Diálogo em aulas de matemática
um olhar de professoras que ensinam nos anos iniciais do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2021v23i2p356-383Palavras-chave:
Ensino de Matemática, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Educação Matemática Crítica, Diálogo.Resumo
Este artigo resulta de um trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Pedagogia no Campus do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. A partir do olhar de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental, a pesquisa objetivou compreender o lugar do diálogo nas aulas de matemática. Tomando o conceito de diálogo da teoria freireana e da educação matemática crítica, inicialmente realizou-se uma entrevista semiestruturada com cinco professoras que ensinavam em uma escola pública municipal sediada em um município do Agreste Pernambucano e, após, propôs-se que elas realizassem duas atividades. A primeira consistia em observar duas imagens de professores em atividade na sala de aula e sugerir modificações nas referidas imagens, caso considerassem necessário, para que elas retratassem suas aulas de matemática. Na segunda atividade solicitou-se a proposição de uma atividade a partir de uma imagem dada. As respostas das professoras trazem elementos associados ao diálogo, como preconizam a teoria freireana e a educação crítica em matemática, embora não tenham utilizado explicitamente o termo. Os elementos mais utilizados são as interações entre professor e alunos e entre alunos e comunidade; e o estabelecimento de relações entre o ensino e as realidades dos alunos.
Metrics
Referências
Alrø, H., & Skovsmose, O. (2010). Diálogo e aprendizagem em Educação Matemática (O. A. Figueiredo, Trad.). Autêntica. (Trabalho original publicado em 2004).
Brandão, C. R. (1985). O que é educação. Brasiliense.
Carrijo, M. H. S. (2014) Formação para a cidadania: análise de pesquisas na perspectiva da Educação Matemática Crítica [Dissertação de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática, Universidade Federal de Goiás]. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/4247
Faustino, A. C. (2018). “Como você chegou a esse resultado?”: o diálogo nas aulas de matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental [Tese de doutorado em Educação Matemática, Universidade Estadual Paulista]. https://repositorio.unesp.br/handle/11449/180358.
Freire, P. (1987). Pedagogia do oprimido (7. ed.). Paz e Terra.
Freire, P. (1996). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Paz e Terra.
Freire, P. (2009). Educação como prática da liberdade (32. reimpressão). Paz e Terra.
Lakatos, E. M., & Marconi, M. A. (2003). Fundamentos de metodologia científica (5. ed.). Atlas.
Libâneo, J. C., Oliveira, J. F., & Toschi, M. S. (2003). Educação escolar: políticas, estrutura e organização. Cortez.
Libâneo, J. C. (1994). Didática (13ª ed.). Cortez. [Primeira edição em 1990]
Lima, A. S., Lima, I. M. S ., & Oliveira, H. M. (2020). Diversidade, investigação e emancipação humana como princípios da formação de professores de Matemática em cursos de licenciatura em Educação do Campo. Educação Matemática Pesquisa, 22(1), 731-752. https://revistas.pucsp.br/emp/article/view/45259.
Longen, A. (2005). Ensino Fundamental, anos iniciais: Interagindo com a matemática. Editora do Brasil.
Luckesi, C. C. (1994). Filosofia da Educação. Cortez.
Milani, R. (2017). “Sim, eu ouvi o que eles disseram”: o diálogo como movimento de ir até onde o outro está. Bolema, 31(57), 35-52. https://www.scielo.br/j/bolema/a/C4wJkKzphWyT4w85PZTHvRy/abstract/?lang=pt
Santana, M. S. (2017). Da tradição absolutista à abordagem sociopolítica em matemática: contribuições da Educação Matemática Crítica. Revista Paranaense de Educação Matemática, 6(12), 326-349. http://rpem.unespar.edu.br/index.php/rpem/ article/viewFile/1593/pdf_246.
Skovsmose, O. (2001). Educação Matemática Crítica: a questão da democracia. Papirus.
Skovsmose, O. (2004). Matemática em ação. In M. Bicudo, & M. C. Borba (Orgs.), Educação matemática: pesquisa em movimento. Cortez.
Skovsmose, O. (2008). Desafios da reflexão em Educação Matemática Crítica. Papirus.
Skovsmose, O. (2014). Um convite à educação matemática crítica (O. A. Figueiredo, Trad.). Papirus. [Trabalho original publicado em 2011].
Teles, M. L. S. (1992). Educação: a revolução necessária. Vozes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Educação Matemática Pesquisa : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).