Estudo comparativo sobre a aquisição das obstruintes em dois municípios com diferentes influências linguísticas

Autores

  • Silvana Gonçalves Lopes Universidade Federal de Santa Maria
  • Lilian Kopp Cuti Universidade Federal de Santa Maria
  • Carolina Lisbôa Mezzomo Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Fala, Desenvolvimento da linguagem, Fonética, Desenvolvimento infantil, Pré-escolar.

Resumo

 

Objetivo: Verificar a aquisição das obstruintes na fala de crianças com desenvolvimento fonológico típico em dois municípios do Rio Grande do Sul que possuem diferentes variedades linguísticas. Métodos: Fizeram parte do estudo 72 crianças, 36 do município de Santa Maria, 36 de Agudo, com idades entre 1:0 e 4:0 (anos:meses). O corpus de Santa Maria ficou composto por 3.178 obstruintes analisadas e o de Agudo por 3.847. Como variável dependente considerou-se a produção correta e incorreta (estratégias de reparo). As variáveis extralinguísticas consideradas foram idade, sexo e tipo de input e as linguísticas foram pé métrico; número de sílabas; contexto silábico precedente e seguinte; posição na palavra; classe gramatical; sonoridade e classe da obstruinte. Utilizou-se para a análise estatística o pacote VARBRUL, com significância de 5%. Resultados: Os resultados foram semelhantes para os dois municípios. Para Santa Maria, as variáveis intervenientes significantes foram: idade, pé métrico, número de sílabas, classe da obstruinte e contexto precedente e seguinte. Para Agudo foram selecionadas as mesmas variáveis, substituindo o número de sílabas pela sonoridade. A variável tipo de input foi selecionada no grupo único, bem como a idade. Conclusão: Ocorreram mais semelhanças do que diferenças nas variáveis intervenientes que influenciam a aquisição das obstruintes. Dessa forma, parece não haver influência dialetal na aquisição do contraste de sonoridade dos segmentos em estudo, que poderia ocorrer em virtude da característica de dessonorização na fala de adultos residentes no município de Agudo.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Silvana Gonçalves Lopes, Universidade Federal de Santa Maria

Fonoaudióloga. Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana - UFSM

Lilian Kopp Cuti, Universidade Federal de Santa Maria

Fonoaudióloga. Residente do Programa Multiprofissional Integrada em Atenção e Gestão Hospitalar - UFSM/HUSM

Carolina Lisbôa Mezzomo, Universidade Federal de Santa Maria

Professora doutora do curso de Fonoaudiologia e do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana da UFSM.

Publicado

2015-09-04

Como Citar

Lopes, S. G., Cuti, L. K., & Mezzomo, C. L. (2015). Estudo comparativo sobre a aquisição das obstruintes em dois municípios com diferentes influências linguísticas. Distúrbios Da Comunicação, 27(3). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/dic/article/view/22232

Edição

Seção

Artigos