A Álgebra no Currículo de Matemática dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

a Voz dos Professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i1p250-288

Palavras-chave:

Anos Iniciais, Álgebra, Pensamento Algébrico, Conhecimento para Ensinar Álgebra.

Resumo

Neste artigo apresenta-se o resultado de um estudo que buscou investigar conhecimentos de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre Álgebra e seu ensino. A Álgebra é uma das cinco unidades temáticas da Matemática para os anos iniciais, proposta na Base Nacional Comum Curricular (2017), cujo intuito é desenvolver o pensamento algébrico dos alunos. Como base de dados, utilizaram-se questionários respondidos por 98 professores e aprofundaram-se os dados através de entrevistas. A metodologia utilizada para análise de dados é a Grounded Theory – Teoria Fundamentada nos Dados. Os resultados obtidos apontam a ausência de formação específica para o ensino da unidade temática Álgebra, relatada por 74,5% dos professores, condição que os leva a não se sentirem preparados em seus conhecimentos para desenvolver atividades algébricas. Após diagnóstico inicial, passou-se às entrevistas reflexivas/formativas, realizadas com três duplas de professores, nas quais se enfatizaram dimensões da Álgebra proposta na BNCC para os Anos Iniciais, como a generalização de padrões em sequências e o sentido de equivalência da igualdade. Inicialmente, os professores não demonstraram clareza no conhecimento do conteúdo e do currículo, em aspectos como a relação entre o trabalho com as sequências e a generalização, a importância de trabalhar com o sentido de equivalência da igualdade e o uso do pensamento relacional. Durante as entrevistas reflexivas/formativas, os professores ressaltaram a importância do conhecimento e a necessidade de formação sobre os temas que contribuem para o desenvolvimento do pensamento algébrico, para que possam implementar o ensino da Álgebra, destacando a viabilidade desse ensino.

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Biografia do Autor

Adriana Jungbluth, Prefeitura Municipal de FlorianópolisUniversidade Federal de Santa Catarina

-Professora de Matemática da Prefeitura Municipal de Florianópolis.

-Mestra em Educação Científica e Tecnológica - UFSC.

Everaldo Silveira, Universidade Federal de Santa Catarina

- Doutor em Educação Científica e Tecnológica pela UFSC e Pós-Doutor pela The State University of New Jersey - Newark, RUTGERS, Estados Unidos.
- Professor Adjunto DE do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando nos cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia.
-Na pós-graduação, atua junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica - PPGECT/UFSC, orientando alunos de mestrado e doutorado.

Regina Célia Grando, Universidade Federal de Santa Catarina

- Doutora  em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e Pós-doutora pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).

- Professora Titular do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina.

-Na pós-graduação, atua junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica - PPGECT/UFSC como docente e orienta alunos de mestrado e doutorado.

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Publicado

2022-04-22

Como Citar

JUNGBLUTH, A.; SILVEIRA, E.; GRANDO, R. C. A Álgebra no Currículo de Matemática dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: a Voz dos Professores. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 24, n. 1, p. 250–288, 2022. DOI: 10.23925/1983-3156.2022v24i1p250-288. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/54112. Acesso em: 20 dez. 2024.