L´ algorithme de division dans la formation initiale du professeur de mathématiques

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2023v25i3p344-372

Mots-clés :

Formation des professeurs de mathématiques, Théorie élémentaire des nombres, Division euclidienne, Algorithme de division

Résumé

Parmi les études portant sur les savoirs des enseignants et la formation mathématique, on a pu constater, ces dernières années, un intérêt pour la formation en Théorie élémentaire des nombres, un domaine des Mathématiques qui s'intéresse aux nombres entiers et à leurs opérations. Dans ce contexte, la présente enquête visait à discuter des questions liées à la division euclidienne, plus spécifiquement à l'algorithme de division, dans le cadre de la formation initiale, ainsi qu'à identifier et débattre, les difficultés mises en évidence par les étudiants de premier cycle en mathématiques à un public université de Ceará en relation Ce sujet est abordé dans le sujet de la théorie des nombres avec l'enseignement de l'opération mathématique de division dans l'éducation de base. Le cadre théorique consulté indique la nécessité de revoir la manière dont le sujet de la théorie des nombres a été travaillé dans le diplôme d'enseignement, tandis que les résultats du questionnaire s'appliquaient à 18 (dix-huit) étudiants de premier cycle en mathématiques ont indiqué que les idées de base liées à la division euclidienne, et plus particulièrement à l'algorithme de division, ne sont pas encore bien installés et articulés chez ces élèves, ce qui peut signaler une éventuelle faiblesse dans la pratique future de ces enseignants. On en conclut donc qu'une approche plus centrée sur le sens des calculs et leurs implications que sur la mémorisation et l'exécution d'algorithmes est nécessaire pour qualifier la formation mathématique des futurs professeurs de mathématiques en théorie élémentaire des nombres.

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Bibliographies de l'auteur

Carlos Ian Bezerra de Melo, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE) e Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Discente do curso de Especialização em Educação Matemática: Estratégias, Métodos e Tecnologias, pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Pesquisa Identidade Profissional Docente e Formação de Professores, com ênfase na formação inicial do professor de Matemática. Desenvolve atividades relacionadas à Educação Matemática junto ao Laboratório de Educação Matemática da FECLESC (LaboMática) e faz parte dos grupos Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS) e Formação de Professores, Fundamentos Educativos e Práticas Docente (FORPRO), certificados pelo CNPq. Tem afinidade pelos temas: formação, identidade e desenvolvimento profissional docente, com ênfase na área de Matemática; Educação Matemática; currículo e ensino.

João Luzeilton de Oliveira, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (1987), Mestre em Matemática pela Universidade Federal da Paraíba (2001) e Doutor em Engenharia de Teleinformática, com ênfase em Computação Quântica, pela Universidade Federal do Ceará (2012). Título da Tese: Ferramentas Algébricas para o Estudo do Entrelaçamento Quântico. Pós - Doutor em Ensino de Matemática pela Universidade Federal Ceará (2019). Tendo lecionado Matemática por 7 (sete) anos em escolas do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, atualmente é professor Associado N da Universidade Estadual do Ceará - UECE, no curso de Licenciatura em Matemática da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - FECLESC, lecionando as disciplinas de CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL, ÁLGEBRA LINEAR, EQUAÇÕES DIFERENCIAIS, GEOMETRIA EUCLIDIANA PLANA, GEOMETRIA EUCLIDIANA ESPACIAL, FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA, GEOMETRIA ANALÍTICA, TEORIA DOS NÚMEROS, TEORIA DOS CONJUNTOS, ESTRUTURAS ALGÉBRICAS, HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, DESENHO GEOMÉTRICO e ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL. Atua também como professor das disciplinas NÚMEROS E FUNÇÕES REAIS, CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL, ARITMÉTICA e GEOMETRIA ANALÍTICA no PROFMAT/FECLESC/UECE. De abril/2014 a abril/2018 foi coordenador do subprojeto do PIBID - MATEMÁTICA/FECLESC. Além disso, desenvolve atividades de orientação de Iniciação Científica, Iniciação Tecnológica, Monitoria Acadêmica e Extensão. Áreas de interesse: Matemática, Ensino de Matemática, Formação de Professores, História da Matemática, Entrelaçamento de Estados Quânticos (medidas de entrelaçamento e critérios de separabilidade de estados quânticos), Algoritmos Quânticos e Geometria Dinâmica. Desde 2017 integra o Laboratório de Pesquisas Multimeios da Universidade Federal do Ceará - UFC. Coordena atualmente o ESTÁGIO SUPERVISIONADO do Curso de Licenciatura em Matemática e o Projeto de Extensão "MATEMÁTICA, COMUNIDADE, CIDADANIA E UNIVERSIDADE" da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central - FECLESC

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https://doi.org/10.5965/2357724X10192022010

Publiée

2023-10-03

Comment citer

MELO, C. I. B. de; OLIVEIRA, J. L. de. L´ algorithme de division dans la formation initiale du professeur de mathématiques. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 25, n. 3, p. 344–372, 2023. DOI: 10.23925/1983-3156.2023v25i3p344-372. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/62190. Acesso em: 22 déc. 2024.