Teste de dígitos no ruído baseado em software para português brasileiro em crianças com transtorno do processamento auditivo central

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-2724.2020v32i4p638-648

Palabras clave:

Audição, Transtornos da Percepção Auditiva, Programas de Rastreamento

Resumen

Introdução: Nas situações da vida diária, frequentemente, é necessário reconhecer a fala em ambientes com ruído competitivo, sendo que dificuldades neste reconhecimento é uma queixa comum de pessoas com transtornos do processamento auditivo central (TPAC). O Teste de Dígitos no Ruído (TDR), desenvolvido para triagem de perdas auditivas em adultos e idosos, apresenta vantagens que o tornam promissor para triagem em crianças com TPAC. Objetivo: Verificar o desempenho de crianças com TPAC no TDR baseado em software para o Português brasileiro. Método: A amostra de conveniência foi constituída por 31 crianças (8-12 anos), sendo 23 com TPAC, alocadas no G1, e oito sem o transtorno, que compuseram o G2. Todas realizaram avaliação audiológica básica, timpanometria, reconhecimento numérico visual e aleatório, aplicação do TDR e avaliação comportamental do processamento auditivo central (PAC) para determinar presença ou não do TPAC. Na análise foi utilizado Teste de Mann-Whitney no comparativo entre G1 e G2 e correlação de Sperman entre os testes de PAC e a média da relação S/R (RSR) do TDR. Resultados: G1 e G2 apresentaram desempenhos significativamente diferentes nos testes fala filtrada (orelha direita), dicótico de dígitos (orelha esquerda), fusão binaural e gaps-in-noise de ambas as orelhas e no teste de padrões de frequência. A média da relação sinal/ruído (RSR) do TDR foi de -7,29 dB (dp ± 4,76) nos sujeitos do G1 e de -8,42 dB (dp ± 2,93) no G2. Não houve diferença estatisticamente significante entre G1 e G2 no comparativo das médias de RSR final (p = 0,227). Não foi evidenciada correlação na maior parte dos testes de PAC e o TDR, exceto correlação negativa no FBOE e DDIOD. Conclusão: O desempenho das crianças com TPAC é similar ao de crianças sem TPAC no teste de dígitos no ruído em Português Brasileiro,

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Biografía del autor/a

Thalinny da Costa Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS), Hospital Universitário Onofre LopesPrograma associado de Pós-Graduação entre Universidade Federal da Paraíba e Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brazil. 

Aryelly Dayane da Silva Nunes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS), Hospital Universitário Onofre LopesPrograma de Saúde Coletiva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brazil. 

Thainá Ruth França de Farias, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS), Hospital Universitário Onofre Lopes

Curso de Fonoaudiologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brazil.

Ana Beatriz Santos

Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS), Hospital Universitário Onofre Lopes

Curso de Fonoaudiologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brazil.

Sheila Andreoli Balen, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS), Hospital Universitário Onofre Lopes

Departamento de Fonoaudiologia, UFRN

Programa Associado de Pós-Graduação em Fonoaudiologia entre UFPB e UFRN

Publicado

2020-11-25

Cómo citar

Silva, T. da C., Nunes, A. D. da S., Farias, T. R. F. de, Santos, A. B., & Balen, S. A. (2020). Teste de dígitos no ruído baseado em software para português brasileiro em crianças com transtorno do processamento auditivo central. Distúrbios Da Comunicação, 32(4), 638–648. https://doi.org/10.23925/2176-2724.2020v32i4p638-648

Número

Sección

Artigos