Proposta de intervenção fonoaudiológica em projeto social: estudo preliminar

Autores

  • Luana Gomes Alves Cardoso de Sá PUC Minas
  • Ana Teresa Brandão de Oliveira e Britto PUC Minas
  • Lucinara dos Santos Marques PUC Minas
  • Denise Brandão de Oliveira e Britto UFMG https://orcid.org/0000-0003-0974-6290

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2020v32i2p354-362

Palavras-chave:

Fonoaudiologia, Linguagem, Estudos de Linguagem, Aprendizagem, Vulnerabilidade Social e Motivação

Resumo

Introdução: Trata-se de estudo preliminar acerca da inserção da Fonoaudiologia em projeto assistencial, cujos objetivos foram realizar proposta de intervenção fonoaudiológica a partir do levantamento de demandas relacionadas à linguagem escrita e promover ações com vistas à estimulação da linguagem e da aprendizagem. Descrição: Participaram do estudo crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, com queixas de dificuldades de leitura e escrita encaminhados pela coordenação da instituição. Os participantes foram sondados acerca da leitura, escrita, memória e consciência fonológica, em seguida participaram de 15 intervenções de estimulação da consciência fonológica, memória e linguagem escrita. Após as intervenções, os participantes foram reavaliados a fim de se comparar, verificar, analisar e descrever os resultados obtidos. 22 escolares com desempenho abaixo do esperado participaram da sondagem e seis participaram das intervenções. A análise dos dados do grupo antes e após as estimulações não apresentou diferenças estatisticamente significantes. Considerações Finais: O projeto social proporciona atividades de esporte e lazer para o escolar no turno em que não se encontra na escola. Ao longo do estudo identificou-se dificuldade de adesão às intervenções e falta de motivação para frequentar os encontros de estimulação. Foi possível levantar as demandas fonoaudiológicas relacionadas à linguagem escrita e promover a estimulação de consciência fonológica dos participantes. É importante privilegiar a conscientização dos envolvidos acerca dos benefícios da participação nos grupos de estimulação.

 

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Biografia do Autor

Luana Gomes Alves Cardoso de Sá, PUC Minas

Graduanda em Fonoaudiologia na PUC Minas 

Ana Teresa Brandão de Oliveira e Britto, PUC Minas

Professora Adjunto do Departamento de Fonoaudiologia da PUC Minas 

Lucinara dos Santos Marques, PUC Minas

Graduanda em Fonoaudiologia na PUC Minas 

Denise Brandão de Oliveira e Britto, UFMG

Fonoaudióloga. Doutora em Linguística pela PUC Minas. Especialista em Linguagem. Professora adjunto do departamento de Fonoaudiologiada Faculdade de Medicina da UFMG 

Publicado

2020-06-26

Como Citar

Sá, L. G. A. C. de, Britto, A. T. B. de O. e, Marques, L. dos S., & Britto, D. B. de O. e. (2020). Proposta de intervenção fonoaudiológica em projeto social: estudo preliminar. Distúrbios Da Comunicação, 32(2), 354–362. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2020v32i2p354-362

Edição

Seção

Comunicações