Ateliê de pesquisa em práticas socioculturais na formação de professores de matemática
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2025v27i3p098-123Palavras-chave:
Práticas socioculturais, Estudo da realidade, Formação continuada de professores de matemática, Ensino de matemática, InterdisciplinaridadeResumo
As interconexões envolvendo Matemática, sociedade, cognição e cultura, com suas implicações na formação de professores de Matemática e no ensino de Matemática constituem o objeto deste artigo. Trata-se dos resultados de uma pesquisa aplicada, realizada junto a estudantes de pós-graduação stricto sensu em Educação em Ciências e Matemática, que abordou investigações sobre práticas socioculturais na formação continuada. A questão da pesquisa indagou sobre: Como as investigações sobre práticas socioculturais podem contribuir para a elaboração de encaminhamentos didáticos a serem utilizados no ensino de Matemática sob um enfoque interdisciplinar? O objetivo foi fazer uma descrição comentada do desenvolvimento de um ateliê formativo sobre investigações de práticas socioculturais que possibilite apontar explorações didáticas dessas práticas para se matemática. A pesquisa foi efetivada na forma de um ateliê que explorou as práticas por meio de investigações orientadas em sala de aula, seguida de pesquisas bibliográfica e de campo, visando à organização de dossiês das práticas investigadas, a fim de oferecer contribuições à formação de professores de Matemática da educação básica. Os resultados revelam que, no processo educativo-formativo, os participantes foram desafiados a construir seus métodos de busca, de compreensão e de conexão entre os conhecimentos explícitos nas práticas socioculturais e as diversas representações que podem ser materializadas, partindo dos conhecimentos matemáticos adquiridos ao longo de sua trajetória educativa.
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