O uso de verbos em pré-escolares com desenvolvimento típico de linguagem
DOI:
https://doi.org/10.23925/2176-2724.2018v30i2p-225-233Palavras-chave:
Fonoaudiologia, Desenvolvimento infantil, Pré-escolar, Linguagem, VocabulárioResumo
Objetivo: analisar o uso dos verbos em crianças pré-escolares, com desenvolvimento linguístico típico, matriculadas na Educação Infantil da rede pública municipal de uma cidade do interior do RS. Métodos: a amostra foi composta por 48 crianças, 24 do sexo feminino e 24 do sexo masculino, com desenvolvimento linguístico típico e idades entre dois anos a cinco anos, divididas em oito grupos etários. Foram realizadas filmagens da fala espontânea de cada sujeito, e após, realizou-se a análise dos verbos, quanto ao tipo e ocorrência de todos os verbos produzidos por cada criança. Para análise estatística foram utilizados os testes de Kruskal-WalliseMann-Whitney, com nível de significância p<0.05. Resultados: não houve diferença no número de tipos verbais produzidos entre os sexos. Na comparação do número de tipos verbais produzidos entre as faixas etárias, houve diferença significativa em algumas faixas etárias, porém maiores valores na média da faixa de 4:7 a 4:11. Na totalidade da amostra foram produzidos 238 tipos verbais diferentes, sendo o verbo “ser” o de maior ocorrência. Conclusão: a quantidade de verbos produzidos não é influenciada pelo sexo das crianças. De modo geral, o uso de verbos aumenta conforme a idade, exceto nas faixas etárias de cinco anos, onde houve um pequeno decréscimo.
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Copyright (c) 2018 Letícia Nóro, Yasmin Alves, Simone Nicolini de Simoni, Paola Leonardi, Fernanda Wietahn, Helena Mota
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