaudiologia. A avaliação dos mapas conceituais ocorreu por meio do preenchimento de um formulário que contemplava os seguintes itens: 1) os conceitos apresentados estão de acordo com o tema estudado; 2) o mapa é de fácil interpretação; 3) o estudante compreendeu o tema proposto; 4) o mapa contempla a ligação entre diferentes conceitos. Resultados: nenhuma das produções atingiu plenamente os quesitos avaliados, o que demonstra que os alunos estão em fase de aprendizagem quanto à expressão de pensamento crítico. Conclusão: os alunos não conseguiram relacionar os temas em estudo com os conhecimentos prévios. O mapa conceitual se mostrou eficaz na avaliação da linha de raciocínio utilizada pelos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Nathalia Ferreira Campos, Universidade Federal de Minas Gerais

Acadêmica de Fonoaudiologia, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

Josiane Mendes Ferreira, Universidade Federal de Minas Gerais

Acadêmica de Fonoaudiologia, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

Ana Cristina Cortes Gama, Universidade Federal de Minas Gerais

Fonoaudióloga, Professora Associada do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

Downloads

Publicado

2014-02-22

Como Citar

Campos, N. F., Ferreira, J. M., & Gama, A. C. C. (2014). Mapa conceitual: ferramenta didática no curso de fonoaudiologia. Distúrbios Da Comunicação, 26(1). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/13937

Edição

Seção

Artigos