Contribuições da teoria da objetivação para a análise do planejamento de tarefas de um professor de matemática envolvendo alunos com transtorno do espectro autista

Autores

  • Sofia Seixas Takinaga PUC-SP
  • Ana Lucia Manrique PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2023v25i2p189-210

Palavras-chave:

Ensino, Matemática, Planejamento, Teoria da objetivação, ranstorno do espectro autista

Resumo

O presente artigo tem por objetivo compreender aspectos do planejamento do professor que potencializam a possibilidade do encontro do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) com o saber matemático. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, tendo a entrevista semiestruturada e o planejamento de tarefas documentado por um professor como principais instrumentos de coleta de dados. A partir da análise do planejamento do professor, sujeito da pesquisa, discute-se a contribuição do referencial teórico, a Teoria da Objetivação, idealizada por Luis Radford, que fornece fundamentos que norteiam o componente delineamento da tarefa, o qual se traduz como o projeto didático do professor. São três as categorias: considerações gerais, considerações sobre os problemas matemáticos e considerações sobre as formas de colaboração humana. Como conclusão, as categoriais de análise emergentes dos elementos do componente delineamento da tarefa  permitiram identificar aspectos do planejamento do professor que potencializam  a possibilidade do encontro do aluno com TEA com o saber matemático, tais como: considerar conhecimentos prévios que emergem de situações vivenciadas em seu cotidiano; explorar contextos que permitam o encontro do aluno com o saber matemático de forma utilitarista; e explorar diferentes ambientes físicos, propiciando a convivência com regras e comportamentos adequados e a generalização de saberes escolares.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Sofia Seixas Takinaga, PUC-SP

Doutorado em Educação Matemática

Ana Lucia Manrique, PUC-SP

Livre Docente em Educação Matemática

Referências

BRASIL. (2008). Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP.

Barnett, J. E. H.; Cleary, S. (2015) Review of Evidence-Based Mathematics Interventions for Students with Autism Spectrum Disorders. In: Education and Training in Autism and Developmental Disabilities, vol. 50, no. 2, pp. 172–85. JSTOR. http://www.jstor.org/stable/24827533.

Delabona, S. C. (2016). A mediação do professor e a aprendizagem de geometria plana por aluno com Transtorno do Espectro Autista (Síndrome de Asperger) em um laboratório de matemática escolar [Dissertação de mestrado profissional em Ensino na Educação Básica, Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação, Universidade Federal de Goiás]. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/5798.

Fleira, R. C. (2016). Intervenções pedagógicas para a inclusão de um aluno autista nas aulas de Matemática: um olhar vygotskyano [Dissertação de mestrado em Educação Matemática, Universidade Anhanguera de São Paulo]. https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/21815.

Flôres, G. G. C. (2018). A construção de mosaicos no plano por um aluno com Transtorno do Espectro Autista [Dissertação de mestrado em Educação Matemática e Ensino de Física Instituição de Ensino, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Universidade Federal de Santa Maria]. http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16295.

Francisco, M. B. (2018). Desenvolvimento do Pensamento Algébrico de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA): um estudo à luz da Teoria dos Registros de Representação Semiótica. [Dissertação de mestrado em Educação em Ciências, Instituto de Física e Química, Universidade Federal de Itajubá]. https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/1927.

Nascimento, A. G. C. (2020). Cartografia de práticas de professores que ensinam matemática para alunos autistas [Dissertação de mestrado em Ensino da Matemática, Instituto de Matemática, Universidade Federal do Rio de Janeiro]. https://pemat.im.ufrj.br/index.php/pt/producao-cientifica/dissertacoes/2020/164-cartografia-de-praticas-de-professores-que-ensinam-matematica-para-autistas.

Radford, L. (2017). A Teoria da Objetivação e seu lugar na pesquisa sociocultural em Educação Matemática. In: MORETTI, V. D.; WELLINGTON, L. C. (Orgs.) Educação Matemática e a teoria histórico-cultural: um olhar sobre as pesquisas, São Paulo: Mercado de Letras.

Radford, L. (2021). Teoria da objetivação: uma perspectiva vygotskiana sobre conhecer e vir a ser no ensino e aprendizagem da matemática, São Paulo: Editora Livraria da Física, 2021.

Takinaga, S. S. (2015). Transtorno do Espectro Autista: contribuições para a Educação Matemática na perspectiva da Teoria da Atividade [Dissertação de mestrado em Educação Matemática, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo]. https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/11044.

Takinaga, S. S. (2023). Ensino da Matemática para alunos com Transtorno do Espectro Autista: um estudo sobre o planejamento de tarefas na perspectiva da Teoria da Objetivação [Tese de doutorado em Educação Matemática, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo].

Viana, E. A. (2017). Situações didáticas de ensino da Matemática: um estudo de caso de uma aluna com Transtorno do Espectro Autista. [Dissertação de mestrado em Educação Matemática, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho]. http://hdl.handle.net/11449/151023.

Viana, E. A., & Manrique, A. L. (2020). A influência do conhecimento matemático do professor na seleção de recursos para estudantes autistas. Revista de Produção Discente em Educação Matemática. 9(2), 70-83.

Publicado

2023-08-20

Edição

Seção

NÚMERO ESPECIAL - COMEMORAÇÃO DOS 25 ANOS DA REVISTA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PESQU