Atividade Assistida por Animais: efeitos na comunicação e interação social em ambiente escolar
Palavras-chave:
Terapia Assistida por Animais, Comunicação, Relações InterpessoaisResumo
As Intervenções Assistidas por Animais englobam Atividade, Educação e Terapia Assistida por Animais (A/E/TAA). A AAA define-se como interações informais por meio de visitas realizadas em instituições de saúde e educação, com fins motivacionais, educacionais e recreativos. A AAA foi introduzida na rotina de uma creche-escola utilizando cães. O sujeito, do gênero masculino, 11 anos de idade, fez parte de um grupo de cinco crianças selecionadas pela diretora pedagógica. A queixa era de agressividade, hiperatividade, os comportamentos frequentes de isolamento, brigas corporais e recusa em participar de atividades em grupo. Foram propostas atividades motivacionais sobre concentração, paciência e persistência. A cada AAA, observou-se a evolução positiva do sujeito na interação com os colegas, nas demais situações cotidianas na creche, redução das condutas agressivas e de isolamento habituais. Pontua-se a AAA como um facilitador da interação social dessa criança, promovendo a superação da condição estigmatizada diante do grupo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Metrics
Carregando Métricas ...
Downloads
Publicado
2017-01-18
Como Citar
Oliveira, G. R. de, Ichitani, T., & Cunha, M. C. (2017). Atividade Assistida por Animais: efeitos na comunicação e interação social em ambiente escolar. Distúrbios Da Comunicação, 28(4). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/28017
Edição
Seção
Comunicações
Licença
Copyright (c) 2017 Glícia Ribeiro de Oliveira, Tatiane Ichitani, Maria Claudia Cunha
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.