Hábitos vocais infantis em um Lar de Assistência e Educação: percepção de pais e educadores
Palavras-chave:
Criança, Qualidade da Voz, Hábitos, DisfoniaResumo
Introdução: Ambientes institucionais favorecem o abuso vocal em crianças. Estudos apontam a relação do comportamento vocal na infância às disfonias infantis, considerando-as como prejudiciais à inter-relação humana e potencial prejuízo à autoimagem de falante. A observação dos pais e educadores pode contribuir na caracterização dos hábitos e comportamentos vocais infantis e com estudos que visam à criação de programas de promoção à saúde vocal de crianças. O objetivo deste estudo foi identificar a ocorrência de hábitos vocais inadequados e possíveis sinais associados, em crianças com idade de cinco a nove anos de um Lar de Assistência Social e Educação Infantil, na percepção dos pais e educadores. Método: Foram analisados dois tipos de questionários que continham perguntas sobre os hábitos vocais das crianças dessa instituição, sendo um direcionado aos educadores e outro aos pais. Dos 67 questionários analisados, 41 foram respondidos por educadores e 26 por um dos pais ou responsável pela criança. Os dados foram analisados por estatística descritiva (frequência absoluta e relativa). Resultados: Segundo opinião dos pais, foi constatado que o hábito vocal inadequado de maior ocorrência foi “falar mais alto que outras crianças” com 57,7% da amostra, seguido de “gritar constantemente” e “fazer imitação de vozes”, ambos em 46,2% da amostra. Nos questionários aplicados aos educadores, destaca-se a maior ocorrência do hábito inadequado de “gritar constantemente”, identificado em 63,4% das crianças, seguido de “falar demais” com 48,8%. Conclusão: Foi identificada a ocorrência de hábitos considerados abusivos e de risco para disfonia nas crianças estudadas, segundo a opinião dos pais e educadores. A identificação desses comportamentos implica em atenção especial no cuidado vocal dessas crianças, incluindo orientação aos pais e educadores.
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Copyright (c) 2017 Adriana de Oliveira Camargo-Gomes, Sandro Júnior Henrique Lima, Juliana Fernanda Dias da Silva, Jonia Alves Lucena
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