O ENSINO DE MATEMÁTICA NA LICENCIATURA: A DISCIPLINA TEORIA ELEMENTAR DOS NÚMEROS

Autores

  • Marilene Ribeiro Resende Universidade de Uberaba
  • Silvia Dias Alcântara Machado Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palavras-chave:

Ensino da Teoria dos Números, Formação de Professores de Matemática, Educação Algébrica

Resumo

O presente artigo apresenta resultados de uma investigação que teve como objetivo compreender a Teoria dos Números, como um saber a ensinar, voltado para a formação do professor de matemática da escola básica, buscando elementos e possibilidades para (re)significá-la no ensino da matemática. Optamos por uma abordagem qualitativa, utilizando pesquisa documental e de campo. Realizamos entrevistas semiestruturadas com sete professores e pesquisadores em Teoria dos Números ou em Educação Matemática. O estudo permitiu concluir que o ensino da Teoria Elementar dos Números deve ser mais enfatizado nos cursos de Licenciatura em Matemática, porque, ao tratar dos números inteiros, consitui-se em espaço propício para o desenvolvimento de habilidades e de ideias matemáticas relevantes.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marilene Ribeiro Resende, Universidade de Uberaba

Professora do Programa de Mestrado em Educação da Universidade de Uberaba Doutora em Educação Matemática - PUC-SP

Silvia Dias Alcântara Machado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutora em Educação Matemática Professora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática

Downloads

Publicado

2012-09-02

Como Citar

RESENDE, M. R.; MACHADO, S. D. A. O ENSINO DE MATEMÁTICA NA LICENCIATURA: A DISCIPLINA TEORIA ELEMENTAR DOS NÚMEROS. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 257–278, 2012. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/9077. Acesso em: 19 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos