Configuração velofaríngea em disfônicas adultas com nódulos vocais

Débora Ramos de Araújo, Grazielle Capato de Almeida Leite, Marta Assumpção de Andrada e Silva, Léslie Piccolotto Ferreira, Alfredo Tabith Junior

Resumo


Este estudo teve como objetivo a realização de uma análise descritiva dos achados da configuração velofaríngea relacionada com a avaliação perceptual da voz por meio do exame nasofibrolaringoscópico, em disfônicas adultas com nódulos vocais. Foram selecionadas 8 mulheres com diagnóstico laríngeo evidente de nódulos voais e realizadas avaliações do esfíncter velofaríngeo e perceptivo-auditiva da voz. A avaliação do esfíncter velofaríngeo não revelou inadequação velofaríngea e os achados do exame nasofibrolaringoscópico não foram significativos para obetermos parâmetros da relação da configuração velofaríngea com a ressonância.

Palavras-chave


nódulos vocais, configuração velofaríngea, voz.

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




A revista Distúrbios da Comunicação e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em https://revistas.pucsp.br/dic. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em https://revistas.pucsp.br/dic.