Tratamentos figurais vinculados a conceitos de Geometria Espacial de Posição, mobilizados por futuros professores de matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2021v23i2p160-188

Palavras-chave:

Geometria Espacial de Posição, Registros de Representação Semiótica, Apreensões de uma Figura.

Resumo

Este texto objetiva apresentar uma análise de tratamentos figurais, vinculados a conceitos/conteúdos de geometria espacial de posição, mobilizados por licenciandos em matemática. Para tanto, explorou-se a teoria dos registros de representação semiótica, em particular, as apreensões de uma figura (sequencial, perceptiva, discursiva e operatória). Recorreu-se a uma abordagem qualitativa com produção de dados, orientada pela análise de conteúdo. Constatou-se, durante as atividades, a mobilização das apreensões perceptiva, discursiva e operatória de posição. Destaca-se que, em alguns momentos, a apreensão perceptiva sobressaiu-se em relação à apreensão discursiva, vista a limitação exposta nas justificativas organizadas pelos acadêmicos. A apreensão operatória de posição foi intensamente explorada, pois se verificou sua mobilização em todos os itens propostos. A partir da ação realizada e dos resultados obtidos, pode-se afirmar a importância da visualização em geometria, isto é, a necessidade que há em realizar a harmonização entre os registros figural e discursivo.

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Biografia do Autor

Dienifer Ferner Fernandes, Universidade Federal do Pampa

Doutoranda em Educação em Ciências

Maria Arlita da Silveira Soares, Universidade Federal do Pampa

Doutora em Educação nas Ciências

Rita de Cássia Pistóia Mariani, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação Matemática

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Publicado

2021-09-01

Como Citar

FERNANDES, D. F.; SOARES, M. A. da S.; MARIANI, R. de C. P. Tratamentos figurais vinculados a conceitos de Geometria Espacial de Posição, mobilizados por futuros professores de matemática. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 23, n. 2, p. 160–188, 2021. DOI: 10.23925/1983-3156.2021v23i2p160-188. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/54060. Acesso em: 25 nov. 2024.