Estratégias didático-metodológicas com o software Criba de Eratóstenes no ensino e na aprendizagem dos critérios de divisibilidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i1p225-249

Palavras-chave:

Software gratuito, Ensino fundamental (6º ao 9º ano), Prática docente de matemática, Critérios de divisibilidade.

Resumo

A Matemática é considerada uma disciplina difícil pelos alunos do ensino fundamental ao ensino superior. Com isso, os professores procuram métodos de ensino e aprendizagem prazerosos e interessantes, buscando contextos que envolvem a realidade e o cotidiano dos alunos. A divisibilidade é um dos conceitos mais importantes na Teoria dos Números. Portanto, requer esforço dos educadores no sentido de desenvolver estratégias que favoreçam a sua compreensão em detrimento da mera memorização de regras. As dificuldades na aprendizagem da divisão se estendem para a compreensão dos critérios de divisibilidade. Neste sentido, o objetivo do trabalho foi desenvolver estratégias didático-metodológicas com o software Criba de Eratóstenes para o ensino e a aprendizagem dos critérios de divisibilidade por 3 e por 5. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, desenvolvida com professores de matemática do Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º ano) de escolas públicas. A escolha do software Criba de Eratóstenes considerou seu acesso online e sua gratuidade. As estratégias foram desenvolvidas de forma sequencial, padronizada e detalhada para que o professor e o aluno tenham um roteiro de orientação durante a aula, bem como um auxílio na utilização do software.

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Biografia do Autor

Aleandra da Silva Figueira-Sampaio, Faculdade de Gestão e Negócios, Universidade Federal de Uberlândia

Faculdade de Gestão e Negócios, Tecnologia Educacional

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Publicado

2022-04-22

Como Citar

GONÇALVES, I. L. R.; FIGUEIRA-SAMPAIO, A. da S.; SANTOS, E. E. F. dos. Estratégias didático-metodológicas com o software Criba de Eratóstenes no ensino e na aprendizagem dos critérios de divisibilidade. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 24, n. 1, p. 225–249, 2022. DOI: 10.23925/1983-3156.2022v24i1p225-249. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/54828. Acesso em: 26 dez. 2024.