Correlações entre o traçado da escrita manual e o desempenho ortográfico de escolares do fundamental I

Autores

  • Esmeralda Sandra Santos Damasceno Universidade Federal de São Paulo- Unifesp
  • Clara Regina Brandão de Avila Universidade Federal de São Paulo - Unifesp
  • Mirian Aratangy Arnaut Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Palavras-chave:

Escrita manual, Fonoaudiologia, Avaliação.

Resumo

OBJETIVO: Caracterizar o traçado da escrita manual e o desempenho ortográfico de escolares do Ensino Fundamental I e investigar correlações entre essas variáveis segundo o ano escolar e a rede de ensino. MÉTODO: Analisaram-se amostras de escrita sob ditado de 34 sintagmas nominais de 80 prontuários de crianças matriculadas de 2º a 5º ano do Ensino Fundamental, 20 de cada ano escolar (10 da rede pública e 10 da rede particular por ano). As crianças foram indicadas pelas professoras por apresentarem bom rendimento escolar. A análise do traçado gráfico foi realizada segundo critérios de posição da escrita no espaço, irregularidade e caraterísticas do traçado da letra e irregularidade do espaço entre as letras. Os erros de escrita foram classificados segundo a natureza fonológica ou ortográfica. Os desempenhos foram comparados por ano escolar e correlações foram investigadas. Aplicou-se o Teste da Razão de Verossimilhança e calculou-se o Coeficiente de Correlação de Spearman, com significância estatística fixada em 0,05. RESULTADOS: Não foram observadas diferenças entre o desempenho em função dos  anos escolares quanto à disgrafia ou disortografia. Ambas foram mais frequentes na rede pública de ensino. Os tipos de erros mais encontrados foram trocas surdo-sonoras e omissão de coda. Disgrafia e o desempenho ortográfico correlacionaram-se positivamente. CONCLUSÃO: O desempenho em escrita foi semelhante  nos diferentes anos escolares tanto no traçado quanto na ortografia. Quanto mais características de disgrafia maior o número de erros encontrados na escrita, principalmente na rede pública de ensino.

 

 

Downloads

Metrics

PDF views
2,334
Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 2026184
|

Biografia do Autor

Esmeralda Sandra Santos Damasceno, Universidade Federal de São Paulo- Unifesp

Fonoaudióloga, aluna do Curso de especialização em Linguagem e fala da Universidade federal de São Paulo

Clara Regina Brandão de Avila, Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Professora Associada do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina Doutora em Distúrbios da Comunicação Humana - Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina

Mirian Aratangy Arnaut, Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Fonoaudióloga, Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana - Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina

Publicado

2015-11-13

Como Citar

Damasceno, E. S. S., de Avila, C. R. B., & Arnaut, M. A. (2015). Correlações entre o traçado da escrita manual e o desempenho ortográfico de escolares do fundamental I. Distúrbios Da Comunicação, 27(4). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/22007

Edição

Seção

Artigos