The The influence of reading comprehension in word problems solving

a study with children from the 3rd and 4th grades of elementary school

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i1p456-485

Keywords:

Word problem solving, Reading comprehension, Quantitative reasoning, Word problem solving strategies

Abstract

Solving mathematical problems involves some specific skills, such as quantitative reasoning, already consolidated in the literature as a predictor for mathematical performance and reading comprehension, whose relationship with performance in mathematics needs further studies. Therefore, this study sought to analyze the relationship between reading comprehension skills and performance in solving mathematical problems, also considering quantitative reasoning. For that, 127 students from the 3rd and 4th grades of elementary school from two schools in Porto Alegre – RS performed the tasks of quantitative reasoning, reading comprehension and solving mathematical problems. For the analysis, the sample was divided into low, medium, and high-performance categories in each task. The results showed that there was no significant association between reading comprehension and problem solving, however, we found a significant association between problem solving and quantitative reasoning and between quantitative reasoning and reading comprehension. The importance of quantitative reasoning for mathematical performance is confirmed. We argue that problem solving requires a reading comprehension with knowledge beyond the language commonly used in interpreting school texts, but a specific language of mathematics.

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Author Biographies

Janaína Mota Fidelis, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - PPGEdu UFRGS - 2020; cursa Especialização em Atendimento Educacional Especializado pela Faculdade da Região Serrana; Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Centro Universitário La Salle - 2015; Especialista em Orientação Educacional pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - 2014; Licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário La Salle - 2012. É professora de anos iniciais na Rede Municipal de Canoas -RS (2016 - até o momento), atua também como professora de Sala de Recursos Multidisciplinares. Atuou como professora de anos inicias na Rede Municipal de Novo Hamburgo - RS (2014 - 2016). Possui experiência na Educação de Tempo Integral. Trabalhou como Supervisora de Secretaria de Ensino da Factum Escola Técnica e Superior em Porto Alegre-RS, atuando como Pesquisadora Institucional nesta instituição, trabalhando diretamente com a Coordenação Pedagógica e com os assuntos referentes à Secretaria de Ensino (2011 - 2014). Pesquisa sobre o ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. ORCID iD 0000-0002-7899-9729

Camila Peres Nogues, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestra em Educação (2017) e Licenciada em Matemática (2013) pela mesma universidade. Áreas de interesse: Ensino e Aprendizagem de Matemática e Formação de Professores. Aprendizagem de crianças com dificuldades em matemática. Habilidades cognitivas subjacentes à aprendizagem da matemática. Cognição Numérica.

Elielson Magalhães Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Mestre em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL, possui pós-graduação em Matemática e Estatística pela Universidade Federal de Lavras - UFLA. Atualmente é Professor Assistente da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL e Professor de Matemática do Município de Arapiraca.

Beatriz Vargas Dorneles, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora titular do Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e do Programa de Pós-graduação em Educação da mesma universidade. Cursou graduação em Pedagogia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1980), mestrado em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986), e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano na Universidade de São Paulo (1996) e realizou Estágio Pós-Doutoral na Universidade de Oxford-UK (2009 e 2014). Foi editora Associada da Revista Educação e Realidade da Faculdade de Educação de 2015 a 2020 e coordenadora adjunta do PPGEdu (2019), função que já exercera nos anos de 2013-2014 e foi membro da Câmara de Pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul de 2018 a 2020. Atualmente é consultora de várias revistas nacionais e internacionais e revisora de agências de fomento regionais, nacionais e internacionais. Os interesses de pesquisa incluem formação de professores, diversidade na aprendizagem de diferentes sistemas simbólicos, aprendizagem da Matemática inicial e suas dificuldades em diferentes grupos de crianças, incluindo crianças surdas e crianças com TDAH, aprendizagem da estimativa numérica, relações entre inteligência e aprendizagem e a descrição de precursores do desempenho matemático.

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Published

2022-04-22

How to Cite

FIDELIS, J. M.; NOGUES, C. P.; LIMA, E. M.; DORNELES, B. V. The The influence of reading comprehension in word problems solving: a study with children from the 3rd and 4th grades of elementary school. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 24, n. 1, p. 456–485, 2022. DOI: 10.23925/1983-3156.2022v24i1p456-485. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/53227. Acesso em: 20 dec. 2024.