O algoritmo da divisão na formação inicial do professor de matemática
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2023v25i3p344-372Palavras-chave:
Formação de professores de matemática, Teoria elementar dos números, Divisão euclidiana, Algoritmo da divisãoResumo
Entre os estudos sobre os saberes e a formação matemática do professor, vimos, nos últimos anos, surgir o interesse sobre a formação em Teoria Elementar dos Números, área da Matemática cuja preocupação são os números inteiros e suas operações. Nesse contexto, a presente investigação teve como objetivo discutir questões relativas à divisão euclidiana, mais especificamente ao algoritmo da divisão, no âmbito da formação inicial, bem como identificar e debater dificuldades evidenciadas por licenciandos em Matemática de uma universidade pública cearense em relacionar esse tópico abordado na disciplina de Teoria dos Números com o ensino da operação matemática de divisão na Educação Básica. O referencial teórico adotado aponta à necessidade de rever a forma como a disciplina de Teoria dos Números vem sendo trabalhada na licenciatura, enquanto os resultados do questionário aplicado a 18 (dezoito) licenciandos em Matemática indicaram que ideias básicas relacionadas à divisão euclidiana, e mais especificamente ao algoritmo da divisão, ainda não estão bem assentadas e articuladas nesses estudantes, o que pode sinalizar possível fragilidade nas futuras práticas docentes. Conclui-se, assim, que uma abordagem mais voltada aos significados dos cálculos e suas implicações do que à memorização e execução dos algoritmos é necessária à qualificação da formação matemática em Teoria Elementar dos Números dos futuros professores de Matemática.
Metrics
Referências
Almeida, M. V. R., & Ribeiro, M. (2019). Conhecimento especializado do formador de professores de Matemática ao discutir a relação de ordem no conjunto dos números inteiros. Quadrante, 28(2), 125-148.
https://doi.org/10.48489/quadrante.23015
Almouloud, S. A., Figueroa, T. P., & Fonseca, R. V. (2021). Análise epistemológica de Teoria dos Números e Criptografia: importância dessas áreas nos currículos de licenciatura em Matemática. Revista Paranaense de Educação Matemática, 10(21), 22-43.
https://doi.org/10.33871/22385800.2021.10.21.22-43
Boyer, C. B. (1996). História da Matemática. Edgard Blücher LTDA.
Brasil. (1998). Parâmetros curriculares nacionais: Matemática. MEC/SEF.
Brasil. (2018). Base nacional comum curricular. MEC.
Carrillo-Yañez, J., Climent, N., Montes, M., Contreras, L. C., Flores-Medrano, E., Escudero-Ávila, D., Vasco, D., Rojas, N., Flores, P., Aguilar-González, A., Ribeiro, M., & Muñoz-Catalán, M. C. (2018): The mathematics teacher’s specialised knowledge (MTSK) model. Research in Mathematics Education, 1–18.
https://doi.org/10.1080/14794802.2018.1479981
Fiorentini, D. (2005). A formação matemática e didático-pedagógica nas disciplinas da licenciatura em matemática. Revista de Educação PUC-Campinas, 18, 107-115.
https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/266
Fiorentini, D., & Lorenzato, S. (2009). Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Autores Associados.
Hefez, A. (2004). Elementos de Aritmética. SBM.
Melo, C. I. B., & Moriel Junior, J. G. (2021). Um marco teórico para o Conhecimento Especializado de Professores de Matemática (Mathematics Teachers’ Specialized Knowledge – MTSK). Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática, 5(1).
https://doi.org/10.34019/2594-4673.2021.v5.34290
Moreira, P. C., & David, M. M. M. S. (2005). A formação matemática do professor: licenciatura e prática docente escolar. Autêntica.
OECD. (2019). PISA 2018 Results (Volume I): What Students Know and Can Do. PISA/OECD Publishing.
https://doi.org/10.1787/5f07c754-en
Pais, L. C. (2002). Didática da Matemática: uma análise da influência francesa. Autêntica.
Ponte, J. P. (2006). Números e álgebra no currículo escolar. In I. Vale, T. Pimentel, A. Barbosa, L. Fonseca, L. Santos, & P. Canavarro (Eds.). Números e álgebra na aprendizagem da Matemática e na formação de professores (pp. 5-27). SEM-SPCE.
Resende, M. R. (2007) Re-significando a disciplina de Teoria dos Números na formação do professor de Matemática na licenciatura. [Tese de doutoramento, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo]. Repositório PUCSP.
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/11207
Resende, M. R., & Machado, S. D. A. (2012). O ensino de matemática na licenciatura: a disciplina Teoria Elementar dos Números. Educação Matemática Pesquisa, 14(2), 257-278.
https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/9077
Rodrigues, A. C. (2019). As quatro operações matemáticas: das dificuldades ao processo ensino e aprendizagem. [Dissertação de mestrado, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”]. Repositório Institucionais UNESP.betim
http://hdl.handle.net/11449/181901
Sidki, S. (1975). Introdução à Teoria dos Números. IPMA.
Shulman, L. (1986). Those who understand: Knowledge growth in teaching. Educational Researcher, 15(2), 4-14.
http://www.jstor.org/stable/1175860
Valente, W. R. (2022). História da formação do professor que ensina matemática: etapas de constituição da matemática para ensinar. Boletim online de Educação Matemática, 10(19), 10-24.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).