Fonoaudiologia e Gerontologia: revisão sistemática da atuação Fonoaudiológica

Rafael Gomes Oliveira dos Santos, Antonio Lucas Ferreira Feitosa, Andresa Mayra da Silva Melo, Marisa Siqueira Brandão Canuto

Resumo


O envelhecimento populacional vem despertando o interesse crescente em todas as áreas da Ciência e a Fonoaudiologia, seguindo esse percurso, vem se aprofundando na área da Gerontologia. Objetiva-se estabelecer uma busca quanto à atuação fonoaudiológica junto ao idoso. Foi realizado estudo retrospectivo, por meio de referências literárias dos últimos dez anos nas bases de dados: Scielo e Lilacs. Este estudo procura constatar a diversidade das pesquisas fonoaudiológicas que estudam a qualidade de vida na senescência e o envelhecimento ativo. A literatura descreve a Fonoaudiologia contribuindo para os avanços e redefinindo condutas, os quais visam favorecer o processo de envelhecimento.


Palavras-chave


Envelhecimento; Idoso; Audiologia; Voz; Linguagem; Motricidade Orofacial

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: https://doi.org/10.23925/2176-2724.2018v30i4p748-758

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




A revista Distúrbios da Comunicação e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em https://revistas.pucsp.br/dic. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://revistas.pucsp.br/dic.