Entre a intuição e a formalização do cálculo: aplicações da derivada ilustradas em histórias em quadrinhos
DOI:
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2024v26i3p422-441Palavras-chave:
Ensino de cálculo, História em quadrinhos, Modelo epistemológico de referência, Intuição, FormalizaçãoResumo
Neste artigo, são apresentados os resultados de uma experimentação didática cujo objetivo foi analisar as potencialidades da História em Quadrinhos (HQ) na promoção da aprendizagem no Ensino Superior, especialmente no componente de Cálculo Diferencial I, durante o período remoto decorrente da emergência sanitária do COVID-19. O estudo foi embasado em noções de intuição e formalização, além de pressupostos da Teoria Antropológica do Didático, particularmente a praxeologia matemática e a análise praxeológica. Realizou-se uma análise praxeológica das HQs produzidas, identificando o modelo epistemológico predominante nesta experimentação. A aplicação dos conceitos de derivada a problemas relacionados a situações reais resultou em uma melhoria na relação do estudante com o conhecimento, contribuindo para uma construção de sentido na aprendizagem. Foram evidenciados aspectos inerentes ao processo que ocorre entre a intuição e a formalização de um conceito. Observou-se uma mudança de paradigma no ensino do Cálculo ao enfocar a proposição de situações criativas. Destacam-se também as implicações desta pesquisa para a formação do professor do Ensino Superior.
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