Os Principia de Isaac Newton

uma proposta de modelo epistemológico para o ensino de integral nas licenciaturas em matemática.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2024v26i3p375-398

Palavras-chave:

Modelo epistemológico alternativo, Ensino de cálculo, Didática da matemática

Resumo

O artigo tem como objetivo propor um Modelo Epistemológico Alternativo (MEA) para o ensino de cálculo nas licenciaturas em Matemática, usando os Principia de Isaac Newton. Para lograr nosso objetivo, partimos da seguinte questão de pesquisa: Quais são os objetos matemáticos ou artefatos históricos presentes nos Principia que darão subsídios para a criação desse Modelo Epistemológico Alternativo? Para respondermos à questão e atingirmos nosso objetivo, foi realizada uma análise histórica, epistemológica e contextual da obra citada, sendo possível a partir daí, em processo de transposição didática e utilizando a Teoria Antropológica do Didático (TAD), a elaboração de um MEA para o ensino de cálculo para as licenciaturas em Matemática.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Everaldo Roberto Monteiro dos Santos, UFPA-SEDUC

Mestre em Educação Matemática

Lucélia Cardoso, Universidade Federal do Pará

Mestre em Educação Matemática

Reginaldo Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Doutor em Educação Matemática

Referências

Alfonso-Goldfarb, A. M. (2004). O que é História da Ciência. Editora Brasiliense.

Almouloud, S. A. (2010). Fundamentos da didática da matemática. Editora UFPR.

Andrade, R. C. D. (2012). A noção de tarefa fundamental como dispositivo didático para um percurso de formação de professores: o caso da geometria analítica.

Baron, M. E., & Bos, H. J. M. (1985). Curso de história da matemática: origens e desenvolvimento do cálculo. UnB.

Farras, B. B., Bosch, M., & Gascón, J. (2013). Las tres dimensiones del problema didáctico de la modelización matemática The three dimensions of the didactical problem of mathematical modeling. Educação Matemática Pesquisa, 15(1).

Bolea, P. (2003). El proceso de algebrización de organizaciones matemáticas escolares. Monografía del seminario matemático García de Galdeano, 29.

Bosch, Mariana, Un Punto De Vista Antropologico: La Evolución De Los “Instrumentos De Representación” En La Actividad Matemática (Ponencia en el Seminario de Investigación I sobre Representación e Comprensión). IV Simposio – SEIEM – Huelva, España 2000. http://www.ugr.es/~jgodino/siidm/boletin11.htm

Chevallard, Y., & Johsua, M. A. (1985). La transposition didactique: du savoir savant au savoir enseigné. La Pensée Sauvage.

Chevallard, Y. (1991). La transposición didáctica: del saber sabio al saber enseñado. In La transposición didáctica: del saber sabio al saber enseñado (pp. 196-196).

Chevallard, Y. (1992). Concepts fondamentaux de la didactique: perspectives apportées par une approche anthropologique. Recherches en didactique des mathématiques, 12(1), 73-112.

Chevallard, Y. (1999). L'analyse des pratiques enseignantes en théorie anthropologique du didactique. Recherches en didactique des mathématiques, 19(2), 221-266.

Cohen, I. B. Parte 6: O Sistema do Mundo. In: I. B. Cohen, & R. S. Westfall. Newton: textos, antecedentes, comentários. Tradução Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto: EDUERJ, 2002, p. 309-362.

Corazza, S. M. (2002). Labirintos da pesquisa, diante dos ferrolhos. Caminhos investigativos: novos olhares na pesquisa em educação, 2, 105-131.

Delachet, André. A análise matemática. São Paulo: DIFEL, 1967. 118 p. (Coleção "Saber atual").

Farras, B. B., Bosch, M., & Gascón, J. (2013). Las tres dimensiones del problema didáctico de la modelización matemática The three dimensions of the didactical problem of mathematical modeling. Educação Matemática Pesquisa, 15(1).

Figueroa, T. P., & Almouloud, S. A. (2018). Reflexões sobre um Modelo Epistemológico Alternativo (MEA) considerando as análises das relações institucionais acerca do objeto matemático limites de funções Reflections on an Epistemological Model Alternative (MEA) considering the analyzes of the institutional relations about the mathematical object limits of functions. Educação Matemática pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC-SP, 20(3).

Mateus, P. (2007). Cálculo diferencial e integral nos livros didáticos: uma análise do ponto de vista da organização praxeológica.

Meneghetti, R. C. G., & Bicudo, I. (2002). O que a história do desenvolvimento do cálculo pode nos ensinar quando questionamos o saber matemático, seu ensino e seus fundamentos. Revista Brasileira de História da Matemática, 2(3), 103-118.

Newton, I., Cohen, IB, & Whitman, A. (1999). The Principia: princípios matemáticos da filosofia natural. Univ of California Press.

Ordem, J. (2010). Prova e demonstração em Geometria: uma busca da organização Matemática e Didática em Livros Didáticos de 6ª a 8ª séries de Moçambique.

Pérez, J. G. (2013). La revolución brousseauniana como razón de ser del grupo Didáctica de las Matemáticas como Disciplina Científica. Avances de Investigación en Educación Matemática, (3), 69-87.

Publicado

2024-11-03

Como Citar

SANTOS, E. R. M. dos; CARDOSO, L. .; SILVA, R. Os Principia de Isaac Newton: uma proposta de modelo epistemológico para o ensino de integral nas licenciaturas em matemática. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 26, n. 3, p. 375–398, 2024. DOI: 10.23925/1983-3156.2024v26i3p375-398. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/66979. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Modelo epistemológico de referência (MER) para o ensino de cálculo