Metodologias investigativas de ação para as ciências do impreciso
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2024v26i2p098-127Palavras-chave:
Ciência do impreciso, Método de pesquisa, Ciência da Incerteza, Metodologias aplicadasResumo
A construção das ciências partiu do impreciso, das regularidades vagas e da tentativa de padronização de variantes por meio de regras explicativas da diversidade de fenômenos naturais, sociais e culturais. Desde o século XVIII as críticas epistemológicas sobre o estatuto do método científico e de suas imprecisões provocaram filósofos e pesquisadores a esse respeito. Com base em um estudo histórico essa temática, neste artigo discutimos princípios filosóficos e metodológicos sobre as incertezas nas ciências exatas, naturais e humanas, enunciados por um grupo de autores que na década de 1964 apontou reflexões sobre a pesquisa no âmbito das ciências do impreciso, para reagir às certezas científicas e uma imagem precisa da ciência postas entre os séculos XIX e XX, que fortaleceu preconceitos contra o impreciso. A discussão do grupo de autores pesquisados apontou um rol de métodos de pesquisas no âmbito do impreciso, como auxiliar na compreensão e explicação de fatos científicos, relacionados a determinados fenômenos naturais, socioculturais e humanos, que não podem ser explicados por uma única causa, ou por um único modelo epistemológico ou metodológico.
Metrics
Referências
Bachelard, G. (1991). A filosofia do não: Filosofia do novo espírito científico (5a ed., J. J. M. Ramos, Trad.). Lisboa: Editorial presença.
Berger, G. (1964). Phénoménologie du temps et prospective. Paris: Presses Universitaires de France.
Caude, R. (1964). La méthodologie: Caractères généraux et applications. In A. A. Moles & R. Caude (Orgs.), Méthodologie vers une science de l’action. Paris: Gauthier Villars Éditeur.
Chouleur, J., Feron, R., & Moles, A. A. (1964). Essai de classification des méthodes: Introduction a une taxonomie des méthodes. In A. A. Moles & R. Caude (Orgs.), Méthodologie vers une science de l’action. Paris: Gauthier Villars Éditeur.
D’Ambrosio, U. (1999). Literacy, matheracy, and technoracy: A trivium for today. Mathematical Thinking and Learning, 1(2), 131-153.
Farias, C. A., & Mendes, I. A. (2024). VII Escola de Estudos Avançados: Pesquisa em cultura, história e educação [livro eletrônico]. Belém, PA: Edição dos Autores.
Gonçalves-Maia, R. (2011). Ciência, pós-ciência, metaciência: Tradição, inovação e renovação. São Paulo: Editora Livraria da Física.
Hacking, I. (2005). El surgimento de la probabilidad: Un estudio filosófico de las ideas tempranas acerca de la probabilidad, inducción y la inferência (J. A. Álvarez, Trad.). Madri: Gedisa.
Heisenberg, W. (2009). A ordenação da realidade (M. A. Casanova, Trad.). Rio de Janeiro: Forense Universitária.
Huxley, J. S. (1955). Evolution, cultural and biological. Yearbook of Anthropology. Chicago, IL: University of Chicago.
Lévi-Strauss, C. (2012). Antropologia estrutural (B. Perrone-Moisés, Trad.). São Paulo: CosacNaify.
Moles, A. A. (2012). Sociodinâmica da cultura (M. W. Barbosa de Almeida, Trad.). São Paulo: Editora Perspectiva.
Moles, A. A. (1998). La creation scientifique. Geneve: Kister.
Moles, A. A. (1998). A criação científica (G. K. Guinsburg, Trad.). São Paulo: Editora Perspectiva.
Moles, A. A. (1995). As ciências do impreciso (G. de C. Lins, Trad.). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.
Moles, A. A. (1990). Les sciences de l’imprécis. Paris: Éditions du Seuil.
Moles, A. A., & Caude, R. (1977). Creatividad y métodos de innovación. Madrid: Editorial: Iberico Europea de Ediciones.
Moles, A. A., & Caude, R. (1970). Créativité et méthodes d’innovation. Strasbourg: Fayard-Mame.
Moles, A. A. (1964). Le contenu d'une méthodologie appliquée: Un essai de liste analytique des méthodes. In A. A. Moles & R. Caude (Orgs.), Méthodologie vers une science de l’action. Paris: Gauthier Villars Éditeur.
Moles, A. A., & Caude, R. (Orgs.). (1964). Méthodologie vers une science de l’action. Paris: Gauthier Villars Éditeur.
Silva, L. A. da. (2015). Mineração de dados: Uma abordagem introdutória e ilustrada. São Paulo: Editora Mackenzie.
Valery, P. (2006). Introdução ao método de Leonardo da Vinci (1919) (G. G. de Souza, Trad.). São Paulo: Editora 34.
Vergani, T. (2009). A criatividade com destino: Transdisciplinaridade, cultura e educação. In C. A. Farias, I. A. Mendes, & M. C. de Almeida (Orgs.), A criatividade com destino: Transdisciplinaridade, cultura e educação. São Paulo: Livraria da Física.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).