Correlações entre o traçado da escrita manual e o desempenho ortográfico de escolares do fundamental I
Palavras-chave:
Escrita manual, Fonoaudiologia, Avaliação.Resumo
OBJETIVO: Caracterizar o traçado da escrita manual e o desempenho ortográfico de escolares do Ensino Fundamental I e investigar correlações entre essas variáveis segundo o ano escolar e a rede de ensino. MÉTODO: Analisaram-se amostras de escrita sob ditado de 34 sintagmas nominais de 80 prontuários de crianças matriculadas de 2º a 5º ano do Ensino Fundamental, 20 de cada ano escolar (10 da rede pública e 10 da rede particular por ano). As crianças foram indicadas pelas professoras por apresentarem bom rendimento escolar. A análise do traçado gráfico foi realizada segundo critérios de posição da escrita no espaço, irregularidade e caraterísticas do traçado da letra e irregularidade do espaço entre as letras. Os erros de escrita foram classificados segundo a natureza fonológica ou ortográfica. Os desempenhos foram comparados por ano escolar e correlações foram investigadas. Aplicou-se o Teste da Razão de Verossimilhança e calculou-se o Coeficiente de Correlação de Spearman, com significância estatística fixada em 0,05. RESULTADOS: Não foram observadas diferenças entre o desempenho em função dos anos escolares quanto à disgrafia ou disortografia. Ambas foram mais frequentes na rede pública de ensino. Os tipos de erros mais encontrados foram trocas surdo-sonoras e omissão de coda. Disgrafia e o desempenho ortográfico correlacionaram-se positivamente. CONCLUSÃO: O desempenho em escrita foi semelhante nos diferentes anos escolares tanto no traçado quanto na ortografia. Quanto mais características de disgrafia maior o número de erros encontrados na escrita, principalmente na rede pública de ensino.
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Copyright (c) 2015 Esmeralda Sandra Santos Damasceno, Clara Regina Brandão de Avila, Mirian Aratangy Arnaut
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