POLÍTICAS PÚBLICAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS: UM CELULAR POR ALUNO<br> PUBLIC POLICIES AND DIGITAL TECHNOLOGIES: A SMARTPHONE PER STUDENT

Autores

  • Marcelo de Carvalho Borba UNESP-Rio Claro
  • Hannah Dora Garcia Lacerda Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática - UNESP – Rio Claro

Resumo

Este artigo tem por objetivo fomentar discussões sobre a utilização dos celulares inteligentes (smartphones) nas salas de aula. A partir de uma síntese das políticas públicas voltadas para a inserção das Tecnologias Digitais nas escolas brasileiras, questionamos a viabilidade dos laboratórios de informática a partir de projetos como Educom, Proinfo, Proninfe e Acessa Escola. O projeto Um Computador por Aluno (UCA) também é discutido, assim como os índices de utilização de telefones celulares e internet pelos brasileiros, principalmente no que diz respeito aos estudantes das escolas públicas e privadas. A partir dessas questões, propomos o Projeto Um Celular por Aluno, como forma de incorporar os celulares inteligentes com internet às nossas salas de aula.

 

Palavras-chave: Educação Matemática; Sala de aula; Internet.

 

Abstract

This article aims to foster discussions on the use of smartphones in classrooms. It develops a discussion of public policies about the inclusion of Digital Technologies in Brazilian schools, in which we pose questions about the viability of computer labs from projects as Educom, Proinfo, Proninfe and Acessa Escola. The project One Computer per Student is also discussed, as well as the rates of use of mobile phones and the Internet by Brazilians, especially regarding students from public and private schools. From these issues, we sketch a project One Cellphone per Student, as a way to incorporate smartphones with internet to our classrooms.

 

Keywords: Mathematics Education; Classroom; Internet.

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Publicado

2015-11-26

Como Citar

BORBA, M. de C.; LACERDA, H. D. G. POLÍTICAS PÚBLICAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS: UM CELULAR POR ALUNO&lt;br&gt; PUBLIC POLICIES AND DIGITAL TECHNOLOGIES: A SMARTPHONE PER STUDENT. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 17, n. 3, p. 490–507, 2015. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/25666. Acesso em: 21 dez. 2024.