Atividade Assistida por Animais: efeitos na comunicação e interação social em ambiente escolar

Autores

  • Glícia Ribeiro de Oliveira Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC SP
  • Tatiane Ichitani Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC SP
  • Maria Claudia Cunha Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC SP

Palavras-chave:

Terapia Assistida por Animais, Comunicação, Relações Interpessoais

Resumo

As Intervenções Assistidas por Animais englobam Atividade, Educação e Terapia Assistida por Animais (A/E/TAA). A AAA define-se como interações informais por meio de visitas realizadas em instituições de saúde e educação, com fins motivacionais, educacionais e recreativos. A AAA foi introduzida na rotina de uma creche-escola utilizando cães. O sujeito, do gênero masculino, 11 anos de idade, fez parte de um grupo de cinco crianças selecionadas pela diretora pedagógica. A queixa era de agressividade, hiperatividade, os comportamentos frequentes de isolamento, brigas corporais e recusa em participar de atividades em grupo. Foram propostas atividades motivacionais sobre concentração, paciência e persistência. A cada AAA, observou-se a evolução positiva do sujeito na interação com os colegas, nas demais situações cotidianas na creche, redução das condutas agressivas e de isolamento habituais. Pontua-se a AAA como um facilitador da interação social dessa criança, promovendo a superação da condição estigmatizada diante do grupo.

Downloads

Metrics

PDF views
3,578
Jan 19 '17Jan 22 '17Jan 25 '17Jan 28 '17Jan 31 '17Feb 01 '17Feb 04 '17Feb 07 '17Feb 10 '17Feb 13 '17Feb 16 '1736
| |

Biografia do Autor

Glícia Ribeiro de Oliveira, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC SP

Fonoaudióloga Doutoranda no PEPG em Fonoaudiologia

Tatiane Ichitani, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC SP

Psicóloga Doutoranda no PEPG em Fonoaudiologia

Maria Claudia Cunha, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC SP

Professora titular do Departamento de Clínica Fonoaudiológica da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da PUCSP e do PEPG em Fonoaudiologia

Publicado

2017-01-18

Como Citar

Oliveira, G. R. de, Ichitani, T., & Cunha, M. C. (2017). Atividade Assistida por Animais: efeitos na comunicação e interação social em ambiente escolar. Distúrbios Da Comunicação, 28(4). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/28017

Edição

Seção

Comunicações