Tendências da Pesquisa em História da Matemática no Brasil: A Propósito das Dissertações e Teses (1990 – 2010)

Autores

  • IRAN ABREU MENDES Centro de Educação, UFRN

Resumo

Resumo

Neste artigo faz-se uma caracterização das tendências das pesquisas em história da Matemática no Brasil, tomando como referência as dissertações e teses defendidas no país entre 1990 e 2010. O objetivo principal é identificar e caracterizar as bases da fundamentação epistemológica e metodológica dos estudos relacionados à História da Matemática e suas relações com a Educação Matemática em diversos programas de pós-graduação do Brasil. Os resultados apontaram cerca de onze tendências que configuram um panorama da pesquisa brasileira envolvendo história e Educação Matemática, das quais se evidencia um exercício de migração teórica que contribuem para ampliar o referencial de sustentação da produção historiográfica sobre a Matemática brasileira nas dimensões epistemológica, sociológica e pedagógica.

 

Abstract

In this paper it is presented a characterization of trends in studies and research in the history of mathematics in Brazil, taking the dissertations and theses in Brazil between 1990 and 2010 as reference. The main objective is to identify and characterize the basis of epistemological and methodological basis of studies related to the history of mathematics and its relationships with mathematics education in several post-graduate programs in Brazil. The results pointed out about eleven trends that shape a historical overview of Brazilian research involving history and mathematics education, of which it is evident an exercise of theoretical migration that contribute to enlarge the framework of sustenance of the historiographic production on Brazilian Mathematics in epistemological, sociological and pedagogical dimensions.

Metrics

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2012-12-01

Como Citar

MENDES, I. A. Tendências da Pesquisa em História da Matemática no Brasil: A Propósito das Dissertações e Teses (1990 – 2010). Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 14, n. 3, p. 465–480, 2012. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/12765. Acesso em: 27 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos