Percepções de fonoaudiólogos sobre modelo profissional (role model)

Autores

  • Juliana Oliveira Silva Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
  • Matheus Francoy Alpes Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
  • Patricia Pupin Mandrá Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto https://orcid.org/0000-0002-2926-0354

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2023v35i1e57702

Palavras-chave:

Universidade, Profissionalismo, Mentores, Docentes, Fonoaudiologia

Resumo

Objetivo: Identificar a percepção de egressos de um curso de Fonoaudiologia sobre modelos profissionais (role model) importantes durante a prática profissionalizante na graduação. Método: Estudo transversal aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa (parecer nº 4.188.795). Foram incluídos como voluntários 106 egressos de Fonoaudiologia de uma instituição pública do interior do estado de São Paulo que receberam um instrumento (Google Forms) composto por afirmativas relacionadas ao modelo profissional em escala de resposta psicométrica do tipo Likert (1-5). Os dados foram tabulados e analisados por estatística não paramétrica. Resultados: Os participantes identificaram docentes e preceptores como sendo os seus principais modelos profissionais. Os atributos referentes às habilidades clínicas obtiveram um maior grau de importância, enquanto as habilidades de pesquisa foram consideradas menos representativas de um modelo profissional. Conclusão: Os atributos relacionados a um bom modelo profissional encontrados neste estudo poderão contribuir no desenvolvimento profissional dos docentes e preceptores e na formação de um ambiente de aprendizagem favorável ao aluno.

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Publicado

2023-06-01

Como Citar

Silva, J. O., Alpes, M. F., & Mandrá, P. P. (2023). Percepções de fonoaudiólogos sobre modelo profissional (role model). Distúrbios Da Comunicação, 35(1), e57702. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2023v35i1e57702

Edição

Seção

Artigos