A influência da compreensão leitora na resolução de problemas matemáticos
um estudo com crianças de 3º e 4º anos do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i1p456-485Palavras-chave:
Resolução de problemas matemáticos, Raciocínio Quantitativo., Compreensão leitora, estratégias para resolução de problemasResumo
A resolução de problemas matemáticos envolve algumas habilidades específicas, entre elas, o raciocínio quantitativo, já consolidado na literatura como preditivo para o desempenho matemático, e a compreensão leitora, cuja relação com o desempenho na matemática necessita de mais estudos. Diante disso, este estudo buscou analisar as relações entre a habilidade de compreensão leitora e o desempenho na resolução de problemas matemáticos, considerando também o raciocínio quantitativo. Para tanto, 127 estudantes de 3º e 4º anos do Ensino Fundamental de duas escolas de Porto Alegre – RS realizaram as tarefas de raciocínio quantitativo, de compreensão leitora e de resolução de problemas matemáticos. Para a análise, dividiu-se a amostra em categorias de baixo, médio e alto desempenho em cada uma das tarefas. Os resultados mostraram que não houve associação significativa entre compreensão leitora e resolução de problemas, entretanto, encontramos associação significativa entre resolução de problemas e raciocínio quantitativo e entre raciocínio quantitativo e compreensão leitora. Corrobora-se a importância do raciocínio quantitativo para o desempenho matemático e defende-se que a resolução de problemas exige uma compreensão leitora com conhecimento para além da linguagem comumente utilizada no exercício de interpretação de textos escolares, mas de uma linguagem específica da matemática.
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