Os Principia de Isaac Newton

uma proposta de modelo epistemológico para o ensino de integral nas licenciaturas em matemática.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2024v26i3p375-398

Palavras-chave:

Modelo epistemológico alternativo, Ensino de cálculo, Didática da matemática

Resumo

O artigo tem como objetivo propor um Modelo Epistemológico Alternativo (MEA) para o ensino de cálculo nas licenciaturas em Matemática, usando os Principia de Isaac Newton. Para lograr nosso objetivo, partimos da seguinte questão de pesquisa: Quais são os objetos matemáticos ou artefatos históricos presentes nos Principia que darão subsídios para a criação desse Modelo Epistemológico Alternativo? Para respondermos à questão e atingirmos nosso objetivo, foi realizada uma análise histórica, epistemológica e contextual da obra citada, sendo possível a partir daí, em processo de transposição didática e utilizando a Teoria Antropológica do Didático (TAD), a elaboração de um MEA para o ensino de cálculo para as licenciaturas em Matemática.

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Biografia do Autor

Everaldo Roberto Monteiro dos Santos, UFPA-SEDUC

Mestre em Educação Matemática

Lucélia Cardoso, Universidade Federal do Pará

Mestre em Educação Matemática

Reginaldo Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Doutor em Educação Matemática

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Publicado

2024-11-03

Como Citar

SANTOS, E. R. M. dos; CARDOSO, L. .; SILVA, R. Os Principia de Isaac Newton: uma proposta de modelo epistemológico para o ensino de integral nas licenciaturas em matemática. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 26, n. 3, p. 375–398, 2024. DOI: 10.23925/1983-3156.2024v26i3p375-398. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/66979. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Modelo epistemológico de referência (MER) para o ensino de cálculo