Fonoaudiologia e Psicanálise: caracterização dessa interface na formação acadêmica de fonoaudiólogos e no discurso de docentes de cursos de Fonoaudiologia
Palavras-chave:
fonoaudiologia, psicanálise, terapêutica.Resumo
Introdução: o diálogo interdisciplinar que a Fonoaudiologia estabeleceu com a Psicanálise, resultou da busca pelas soluções de problemas clínicos. Em comum, ambas as disciplinas compartilham clínica, linguagem e busca de alívio/superação do sofrimento humano. Objetivo: investigar as repercussões da interface Fonoaudiologia e Psicanálise na formação acadêmica de fonoaudiólogos brasileiros e analisar as categorias psicanalíticas identificadas como mais relevantes em sua atuação, no discurso dos docentes. Método: Estudo exploratório-descritivo - estudo de caso de um grupo de fonoaudiólogos brasileiros. Realizou-se levantamento nos cursos de Fonoaudiologia das universidades brasileiras na busca de professores-fonoaudiólogos que atuassem nesta interface e, para estes, foram solicitados depoimentos a respeito da interferência da Psicanálise no método clínico terapêutico fonoaudiológico. Os dados quantitativos compuseram um mapeamento dessa interface no Brasil e foram submetidos a tratamento estatístico. Os dados qualitativos, colhidos nos depoimentos dos docentes, foram sistematizados de acordo com a Análise Categorial. Resultados: resultados quantitativos mostraram que esta interface está presente em 07 das 08 regiões brasileiras estabelecidas pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia e que 33 professores-fonoaudiólogos atuam nela. Resultados qualitativos apontaram mudanças nas concepções de sujeito, sintoma e adoção do conceito de transferência como representação emblemática da interface entre Fonoaudiologia e Psicanálise. Conclusão: Embora não existam pesquisas que ofereçam parâmetros sobre mapeamentos quantitativos anteriores, os resultados obtidos neste estudo estimulam a verticalização de pesquisas sobre a interface Fonoaudiologia e Psicanálise, de maneira a avaliar sua dimensão qualitativa, tanto na formação acadêmico profissional quanto nas repercussões das intervenções clínicas realizadas pelos fonoaudiólogos brasileiros adeptos dessa vertente.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Juliana S M Mori, Fernanda Prada Machado, Maria Claudia Cunha
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.