A influência da compreensão leitora na resolução de problemas matemáticos

um estudo com crianças de 3º e 4º anos do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i1p456-485

Palavras-chave:

Resolução de problemas matemáticos, Raciocínio Quantitativo., Compreensão leitora, estratégias para resolução de problemas

Resumo

A resolução de problemas matemáticos envolve algumas habilidades específicas, entre elas, o raciocínio quantitativo, já consolidado na literatura como preditivo para o desempenho matemático, e a compreensão leitora, cuja relação com o desempenho na matemática necessita de mais estudos. Diante disso, este estudo buscou analisar as relações entre a habilidade de compreensão leitora e o desempenho na resolução de problemas matemáticos, considerando também o raciocínio quantitativo. Para tanto, 127 estudantes de 3º e 4º anos do Ensino Fundamental de duas escolas de Porto Alegre – RS realizaram as tarefas de raciocínio quantitativo, de compreensão leitora e de resolução de problemas matemáticos. Para a análise, dividiu-se a amostra em categorias de baixo, médio e alto desempenho em cada uma das tarefas. Os resultados mostraram que não houve associação significativa entre compreensão leitora e resolução de problemas, entretanto, encontramos associação significativa entre resolução de problemas e raciocínio quantitativo e entre raciocínio quantitativo e compreensão leitora. Corrobora-se a importância do raciocínio quantitativo para o desempenho matemático e defende-se que a resolução de problemas exige uma compreensão leitora com conhecimento para além da linguagem comumente utilizada no exercício de interpretação de textos escolares, mas de uma linguagem específica da matemática.

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Biografia do Autor

Janaína Mota Fidelis, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - PPGEdu UFRGS - 2020; cursa Especialização em Atendimento Educacional Especializado pela Faculdade da Região Serrana; Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Centro Universitário La Salle - 2015; Especialista em Orientação Educacional pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - 2014; Licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário La Salle - 2012. É professora de anos iniciais na Rede Municipal de Canoas -RS (2016 - até o momento), atua também como professora de Sala de Recursos Multidisciplinares. Atuou como professora de anos inicias na Rede Municipal de Novo Hamburgo - RS (2014 - 2016). Possui experiência na Educação de Tempo Integral. Trabalhou como Supervisora de Secretaria de Ensino da Factum Escola Técnica e Superior em Porto Alegre-RS, atuando como Pesquisadora Institucional nesta instituição, trabalhando diretamente com a Coordenação Pedagógica e com os assuntos referentes à Secretaria de Ensino (2011 - 2014). Pesquisa sobre o ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. ORCID iD 0000-0002-7899-9729

Camila Peres Nogues, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestra em Educação (2017) e Licenciada em Matemática (2013) pela mesma universidade. Áreas de interesse: Ensino e Aprendizagem de Matemática e Formação de Professores. Aprendizagem de crianças com dificuldades em matemática. Habilidades cognitivas subjacentes à aprendizagem da matemática. Cognição Numérica.

Elielson Magalhães Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Mestre em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL, possui pós-graduação em Matemática e Estatística pela Universidade Federal de Lavras - UFLA. Atualmente é Professor Assistente da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL e Professor de Matemática do Município de Arapiraca.

Beatriz Vargas Dorneles, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora titular do Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e do Programa de Pós-graduação em Educação da mesma universidade. Cursou graduação em Pedagogia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1980), mestrado em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986), e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano na Universidade de São Paulo (1996) e realizou Estágio Pós-Doutoral na Universidade de Oxford-UK (2009 e 2014). Foi editora Associada da Revista Educação e Realidade da Faculdade de Educação de 2015 a 2020 e coordenadora adjunta do PPGEdu (2019), função que já exercera nos anos de 2013-2014 e foi membro da Câmara de Pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul de 2018 a 2020. Atualmente é consultora de várias revistas nacionais e internacionais e revisora de agências de fomento regionais, nacionais e internacionais. Os interesses de pesquisa incluem formação de professores, diversidade na aprendizagem de diferentes sistemas simbólicos, aprendizagem da Matemática inicial e suas dificuldades em diferentes grupos de crianças, incluindo crianças surdas e crianças com TDAH, aprendizagem da estimativa numérica, relações entre inteligência e aprendizagem e a descrição de precursores do desempenho matemático.

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Publicado

2022-04-22

Como Citar

FIDELIS, J. M.; NOGUES, C. P.; LIMA, E. M.; DORNELES, B. V. A influência da compreensão leitora na resolução de problemas matemáticos: um estudo com crianças de 3º e 4º anos do ensino fundamental. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 24, n. 1, p. 456–485, 2022. DOI: 10.23925/1983-3156.2022v24i1p456-485. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/53227. Acesso em: 20 dez. 2024.