Promovendo o conhecimento especializado de futuros professores de Matemática sobre o algoritmo da divisão euclidiana
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2023v25i3p373-402Palavras-chave:
Conhecimento especializado, Teorema do algoritmo da divisão euclidiana, eoria dos números, , Formação de professores de matemática, Conhecimentos especializados dos professores de matemáticaResumo
Neste artigo, relatamos a experiência de um formador de professores, que é matemático, ao ensinar o Teorema do Algoritmo da Divisão Euclidiana em uma disciplina de Teoria dos Números para futuros professores de Matemática. Considerando que o conhecimento do professor que ensina Matemática é especializado, do ponto de vista do modelo Mathematics Teachers’ Specialised Knowledge, pretendemos identificar quais conhecimentos são mobilizados pelo formador e evidenciados pelos licenciandos quando o formador aborda esse resultado algébrico. Algumas atividades foram conduzidas pelo docente na tentativa de compreender como os licenciandos realizavam a divisão de números inteiros antes, durante e após conhecer o teorema; nossa análise foca esses diferentes momentos. Nos licenciandos, foi possível observar prioritariamente conhecimentos relacionados a procedimentos envolvendo o algoritmo. Não obstante, ao longo das atividades realizadas, eles foram capazes de estabelecer diferentes conexões envolvendo o algoritmo da divisão euclidiana. Com relação ao formador, destacamos que seu conhecimento matemático e pedagógico, aliado ao objetivo de efetivamente formar futuros professores de Matemática, tem o potencial para promover nos licenciandos um conhecimento especializado sobre o assunto.
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